Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Os benefícios da natação

Os benefícios da natação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 80.353
Comentários: 215
Os benefícios da natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o género de pessoas; bebés, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.

A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De facto, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigénio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.

As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calmia dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.

Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da autoestima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. O cariz lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.

Outro dos aspetos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.
Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias (podendo chegar às 600 por hora) e colabora na definição da silhueta. Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e ativa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.

A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do quotidiano.

Aos cidadãos portadores de deficiências, a natação proporciona ampliação do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da autoimagem e de uma maior inserção social. A vertente emocional é deveras relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporário do seu mecanismo de locomoção (cadeira de rodas, canadianas, aparelhos ortopédicos, …), concedendo-lhes desfrutar de independência, fomentadora da autoestima. Adicionalmente, a prática da natação, para eles, é muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.

A natação para bebés



No que diz respeito aos bebés, os especialistas sustentam que a natação concorre para o desenvolvimento de um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias, e da musculatura esquelética, nomeadamente ao nível da coluna vertebral, que apoia o corpo. Por outro lado, auxilia o desenvolvimento neuro-motor, psicossocial (relacionamento e contacto com outras pessoas), cognitivo (músicas, brincadeiras e vocabulário novo) e cárdio-respiratório. Leva a um incremento do apetite e induz um sono mais tranquilo por causa do cansaço físico.

Tem a virtude de acalmar os bebés hiperativos e de instigar o hipo ativo. Trabalha noções de espaço e de tempo, industriando psicológica e neurologicamente a criança para o auto-salvamento. Consolida a relação entre pais e filhos e trabalha o equilíbrio físico e mental. Aliás, um dos principais momentos da natação com bebés é a exercitação incessante que se faz com os pais. Trata-se da inteligência emocional que, por meio de ações particulares, conduz a uma aproximação entre os próprios bebés, os pais e os professores. Este convívio revela-se de colossal relevo para o desenvolvimento afetivo, já que, como é sabido, o controlo emocional é modelado aos dois anos de idade.

As mães devem ter uma participação ativa e entusiasta nas aulas, reforçando reiteradamente o vínculo materno. De salientar que os bebés só poderão integrar as aulas de natação sob o consentimento expresso do médico que habitualmente os segue.


Maria Bijóias

Título: Os benefícios da natação

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 80.353

405 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 215 )    recentes

  • cylas

    30-08-2014 às 02:15:09

    Pretendo prestar concurso e que vai cair a tal natação, como se preparar?

    ¬ Responder
  • Lima

    29-08-2014 às 14:14:21

    Tenho quase 48 anos e nado 2.000 metros em 50 (cinquenta) minutos, nadando pelo menos 4 vezes por semana. Fiz este mês um teste cardio-pulmonar e aguentei 16 minutos na esteira, onde o médico disse que eu tinha um condicionamento físico de atleta. Isso graças à natação!!!

    ¬ Responder
  • Gabriella Oliveira

    05-03-2014 às 15:02:44

    Tenho 15 anos e nado desde os 13 anos meu esporte preferido e natação já tentei praticar outros mais não consiguo...

    ¬ Responder
  • DENISE

    05-02-2014 às 12:49:35

    Adorei a reportagem sobre os benefícios da natação. Tenho 34 anos e sou uma pessoa sedentária. Para sair desse quadro resolvi praticar natação. Comecei ontem, estou aprendendo do zero, pois não sei nadar nada. Mas olha, confesso que por um momento pensei em desistir na mesma hora, pois meu corpo sentiu muito, meu coração ficou acelerado, eu fiquei sem fôlego, não conseguia chegar na metade da piscina. Bem, vamos ver nas proximas aulas como vou me sair. Sei que a 1ª foi um sufoco só... Espero me sair melhor nas próximas aulas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRui

    15-04-2014 às 21:24:10

    Vai em frente cuida do teu corpo

    ¬ Responder
  • Cinthia

    20-10-2013 às 01:19:29

    Realmente, as braçadas vão tornando o coração mais forte, é o que eu estou precisando no momento... vai me ajudar muito a voltar a praticar esse esporte.

    ¬ Responder
  • Marco Dantas

    30-08-2013 às 23:43:02

    tenho 49 anos nesta faixa etária a perda de massa muscular é enorme,comecei na Natação mas me falaram que deveria conciliar também a musculação? seria necessário? a Natação com o tempo não pode fazer eu recuperar massa muscular?

    ¬ Responder
  • leandra vidal

    03-08-2013 às 01:43:33

    Tenho 14 anos e me acho muiito magra e sem músculos nenhum vou começar a fazer natação para desenvolver meus músculos e melhorar a auto estima..

    ¬ Responder
  • jéssyca

    24-03-2013 às 10:31:04

    obrigado com certeza vou tirar um 10 no meu trabalho da escola. bjksss
    Jéssica e Pâmela...

    ¬ Responder
  • sueli maria chaves feldmann

    16-03-2013 às 14:48:33

    Sei e pratico esse exercicio mas gostaria de saber se ele prejudica o nervo ciático não consegui em nenhum site que consultei por favor se puderem me ajudar agradeço porque tenho também a síndrome das pernas inquietas, faço natação e sempre to com aquela sensação de que as pernas querem sair voando ja me informei sobre isso e tomo exatamente o remedio que o neuto me indicou.So quero saber se tenho que deixar de nadar por isso???

    ¬ Responder
  • Anderson Bezerra

    22-03-2013 às 18:39:26

    respondendo a questão, eu tive 3 anos de natação e vou te dizer que esse esporte não traz problemas no ciático, isso que você tem pode ser outro problema e o bater das pernas facilita mais a sincronização dos movimentos, isso vai melhorar a sindrome que você esta suspeitando, a sensação das pernas flutuando é normal mas isso é um efeito que o corpo esta reagindo bem ao trabalho fisico que você fez, não se preocupe!

    ¬ Responder
  • Ricardo M

    13-03-2013 às 01:47:49

    Sem dúvida alguma natação é o esporte mais saudável que existe. E é verdade que diminui a frequência cardíaca. Tenho 35 anos, nado desde os 5 anos de idade. A título de exemplo, eu passei os últimos 2 meses em Londres sem nadar. Cheguei em Sao Paulo faz 8 dias. O meu batimento cardíaco em repouso estava 70 por minuto quando cheguei. Depois de (SOMENTE) uma semana nadando, hoje medi já reduziu para 60 por minuto.
    É o melhor esporte que existe, além de ser uma terapia.

    ¬ Responder
  • Antonio

    05-03-2013 às 18:41:58

    Faço natação a treze anos,realmente é maravilhoso.Estou tentando passar essa paixão pro meu filho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLima

    01-03-2013 às 06:34:43

    Tenho 46 anos e faço natação há 1 ano e 1 mês. Atualmente, nado de 4 a 6 vezes por semana e já nado 1.800 metros por cada dia, com a tendência a aumentar. No meu último checkup cardiológico, minha frequência cardiaca diminuiu, minha resistência física aumentou e ainda consegui avançar mais um nível no teste ergométrico. Gostaria de dizer que é um esporte muito bom e todos façam, que não vão se arrepender.

    ¬ Responder
  • sarah

    08-02-2013 às 08:18:40

    eu amo nadar e eu vou fazer natação esse ano

    ¬ Responder
  • Sílvia BaptistaSílvia Baptista

    30-01-2013 às 10:56:14

    Ótima matéria. Natação é um dos esportes mais completos e os benefícios são inúmeros.
    Parabéns!

    ¬ Responder
  • karen

    27-01-2013 às 20:41:11

    adorei seu texto, e gostaria de te citar e um trabalho academico, então precisaria do seu nome completo para facilitar na hora de citar seu nome corretamente.... obrigada

    ¬ Responder
  • Oswaldo

    15-11-2012 às 09:59:45

    valeu aprendi muito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLarissa

    30-10-2012 às 11:30:33

    Tenho 10 anos pratico nataçao e voces ajudaram da minha pesquisa escolar
    "OBRIGADA"

    ¬ Responder
  • renata fernandes

    22-12-2012 às 12:29:03

    nao sei onde tem nataçao e precisso fazer nataçao e eu nao sei onde tem ?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãothalita

    13-11-2012 às 22:14:46

    fhdfhsfhhhjjfh bbbsdfVDFFDGFDfghggggH

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    03-10-2012 às 01:24:28

    Estava muito interessada em fazer natação este ano, mas são muito caras as mensalidades. Na minha universidade até tem, mas sem salva-vidas não deixam usar a piscina.
    Aprendi a nadar sozinha, e me orgulho disso. =)
    Mas como meu objetivo e me tornar uma atleta, adoraria encaixar a natação no meu cotidiano pra melhorar a resistência física (associada a corrida) e a respiração.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMARIA BEATRIZ

    10-04-2013 às 09:25:34

    GOSTEI MUITO DO SEU COMENTARIO

    ¬ Responder
  • cu

    19-11-2012 às 19:33:18

    oi anne teixera, vareta em vc ,vem ne mim puta. topa fazê bebe comigo anoite gostosa meu pau ta duro pra vc

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeduardo

    27-11-2012 às 18:01:48

    vc é muito nojento. conserteza ninguem deve te querer

    ¬ Responder
  • stella

    25-04-2013 às 16:59:40

    imbecil, vai chupar um prego

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    14-09-2012 às 11:29:54

    Pratiquei natação em criança e conheço os seus benefícios, para além de considerar que é um desporto estimulante que nos leva sempre a querer fazer mais e melhor. Infelizmente tive de desistir porque, no meu caso, a natação trazia-me mais complicações, nomeadamente sucessivas constipações, que benefícios. A natação para bebés é excelente para o seu desenvolvimento, dando-lhes a oportunidade se habituarem ao meio aquático e, quem sabe, continuar a praticar o desporto pela vida fora.

    ¬ Responder
  • daniel

    12-03-2013 às 09:38:25

    ola

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomatheus

    13-09-2012 às 03:19:48

    A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o género de pessoas; bebés, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

    A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.




    A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De facto, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

    A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigénio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.

    As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calmia dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
    Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da autoestima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. O cariz lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.

    Outro dos aspetos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

    Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.
    Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias (podendo chegar às 600 por hora) e colabora na definição da silhueta. Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e ativa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.

    A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do quotidiano.
    Aos cidadãos portadores de deficiências, a natação proporciona ampliação do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da autoimagem e de uma maior inserção social. A vertente emocional é deveras relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporário do seu mecanismo de locomoção (cadeira de rodas, canadianas, aparelhos ortopédicos, …), concedendo-lhes desfrutar de independência, fomentadora da autoestima. Adicionalmente, a prática da natação, para eles, é muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.

    Saber mais em: http://www.ruadireita.com/desporto/info/os-beneficios-da-natacao/#ixzz26JQbT8lj

    ¬ Responder
  • thalya

    29-07-2012 às 21:30:52

    e muito bom e importante

    ¬ Responder
  • SolangeSolange

    09-07-2012 às 01:52:37

    Olá, gostei do site, esclareceu muitas dúvidas sobre a natação. inclusive vendo comentários de outras pessoas, me incentivou a fazer. Estou acima do peso quase obesa, tenho me sentido muito triste. Já tentei quase tudo, tenho uma carga horária de trabalho extensa, mas sempre que tenho folga, faço caminhada, já entrei em academias, já fiz também hidroginástica, mas natação nunca. Agora vou inciar, meu objetivo maior é emagrecer, pois tenho certeza que melhorará minhas dores nas articulações, também minha auto estima. Obrigada pelas informações.

    ¬ Responder
  • danieledaniele

    26-06-2012 às 15:40:27

    a nataçao e um exercio muito bom

    ¬ Responder
  • joicejoice

    24-06-2012 às 23:00:57

    queria saber as fucoes da nataçao por favor urgente para o meu trabalho
    obrigada

    ¬ Responder
  • KE$HAKE$HA

    17-06-2012 às 14:24:06

    é muito llegal mais quer saber de uma coisa esse escritor nao é muito bom de ortografia tem lá bebé que coisa lezada é essa meu deus sem ofença mais é muito interessante a pesquisa bjs KE$HA

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDiana

    30-04-2013 às 22:02:04

    ofença, que horror é ofensa

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMAX

    04-03-2013 às 23:07:50

    Você quer corrigirm mas escreve "ofença"?

    ¬ Responder
  • joycejoyce

    16-06-2012 às 18:09:35

    aaaddddoooorroooo nataçao!!!

    ¬ Responder
  • carol vanzincarol vanzin

    12-06-2012 às 16:40:51

    essa historia e bonita

    ¬ Responder
  • ´samuel´samuel

    24-05-2012 às 20:01:59

    muito bom saber,pois tenho uma praia linda perto de casa rsrsrsr

    ¬ Responder
  • juniorjunior

    22-05-2012 às 18:06:40

    e muito bom tudo oque eu aprendi!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogio

    17-05-2012 às 17:48:23

    gostei, usei para o meu trabalho de edu. fís.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSarah Stephanie

    16-05-2012 às 18:04:32

    Gostei muito!
    me ajudou muito na minha pesquisa!
    e adorei saber realmente os beneficios que a nataCão traz...

    obrigada

    ¬ Responder
  • David EdsonDavid Edson

    08-05-2012 às 14:16:44

    Quero agradecer pelo texto, aumentou a amplitude do meu ver à natação. Amo fazer natação e faço desde quando tinha 7 anos e hj tenho 23. Passei alguns anos parado, mas não aguentei ficar tanto tempo ''fora d'água''... ainda mais quando lí que faz muito bem para o retardo do envelehecimento, sem falar de que é bom de modo geral.
    Obrigado por textos assim tão incentivadores!!!!

    ¬ Responder
  • Gustavo paulo oliveira da silvaGustavo paulo oliveira da silva

    03-05-2012 às 14:39:05

    Achei ótima essas informações .. Me deu mas animo de fazer natação.. valeu pessoal..

    ¬ Responder
  • marcelamarcela

    16-04-2012 às 20:50:19

    meu filho tem 10 anos e é muito nervoso gostaria de saber se a nataçao pode ajudar.obrigada.

    ¬ Responder
  • saulinho imperadorsaulinho imperador

    10-04-2012 às 00:07:10

    Toda terça-feira eu pratico natação na escola

    ¬ Responder
  • franciscofrancisco

    27-03-2012 às 20:55:08

    gostei muito dos comentarios e tambem valeu para meu aprendizado, pois sou professor de educação fisica e tambem dou aulas de natação obrigado...

    ¬ Responder
  • andy

    16-11-2012 às 03:13:46

    adoro nadar,e gostaria de praticar natacao,o problemo é que dizem que alarga os ombross. .

    ¬ Responder
  • larissalarissa

    26-03-2012 às 01:37:27

    eu adorei esse sayte porque eu aprendi muitas coisa que eu não fazia a menor ideia de tudo isoos e pra mim foi muito bom
    obrigada

    ¬ Responder
  • Maria EduardaMaria Eduarda

    24-03-2012 às 16:21:26

    faço natação a muito tempo ,e gosto muito deste esporte.Porque além de fortalecer os musculos me sinto bem

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFranklin

    17-03-2012 às 18:31:43

    oii, nado a quatro meses, e estou gostando muito, ja to nadando mil metros por dia,são tres aulas na semana e ta mt bom, espero melhorar ainda mais, Ob.

    ¬ Responder
  • RafaelaRafaela

    15-03-2012 às 17:35:05

    esse texto me ajudou a tirar uma boa nota em portugues

    ¬ Responder
  • maiaramaiara

    15-03-2012 às 12:37:15

    achei muito interessanta,tudo que falaram

    ¬ Responder
  • orisiaorisia

    09-03-2012 às 22:49:39

    Sou nadadora amadora, pelo menos duas vezes por semana faço mil metros e simplesmente adoro.

    ¬ Responder
  • GILBERTO TESTAGILBERTO TESTA

    04-03-2012 às 04:01:41

    OLA NADO A 25 ANOS, E NOS ÚLTIMOS 12 ANOS TENHO NADADO 7 DIAS POR SEMANA, tenho nadado no clube onde tem piscina térmica ao ar livre, ja nadei muitas vezes com chuva, frio, neblina, sozinho na piscina as 18 horas da tarde com as luzes refletindo na agua e chovendo me sentido muito priviligiado em estar nadando agradecendo a DEUS e a MIM por ter essa disposição de nadar, com isso dor zero, exames resultados fantasticos. Realmente ser um nadador é um patrimonio que o dinheiro não compra, a paciência de ficar indo e voltando uma hora é a paciencia que devemos ter na vida, nado em piscina de 25 metros e de 50. O segredo da felicidade é a paciencia. e natação é paciencia de ir e voltar 40 piscinas de 50 metros em 55 minutos.

    ¬ Responder
  • nathielenathiele

    02-03-2012 às 23:33:27

    eu nao tenho condiçao de pagar a nataçao queria ganha muita uma de graça

    ¬ Responder
  • gabrielagabriela

    26-02-2012 às 17:12:36

    @Matheus
    sim eu faço des dos 2 anos e com isso meu corpomse desenvolveu bastante e eu cresci bastante tam,bem!

    ¬ Responder
  • davidavi

    13-02-2012 às 14:40:06

    amei o video e muito bom a n ata

    ¬ Responder
  • Eliomar vivaldo siqueiraEliomar vivaldo siqueira

    09-02-2012 às 14:12:18

    Deu pra atender bem as minhas expectativas de informação a respeito da natação. Já estou fazendo e gostando muito.
    Um forte abraço a todos.

    ¬ Responder
  • joshuajoshua

    08-02-2012 às 22:26:07

    Eu gostei mais ou menos pq minha mãe ta me forçando a fazer natação e aí n fala nada sobre fica com uma altura maior

    ¬ Responder
  • chelce

    03-03-2013 às 07:59:48

    KKK eu adoroooo nataçao Joshua

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSoraia Mello

    26-01-2012 às 12:42:44

    Adorei essa matéria!!! Pois estou saindo do sedentarismo e justamente optei pela Natação, e com isso procurei essa Matéria. Adorei...

    ¬ Responder
  • vanessa sopelsavanessa sopelsa

    24-01-2012 às 16:25:59

    nossa achei muito legal por que eu to aprendendo agora a nadar então me deu muita força este tema muito obrigada para quem escreveu!!!
    bjs vanessa.

    ¬ Responder
  • Marco JulioMarco Julio

    14-01-2012 às 16:49:18

    Natação é melhor coisa que existe, melhora a capacidade física e mental ;)

    ¬ Responder
  • Mi Amore - Agência Matrimonialisabela

    05-01-2012 às 20:19:51

    @eu
    ola estou muito feliz tenho 12 anos e peso 54 comecei a fazer nataçao a 1 mes e me sinto otima disposta para fazer de td...é pode parecer estranho nem eu acreditei mais perdi 4 kls em menos de 1 mes isso é otimo...DICA modere na sua alimentaçao pode comer de tudo mas nao exagere pretendo perder 5 kls e creio fazendo nataçao a dieta eu vou chegar no topo.... muito grata
    bjuu!! * *

    ¬ Responder
  • marcela

    30-04-2014 às 18:53:15

    parabens

    ¬ Responder
  • vitoriavitoria

    13-12-2011 às 11:34:10

    adorei ainda não faço natação mais sou muito interessada...meu sonho é ser uma grande nadadora!!!

    ¬ Responder
  • Edneia santosEdneia santos

    01-12-2011 às 03:02:19

    Olá pessoal, gostei mto da materia, fiz minha matricula hj na academia p fazer natação, e tbm por indicação médica, tanto p emagrecer como tbm p coluna fiz uma artrodese com 6 pinos na coluna há 5 meses. Ele disse que será o mellhor p minha recuperação, pq vai fortalecer os musculos. Estou mto ansiosa e zcreditando no melhor. Deus abençoe a tds e sempre voltarei p contar novidades. Se tiverem sugestões podem mandar para o meu email.

    ¬ Responder
  • roserose

    30-11-2011 às 01:28:09

    ola !!! tenho hernia de disco, o medico me indicou a fazer natação devido a mtas dores, graças a deus ja comecei a fazer , to tendo otimos resultados , tenho 47 anos to nadando tds os dias , e alem disso diminui o stress , to amando se eu soubesse ja tinha começado antes !!

    ¬ Responder
  • HenriqueHenrique

    16-11-2011 às 15:02:35

    Natação ajuda muito no desempenho sexual...dou 4 fodas brincando depois que comecei a nadar!

    ¬ Responder
  • Ailton

    05-03-2014 às 02:46:27

    kkk!

    ¬ Responder
  • marlenemarlene

    10-11-2011 às 22:05:52

    @ines
    Que delícia,realmente a natação faz milagre!

    ¬ Responder
  • denisdenis

    09-11-2011 às 11:32:44

    parabens, boa matéria, simples, porem bem completa e direta ao assunto!

    ¬ Responder
  • reginaregina

    02-11-2011 às 19:07:25

    tenho 65 anos . ameiii!!!

    ¬ Responder
  • Fernando pereiraFernando pereira

    28-10-2011 às 05:31:54

    A natação ajuda a fortalecer os músculos abdominais, além de muitos outros benefícios.
    No momento é o meu favorito e altamente viciante em todas as manhães. Parabés pelo site e suas informações.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoice mars

    15-10-2011 às 18:15:58

    valeeu msm vcs me ajudaram muito com meu trabalho de escola. obrigada!

    ¬ Responder
  • Maria TerezaMaria Tereza

    14-10-2011 às 14:46:37

    A natação é dentre os exercícios físicos que já pratiquei o mais prazeroso. Aprendi a nadar muito bem no BNB de Fortaleza. Foram 4 anos consecutivos que me proporcionaram muita saúde e vitalidade. Hoje aos 62 anos ainda nado muito bem, faço hidro e pilates. Amo estar me exercitando!

    ¬ Responder
  • gabriela

    20-09-2011 às 13:40:12

    @patricia guerreiro
    mais que besteirra ve se comessa a faser um melhor

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRicardo

    20-09-2011 às 01:06:53

    eu estou fazendo natação 3 vezes por semana e é otimo estou tendo muitos beneficios sem contar que é legal nadar

    ¬ Responder
  • ysnaia ivinaysnaia ivina

    16-09-2011 às 17:24:43

    Eu amo fazer natação.E otimo

    ¬ Responder
  • LincolnLincoln

    27-08-2011 às 15:54:25

    comecei há um mês e já sinto as benécias da natação, mas já adianto para alguns que acham que aprenderão a nadar com técnica, do dia pra noite, que deverão ter paciência e perseverança, pois o esporte exige muito da aplicação do aluno. Para terem uma idéia, agora que comecei a nadar sem usar boias e pranchas, e olha que, segundo a prof. são muitos que demosram muito mais tempo para começar dar braçadas, mas não desanimem, vale a pena persistir.

    ¬ Responder
  • mefiusmefius

    11-08-2011 às 02:55:07

    comecei ha uns 6 meses, ou melhor, recomecei depois de 8 anos a nadar, por N motivos, hj nadando 4 vezes por semana, me atrevo a dizer que quase nada me abala, e os problemas parecem ser mais faceis de se resolver.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNelson

    10-08-2011 às 18:06:44

    @joceli, sua filha está ligeiramente acima do peso. Basicamente, a quantia de calorias ingeridas se for maior do que a consumida esse excedente vai ser acumulado no organismo como reserva, é fato e faz parte da natureza.
    Pelo fato da sua filha ainda ter 10 anos e estar em fase de crescimento não é aconselhável seguir dietas indicadas pelos usuários do site. Recomendo que consulte um nutricionista e mantenha a menina praticando a natação.

    ¬ Responder
  • jocelijoceli

    03-08-2011 às 00:13:25

    minha filha tem 10anos 1,46m de altura 55 kg pratica natação a 3anos e meio esta a dois meses fazendo treino na equipe 3 a 4 vezes por semana tenho controlado a alimentação dela e o peso não baixa gostaria de ajuda em uma refeição completa ou que devo fazer por favor me mande resposta

    ¬ Responder
  • igorigor

    26-07-2011 às 15:55:50

    ese e mto bom essa pesquisar mto boA para nosso entedimento muito show

    ¬ Responder
  • lucaslucas

    25-07-2011 às 23:59:01

    a nataçao e um espote muito legal quem gosta da nataçao e como fisio nadei,ficiei,e nao quero mas lagar a nada ,

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojadma

    25-07-2011 às 15:27:47

    gostei muito me desivolvir mais ainda

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojanaina

    25-07-2011 às 15:22:33

    gostei muito esse e meu esporte preferido

    ¬ Responder
  • moisesmoises

    25-07-2011 às 15:12:46

    que legal gostei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãololly

    15-07-2011 às 02:45:10

    adorei o contexto da publicação é otimo a natação faz bem e se você continuar assim pode virar jornalista.
    valeu miga
    te dollo
    xxxooo
    lolly pop

    ¬ Responder
  • gabygaby

    11-07-2011 às 19:14:12

    eu acho q isso ajuda muito

    ¬ Responder
  • rita de kassia da silvarita de kassia da silva

    08-06-2011 às 18:59:29

    olha a natação é coisa muito e portante para nossa vida, e para nossa saúde

    ¬ Responder
  • PaulaPaula

    27-05-2011 às 04:25:59

    A Natação traz um beneficio muito boa está com 3anos que eu pratico esse esporte,e é muito bom mesmo...minha silhueta é bem larga mesmo.

    ¬ Responder
  • hevelynhevelyn

    23-05-2011 às 22:31:15

    gostei muito de ficar enformada das prevensoes das doenças

    ¬ Responder
  • isiiisii

    13-05-2011 às 15:58:16

    @Hérlon
    do latim

    ¬ Responder
  • Daltro SilveiraDaltro Silveira

    13-05-2011 às 01:50:58

    Tenho 65 anos de idade. Nado porque preciso, porque gosto, porque me sinto bem, porque acredito, e, porque me tornei "outra pessoa com a natação" e para finalizar porque tenho também de ajudar outras pessoas a ganharem dinheiro, já que eu estou ganhando muita saude. É a troca... troque você também.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEuzinha

    09-05-2011 às 21:58:33

    ki bom viu ?
    assim qm eh gordo pode parar de ser e ajuda na saúde

    ¬ Responder
  • Veronica SantosVeronica Santos

    08-05-2011 às 13:32:10

    Muito obrigada pela pesquisa , pois estou necessitando relizar uma atividade fisica, o médico indicou a hidroginastica, sendo que desejo uma forma mais ampla de me exercitar completamente a hidro somente retira o impacto , mas a natação trabalha a respiração que tb tenho necessidade de melhoria, por esses e outros motivos dou parabens a este post, muito esclarecido e bem elaborado .

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBog Guerra

    06-05-2011 às 00:50:06

    @Eduardo
    Bom !!! A natação ajuda bastante a deixar as costas mais largas e o corpo um pouco mais definido. Mas para Definir o corpo tem uns exercicios abdominais e outros no youtube que são excelentes, vc define o corpo em poucas semanas, sem sair de casa e o melhor sem pagar nada. Pesquise no youtube "P4P Brasil" tem 4 meses que estou fazendo e todos me perguntam se eu entrei numa academia. Os resultados são animadores

    ¬ Responder
  • JonksJonks

    29-04-2011 às 18:05:28

    @Flavio Cardozo
    Que gay!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGustavo

    23-04-2011 às 00:20:53

    acho que a nataçao é um dos melhores esportes e des de pequeno venho praticando

    ¬ Responder
  • vicvic

    21-04-2011 às 01:36:33

    gosto muito de agua e acho que me daria muito bem se eu fosse da nataçao só presciso de um apoio

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocarol

    14-04-2011 às 19:58:51

    gostei muito deste texto fala de muita coisa intressante sobre os beneficios da natacao!!!

    ¬ Responder
  • nathalia stephanynathalia stephany

    08-04-2011 às 19:40:29

    a natação pra mim é muito legal eu gosto muito disso pode crer a lem das pessoa se divertir rlas cuida da propri salde se divertindo ...

    ¬ Responder
  • CláudiaCláudia

    05-04-2011 às 14:54:58

    @silvana
    Oi vc me animou,tbem tenho 45 e a médica disse q tenho q nadar por causa das costas...muitas dores....

    Vou começar em breve...abraço

    ¬ Responder
  • aniani

    01-04-2011 às 12:47:54

    muito bom usei esa pesquisa e foi muito boa

    ¬ Responder
  • inesines

    31-03-2011 às 14:12:48

    eu adorei esta experiência amim fez me muito bem

    ¬ Responder
  • samuelsamuel

    28-03-2011 às 20:13:46

    isso q eu chamo de texto grande galera

    ¬ Responder
  • zoeizoei

    26-03-2011 às 19:13:09

    muito bom mas queria um resumo mas esta otimo

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLincoln

    25-03-2011 às 19:52:03

    @Flavio Cardozo
    Isso é normal pois o sangue esta começãndo a circular. depois de no maximo 3 semanas vai passar

    ¬ Responder
  • Elcio Azevedobruna

    25-03-2011 às 14:29:13

    oi tudo bem qunto e a nataçao

    ¬ Responder
  • Flavio CardozoFlavio Cardozo

    24-03-2011 às 03:06:21

    Tenho 38 anos e comecei hoje a natação por indicação médica, pois sofro de estresse e também disvio de coluna. Sou ex fumante e passei muito mal hoje após 30 minutos de natação. Fiquei tonto, com enjoo, coração acelerado e sentindo o sangue circulando pelo corpo. Isso é normal por se tratar de muito esforço? Não gostaria de abandonar a natação, mas sentir de novo oq senti é meio frustrante. Chorei muito hj, pois gostaria de voltar a ser oq era antes.

    ¬ Responder
  • ElizeteElizete

    23-03-2011 às 00:46:45

    começei a fazer natação,estou amando,mas gostaria de saber se quem tem tendinite crõnica no braço,pode fazer natação?se possível mim responda por e-mail,obrigada!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHérlon

    21-03-2011 às 20:00:12

    Qual o significado e de onde vem o termo natação?

    ¬ Responder
  • Laryssa SoaresLaryssa Soares

    21-03-2011 às 18:06:34

    eu queria saber se a natação ajuda a desenvolver o corpo mais rapido..???

    ¬ Responder
  • EduardoEduardo

    16-03-2011 às 20:13:08

    oii meu nome é eduardo, e eu queria saber se a natação ajuda a desenvolver o corpo mais rapido..???

    ¬ Responder
  • luiz domaldluiz domald

    15-03-2011 às 22:56:16

    @Erlis Henrique
    adoro natação principalmente seus beneficios comsidero um esporte divertido mais também saudavel

    ¬ Responder
  • antonio garrido

    10-03-2011 às 23:28:08

    adoro nadar

    ¬ Responder
  • Manoel Antonio da Silva Junioramandagabriele

    03-03-2011 às 20:35:11

    adorei essa materia

    ¬ Responder
  • GUTAVOGUTAVO

    01-03-2011 às 17:18:10

    tudo de bom! as 50 anos tenho orgulho de meu desempenho, e ad dores nas costas sumiram

    ¬ Responder
  • silvanasilvanasaltarelli

    26-02-2011 às 21:44:44

    tudo de bom! as 50 anos tenho orgulho de meu desempenho, e ad dores nas costas sumiram

    ¬ Responder
  • silvanasilvana

    26-02-2011 às 21:39:09

    as 45anos começei a nadar, ja atravessei até represa com a academia .. ah e minha dores nas costas sumiram de vez

    ¬ Responder
  • helena marqueshelena marques

    26-02-2011 às 18:34:20

    ola a todos ,eu faço nataçao ha 4 anos e digo vos que é maravilhoso,e deixem de dixer q engorda,sim ficas um pc + pesado mas pk a gordura q tinha transforma se em musculo...eu tinha 80 kilos e agora ando nos 65.... ja para nso falar q alivia as dores do corpo....

    ¬ Responder
  • Erlis HenriqueErlis Henrique

    26-02-2011 às 18:10:21

    Incrível os benefícios propiciados pela natação, há dois meses pratico esse esporte e os benefícios são incomensuráveis, posso citar a diminuição da ansiedade e stress,que no meu caso, foi o motivo pelo qual comecei a praticar o esporte.
    Melhora da auto-estima é visível, e o mais interessante é o alivio das tensões e o relaxamento extraordinário provocado pelo esporte. Jogo bola nos finais de semana, ando de bicicleta esporadicamente mas a natação é o esporte que mais beneficios está me trazendo.Se vc anda estressado por qualquer motivo duas coisas é extremamente importantes:
    1º- Alimentação saudavél
    - Eliminação ou diminuição do café e refrigerantes a base de cola.
    - Frutas( 5 porções por dia)
    - se vc não gosta de verduras e legumes.Bem vindo ao clube!!Existe outras formas para suprir a falta desses alimentos. Eu uso uma farinha de Quinua Real.Os beneficios são superiores a qualquer tipo de alimentãção , a Quinua real é um dos alimentos vegetais mais completos do mundo perdendo apenas para o aleitamento materno.
    - Nozes e castanha não se come só no final do ano. O ideal é comer 2 por dia mas se comer 1 por dia já ajuda bastante.

    2º- Entre em uma aula de natação

    ¬ Responder
  • FelipeFelipe

    25-02-2011 às 01:27:03

    @cesar
    Vou comesar a faser já vou ver uma academia amanha e vou saber se e bom msm

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocesar

    18-02-2011 às 23:39:06

    pratique!!!!
    tu veras o resultado.

    ¬ Responder
  • wilza nascimentowilza nascimento

    17-02-2011 às 19:53:01

    @arailton
    ei!!! estou praticando natação e é muito bom,já há duas semanas e consigo ver em pouco tempo o bem que está me fazendo, e olha Arailton...força, pois também não sei AINDA nadar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdria

    17-02-2011 às 00:28:50

    acho muito bom.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSOFIA TRINDADE

    12-02-2011 às 21:14:23

    Viva o desporto,não se deixe levar pelo sedentarismo.

    ¬ Responder
  • Marcelino N. TeodoroMarcelino N. Teodoro

    27-01-2011 às 17:58:58

    Estou a quase dois meses paraticando natação, estou gostanto muito, pois tenho problema de coluna e preciso refeorçar a musculatura.

    ¬ Responder
  • Davi SantosDavi Santos

    26-01-2011 às 12:36:33

    Vou começar a praticar natação em fevereiro, três vezes por semana com uma hora de duração.Espero alcançar todos esses benefícios. Meu maior objetivo é perder alguns quilos, juntamente com uma dieta mais equilibrada.

    ¬ Responder
  • IVOIVO

    24-01-2011 às 21:53:32

    Muito bom,até resolvi postar em uma pesquisa de educaçao física que tive que fazer...

    ¬ Responder
  • CLAUDIA PAESCLAUDIA PAES

    24-01-2011 às 15:36:54

    Parabens pelo texto, respondeu muitas das minhas duvidas e expectativas com relação a natação e hidro. Gostaria de compartilhar tambem um pouquinho da minha experiencia de "iniciante das águas"... Comecei a uma semana e já estou nadando, sendo que eu não sabia nem boiar. O mais dificil é a parte de coordenar os movimentos, porém, com a repetição a gente consegue. Alguem comentou acima que a natação proporciona um prazer vicioso, e isso é a mais pura verdade!!!

    ¬ Responder
  • ilza gattoilza gatto

    15-01-2011 às 03:55:44

    Eu tenho 49 anos e faço natação há um ano por recomendação médica.Quando comecei achei que jamais aprenderia nadar. Hoje faço todas as modalidades e foi a melhor coisa que fiz na minha vida.Iniciar um esporte: A natação

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização@Larissa_sm

    12-01-2011 às 16:42:29

    Muito bom esse texto... Mas é verdade que natação faz a pessoa crescer??

    ¬ Responder
  • rodrigorodrigo

    10-01-2011 às 15:13:47

    fiz minha inscrição e to indo amanha, uhuuu

    ¬ Responder
  • aline limaaline lima

    04-01-2011 às 02:31:16

    Primeiramente, boa noite!
    Adorei o texto! Natação é tudo isso, com certeza...o resto só sentindo na pele pra saber o prazer maravilhoso que é nadar.
    Me arrepio toda só de sentir aquele vapor quando entro na academia.
    Recomendo pois meu estress se vai tão naturalmente que simplesmente esqueço de tudo quando entro na água!
    Façam e sintam o mesmo prazer!
    Bom Demaisss!

    ¬ Responder
  • sara moniz garcia cabralsara moniz garcia cabral

    02-01-2011 às 14:04:18

    eu acho que se todos nos fizemos natacao sera muito melhor porque ajudanos na actividade fisica e e um desporto muito bom para o nosso corpo parabens pelas publicacoes bjs

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEu

    22-12-2010 às 15:11:57

    Tambem nao adianta voce fazer nataçao e nao ter uma alimentaçao saudavel ,nao e so porque voce esta fazendo uma atividade fisica voce nunca vai ganhar um pesinho a mais,quem procura nataçao procura uma vida mais saudavel ;D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoão Carlos

    20-12-2010 às 11:36:43

    Pretendo fazer natação em 2011 por todos esses beneficios que ele traz, sem contar as costas largas que a nataçao te deixa ,eu acho que fica muito bunito.

    ¬ Responder
  • Bela Caixascecilia

    19-12-2010 às 13:45:08

    Faço nataçao e muito bom!

    ¬ Responder
  • Roberto Barrozanderson

    18-12-2010 às 15:00:28

    Gostaria de expressar minha opinião a respeito da natação;sem sombra de duvida é um dos esportes mais legítimamente promovedor de fÔlego e resistencia cardio respirtória,já pratiquei vários esportes dentre lutas e outras,mais nenhuum destes se igualam a o condicionamento e prazer vícioso que a NATAÇÃO promove.

    ¬ Responder
  • Mario JrMario Jr

    18-12-2010 às 05:43:44

    Parabens! muito bacana, agora eu decidi fazer natação x)

    ¬ Responder
  • rafaela gomes de camposrafaela gomes de campos

    16-12-2010 às 22:21:21

    estou fazendo nataçao e otimo uuuoooo

    ¬ Responder
  • AlexanderAlexander

    11-12-2010 às 23:39:50

    @leonardo martins
    eu também ou comecar em 2011 :D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGabriela

    30-11-2010 às 13:42:09

    nataçao e um otimo esporte, pois ajuda em problemas da saude, como asma e bronquinte. além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida. Além de ser desestressante e prazeroso.
    Parabens pela reportagem

    ¬ Responder
  • ValeskaValeska

    29-11-2010 às 02:35:59

    Aos que dizem que natação engorda, por favor leiam e se munam de informações antes de publicar bobagens, pois natação é um exercício e não pode engordar....a unica coisa que te faz engordar é a sua boca, pois aposto que faziam natação queimavam calorias e então se enchiam de comida...não querem nada também...

    ¬ Responder
  • PriiPrii

    25-11-2010 às 04:35:11

    Natação é muito bom.Faço á seis meses.E quem diz que é ruim é pq desiste facil, na primeira aula eu nem consegui chegar no meio da piscina sem quase morrer, o negócio é fazer regularmente e não desistir.

    ¬ Responder
  • julio cesarjulio cesar

    18-11-2010 às 17:12:17

    vou começar hoje a nadar depois eu mando o que eu achei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocarolzinha

    16-11-2010 às 23:47:38

    kara e mt ruim eu engordei 12 kg
    e uma merda

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorubens

    11-11-2010 às 15:33:17

    Quem não tiver contra indicação médica,deve nadar. Esta atividade física é bom pro corpo e pra mente.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopaula

    11-11-2010 às 10:20:07

    eu odeio nataçao, é a pior coisa q possa existir...

    Nataçao é bobagem

    ¬ Responder
  • mariana

    09-11-2010 às 09:36:07

    gostaria de praticar a nataçao

    ¬ Responder
  • leonardo martinsleonardo martins

    08-11-2010 às 01:54:16

    vou começar a praticar em 2011, acredito muito q terei resultado , estou confiante ,tudo ira melhorar...

    ¬ Responder
  • vitoria aparecidavitoria aparecida

    26-10-2010 às 01:16:57

    muitooo massa adorei e recomendo aos outros isso...
    adorooo

    ¬ Responder
  • wevellynwevellyn

    25-10-2010 às 19:11:29

    @cat britto
    nao e nao tem tudo aqui nesse sait

    ¬ Responder
  • IvoneteIvonete

    24-10-2010 às 03:14:51

    Tenho 44 anos, comecei a fazer natação por um problema no joelho, as dores sumiram, eu não sabia nem boiar, comecei a um ano atras, hoje eu nado, estou aprendendo técnicas e novas modalidades. Foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida, não sinto nenhum tipo de cor no corpo, a disposição aumentou de mais, o meu colesterol que estava em nível acima do normal já está dentro dos padrões de normalidade. Eu GOSTO e RECOMENDO!!!

    ¬ Responder
  • erickerick

    23-10-2010 às 18:03:57

    A NATAÇAO E UMA BELEZA E NOTA DEZ / mentira gente e uma porcaria eu aprendi a nadsr com 7 ja atrevessei os portos por isso le digo nao pratique nataçao e quando eu praticava eu engordei muito, quando eu parei perde 21 kg. acredite em mim nao pratique nataçao.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRaaFaa

    19-10-2010 às 18:06:03

    Você ke não sabe nadar
    É mais do ke simples assistir alguns vídeos tutoriais no youtube sobre estilos de nado, e praticar em piscina, lago, rio...
    Ninguém nasceu sabendo ;)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAndré Gundes

    14-10-2010 às 21:14:37

    Eu praticoo e recomendoo e ótimo :D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniel Kelm

    07-10-2010 às 20:39:24

    MUito bom o comentário
    adorei
    estou fazendo um trabalho sobra isso
    shouu

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoÉzio Clementico

    06-10-2010 às 12:39:59

    Meu colesterol estava altissimo, ( triglicerides= 395), fora outros tipos e colesterol ruim tbm estavam muito altos. Depois de um mes firme na natação abaixou para 70, foi muito incrivel. Hoje estou viciado em natação, e está ate ajudando a parar de fumar, pois alivia a fiçura do vicio.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovaldenir

    29-09-2010 às 19:26:36

    @arailton
    cara eu tbm tinha essa vergonha, entrei em uma academia, jah faz quase um ano, e to me sentindo muito bem, melhorou tudo pra mim,o sono, o stress, aquele mau humor então nem se fala.
    é um ótimo exercicio, os professores são muito bem preparados pra ensinar as técnicas, e vc acaba perdendo a vergonha rapidinho.
    Eu achava q nadar era como eu via meus amigos nadar em rios e clubes, mas é totalmente diferente, exigem muitas técnicas.
    Eu amo fazer natação e indico para as pessoas com muita sinceridade.

    ¬ Responder
  • arailtonarailton

    28-09-2010 às 20:55:26

    Simplesmente divino o seu texto, Parabéns!
    É uma pena que a minha vergonha me atrapalhe a fazer parte deste esporte maravilhoso...pois não sei nadar.

    ¬ Responder
  • ticianeticiane

    23-09-2010 às 14:45:13

    e muito legal,usei para minha pesquisa do colegio,maais qquem curte e meu amigos

    ¬ Responder
  • talestales

    22-09-2010 às 18:54:15

    muito legal,usei pra minha pesquisa essas informaçaes,e me interessei pela nataçao

    ¬ Responder
  • tayris...tayris...

    20-09-2010 às 20:57:44

    olha esse texto é muito imteressante nao so pra mim que sou estudante mais pra todo mundo de todas as idades...
    além do mais me ajudou muito com o meu trabalho escolar...agora ja sei quando eu tiver um trabalho ecolar eu vo pesquisar aqui...mais quer um conselho coloca mais esportes nao coloca so nataçao nao..tah ....vlw.Bjokasss....!!

    ¬ Responder
  • ADRIANO DA SILVA SALDANHAADRIANO DA SILVA SALDANHA

    15-09-2010 às 14:22:43

    Ola!! Adorei o site e gostaria de tirar uma duvida: Quero saber se eu trocar a musculação que faço por nataçao, perderei massa muscular? Estou perguntando isso porque machuquei a mão e sinto um pouco de desconforto em malhar. Obrigado pela atenção.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokelly cristina inouye

    07-09-2010 às 06:39:00

    Pessoal que esta meio indeciso se entra ou nao entra, eh muito caro etc.., vao sem pensar em dinheiro ou tenho vergonha da minha idade, porque acreditem ou nao eu comecei com 28 anos, nunca tinha tido uma so aula, e aprendi em uma semana uhhul!
    Hoje eu tenho 37 e nado 4mil metros por dia!
    Vamos la nao percam mais tempo, a hora eh agora *---*

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovaléria

    30-08-2010 às 01:37:46

    fui campeã em vários campeonatos de salto com vara, a natação ajudou no meu desempenho.pratiquei natação durante uns dois meses, ganhei varias corridas e uma delas ganhei um bombom e tive que nadar com um blusam muito ruim era desesperador pra ganhar uma porcaria de bombom !!!pratique natação.

    ¬ Responder
  • Hellen BelaHellen Bela

    22-08-2010 às 22:56:41

    Muito bom,até resolvi postar em uma pesquisa de educaçao física que tive que fazer...

    ¬ Responder
  • Júliia *-*Júliia *-*

    18-08-2010 às 18:51:37

    eu tenho 11 anos e peso 57 kg , e a minha mãe que sempre me apoiou e me ajudou me colocou na natação para emagrecer , eu ja pratico faz umas duas semanas e ja me sinto melhor já emagreci média de 2 kg mais se vc quer fazer natação para emagrecer tem que ter um cardápio bem saúdavel , pois a natação é um exercício pesado que se precisa de muita energia para gastar ! mais enfim a natação trás muitos benefícios a sua vida é um esporte super legal onde vc pode se divertir , e te ajuda muito pq saber nadar é muito importante . espero que continue fazendo natação até o resto da minha vida OKSPOKSPOKS' ; *

    ¬ Responder
  • tiaguinhotiaguinho

    12-08-2010 às 03:24:31

    eu tenho 15 anos ii queria saber se nataçao ajuda a crescer ?
    ii com 6 meses de nataçao ja cresce alguns cm ?

    ¬ Responder
  • eliizaaáeliizaaá

    10-08-2010 às 20:10:30

    eu naum sei nadaaar :P

    ¬ Responder
  • luiz gustavoluiz gustavo

    18-07-2010 às 02:42:51

    PASSEI 2 ANOS PRATICANDO NATAÇÃO E FOI OTIMO

    ¬ Responder
  • Sergio SuzukiSergio Suzuki

    12-07-2010 às 14:43:24

    Bom dia, tenho uma filha de 03 anos e ela tem infecçao de garganta frequentemente, ja levei ela a varios medicos, mas ainda naõ encontrei resposta que me fizesse entender porque das infecções, sera que a natação vai ajudar o sistema imunologico da minha pequena. Por favor quem puder me responder. Ficarei muito grato.

    ¬ Responder
  • MiguelMiguel

    09-07-2010 às 16:36:39

    Já pratiquei vários esportes e com grande dedicaçao, sou campeão estadual de capoeira RJ/1989, Terceiro colocado no Estadual de jiu Jitsu RJ/1995, maratonista, ja lutei Judo, paraquedismo, porém nada é igual a arte ZEN da nadar. Nadar por horas é a coisa mais maravilhosa que conheço. NADAR, NADAR E NADAR, MARAVILHA DOS DEUSES.

    ¬ Responder
  • jefferson gomesnunesjefferson gomesnunes

    19-06-2010 às 02:02:38

    caramba !!! ja pratiquei natação quando tinha tempo, mas hoje
    estou sintindo falta voltarei para o clube amanhã. abrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoflavia

    17-06-2010 às 21:16:56

    tenho 33anos e nunca nadei por falta de oportunidade,há poucos dias inauguraram uma vila olimpica próximo da minha casa e me increvi na natação e na hidro. estou apanhando muito até pra aprender a boiar com o macarrão coisa que nunca fiz , mais quer saber estou adorando e estou determinada, a não ser uma competidora mais a pelo menos aprender a nadar pra não ter que pagar o mico de quase morrer afogada de novo em uma simples piscina cheia de crianças rsrs..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLEONARDO DA SILVA

    11-06-2010 às 02:06:35

    natação deve ser o bixo .. pratico jiu jitsu mas tenho muito vontade de praticar natação tbm... falta tempo. ÓTIMA MATÉRIA VLW

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopaula

    25-05-2010 às 17:31:12

    eu acho isso leal bjs para tods kkk

    ¬ Responder
  • ceciliocecilio

    25-05-2010 às 14:01:40

    adorei!! site

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJasmim

    05-05-2010 às 14:09:38

    @Miriã
    A natação ajuda o organismo a funcionar melhor e assim melhora o aproveitamento das suas potencialidades, entre elas a estatura.

    ¬ Responder
  • MiriãMiriã

    05-05-2010 às 04:13:56

    To doida pra fazer natação, só falta dinheiro agora pra poder pagar. Eu queria saber se natação ajuda no crescimento.

    ¬ Responder
  • filipefilipe

    03-05-2010 às 22:28:42

    adoro natação faso a 1 ano tenho 12anos pretendo ficar ate quando virar um atleta euu começei na piscina de 16 metros agora estou na semi olimpica de 25m quero ser um atleta muito bom meu ombros ja estão bem largos estou todo forte so que a parte abdominal da barriga e fraca porque a natação não trabalha com esa região

    ¬ Responder
  • Lea....Lea....

    29-04-2010 às 01:30:37

    @Matheus
    Ajuda sim....

    eu acho responde aii galera....?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeliza maria sardo

    28-04-2010 às 18:33:16

    vai nadar nao se a renpente de fazer

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoalexandre silva

    20-04-2010 às 00:38:55

    muita gente desenformada esse texto ajuda muito gostei fou indicar pessoas a entra nesta pagina

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotomas turbano

    19-04-2010 às 17:50:56

    otima materia

    ¬ Responder
  • levilevi

    16-04-2010 às 23:47:30

    vai nada

    ¬ Responder
  • Nathann PhillipNathann Phillip

    15-04-2010 às 07:09:04

    Muito bom e completo o texto,deu pra mim resumir e fazer um trabalho perfeito!!!
    dedico a vc,autor,a minha nota dez!!!

    ¬ Responder
  • karolkarol

    03-04-2010 às 01:41:52

    muiito legal esse site usei ele pra minha pesquisa.e esto ate pretendendo a voltar anadar gosto muiito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosergio da vida

    30-03-2010 às 15:23:42

    oi , eu nado ! e sou campeã bra ! não li otexto , mt grande , mas vou colocar na minha pesquisa ! :D

    ¬ Responder
  • Miriane Miketen rochaMiriane Miketen rocha

    28-03-2010 às 00:37:46

    Amei essa materia...e posso dizer-lhes q td isso e verdade,pois td semana pratico um pouco de natacao, e realmente me sinto muito melhor...amo nadar.

    ¬ Responder
  • Nathalia PereiraNathalia Pereira

    24-03-2010 às 21:35:42

    eu tenho 13 anos e faço natação desde o 6 anos . pra mim é o melhor esporte que tem :D

    ¬ Responder
  • John LennonJohn Lennon

    19-03-2010 às 00:31:26

    ola so queria saber se a nataçao ajuda ainda no crescimento quem ja ta com 18 anos e q nunca fez!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGrafitte

    16-03-2010 às 13:04:19

    Parabéns pela matéria por nos mostrar a importância da prática da natação e seus benefícios a nossa saúde.
    Pratico a natação a quase dois anos, relato o quanto melhorou meu condicionamento físico e a qualidade de vida após a prática deste esporte como principal atividade física. Incrivelmente desestressante e prazeroso.
    È isso ae.. só quem gosta realmente de se cuidar é que entende o que significa “ OS BENEFICIOS DA NATAÇÃO”... . Ah! Não despedisse a importância de enriquecer seus conhecimentos ao ler boas matérias como essa, fale menos besteiras, pratique mais esporte, quem sabe vc esteja realmente precisando, seu coração e seu espirito irão agradecer-lhe, experimente!

    ¬ Responder
  • cat britto

    15-03-2010 às 18:11:50

    nossa porra se site é mó incrivél tipo eu acho tudo o que eu quero parabéns!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocatherine mendes de brito

    15-03-2010 às 17:53:19

    essa porcaria naum tem nada odo q eu quero faça o faavor de muda-lo

    ¬ Responder
  • soninhasoninha

    10-03-2010 às 00:35:14

    estou com 27 anos e agora que estou aprendendo a nadar..tinha um trauma antigo o qual me deixava longe de qualquer piscina e principalmente do mar....agora estou me sentindo uma sereia...perdendo os medos..estou adorando tudo isso...além de que o corpão ta ficando bonito...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopyro

    04-03-2010 às 14:00:47

    mó cópia do bem estar... Fala serio...

    ¬ Responder
  • katekate

    26-02-2010 às 22:04:22

    nossa, pessoal analfabeto heim? tem fake voceis por acaso? eu nem li isso, porque ta muito grande. preguiça
    diminui um pouco, por favor

    ¬ Responder
  • inesines

    18-02-2010 às 15:22:40

    @eu
    claro

    ¬ Responder
  • RonnyRonny

    19-01-2010 às 05:49:16

    Muito Boa...
    Eu Gostei e estou cada veiz mais induzido a voltar a nadar pois eu gostaria de fazer academia mais a minha mãe não deixa e isso já é um ajuda muito grande ainda mais que os medicos pedem que eu faça por causa de sinosite.

    ¬ Responder
  • MatheusMatheus

    19-01-2010 às 02:03:41

    Tenho 14 anos, e queria saber se a Natação ajuda a crescer

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeu

    06-01-2010 às 14:13:26

    @biba
    Não acha que primeiro deves aprender a escrever!

    ¬ Responder
  • Grupo Casas Douradass OuroservsCarlos Augusto Da Silva

    18-12-2009 às 11:21:41

    Positivo a natação como todo esporte tem que ter disciplina se você nao pratica nao vai ter beneficios. Eu gosto desse espote e muinto saudavel grato pela mensagem

    ¬ Responder
  • bibabiba

    16-11-2009 às 22:38:15

    nossa dazora esse site mais não ponha tanta escrita que nem entendo só tenho apenas (alguns anos)
    mais saca faso natação pesso 500 e faz 1ano que faso.adivinha quanto pesso agora?rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs700 saca
    só!!!natação ingorda?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJamboFM

    22-06-2012 às 12:03:15

    hahaha, a pessoa sem cultura é nada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFlavio

    06-04-2012 às 06:19:25

    Biba, você é praticamente um analfabeto. Eu nunca vi alguém se expressar tão mal por escrito. Você escreve muito, muito mal. Precisa parar de usar a internet e começar a ler livros.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFluminense

    14-05-2012 às 23:26:41

    Concordo Plenamente Flavio, Primeiro Vem a Aprendizagem Depois a Diversão. E Sua Familia Não Teve Um Apelido Melhor Não Para você?

    ¬ Responder
  • Jordania e MichellyJordania e Michelly

    10-11-2009 às 17:59:02

    è muito interessante esse tema!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoisadora

    01-10-2009 às 18:11:47

    depois de vários tempos , devemos perceber que informações contidas neste site, devem ser mais que já sábias da parte do leitor. Desculpem se a verdade dói, mas por favor, se atualize internautas. Não dá pra ficar só nesta de bobagens em computador. Vamos smepre ler reportagens como esta neste site, pelo qual eu adorei! PARABÉNS ;D
    beijos.. e a todos: estudam e não invejem seus irmãos.
    E outra: tú tornas responsável pelo aquilo que cativas.
    Lembre-se disso. Talvez alguém entenda a mensagem que eu quero passar. PARABÉNS PELO SITE !

    ¬ Responder
  • EdlaEdla

    29-09-2009 às 02:13:24

    Muiito legal , usei pra minha pesquisa essas informações , e me interessei bastante pela natação.

    ¬ Responder
  • patricia guerreiropatricia guerreiro

    28-09-2009 às 20:25:21

    vais ver que nao te arrependes...

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios da natação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.