Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Judô na escola-disciplina e espírito de equipe

Judô na escola-disciplina e espírito de equipe

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Judô na escola-disciplina e espírito de equipe

A prática do judô na escola tem por objetivo introduzir nos alunos o conhecimento da filosofia e da prática desse esporte, envolvendo cultura e tradição a fim  de que os jovens valorizem a história e uma prática desportiva que prioriza e disciplina e o respeito. Estimular nos jovens o início de uma atividade esportiva que tem como principal objetivo a formação integral do ser é a ideia norteadora dessa iniciativa . A meta da práica de judô na escola é proporcionar para os alunos, através do esporte, lazer, cultura e espírito de grupo. Desenvolvendo, com isso,  de forma integrada, a  flexibilidade, o equilíbrio, a resistência física, a potência muscular e respiratória, a coordenação motora, o ritmo, a disciplina, a sociabilidade, a coragem e a criatividade. Melhorando, portanto, a qualidade de vida no aspecto sociocultural.

As aulas normalmente abordam o histórico do esporte, seu surgimento em 1822, suas origens no Japão, suas influências e seu desenvolvimento dentro do contexto pedagógico, sociocultural e político. Além disso, os movimentos básicos do esporte também são trabalhados. As técnicas para o desenvolvimento do judô, dentro do fundamento do esporte, são aprendidos: golpes, defesas e acrobacias. Atravpes dessa prática no dia-a-dia escolar é possível trabalhar, também, o espírito de grupo entre as crianças, adolescentes e adultos sem diferenças de sexo, cor ou raça.

Os encontros e horários para a prática do esporte variam de instituição para instituição, mas normalmente são realizados duas vezes por semana.  Não há contra-indicações, podendo ser praticados por crianças de ambos os sexos, a partir dos quatro anos. As aulas ocorrem, normalmente, com brincadeiras e jogos recreativos, como forma de aquecimento. Logo a seguir, há o desenvolvimento das  técnicas, inserindo os golpes e regras do judô. Para o encerramento, os professores usam, em muitos casos, a prática da caminhada, através de volta calma, com o objetivo de diminuir os batimentos cardíacos e, por fim, um alongamento final. Em muitas escolas são inclusive realziadas durante o ano esolar, atividades para iniciantes e trocas de faixas na própria escola ou em outros estabelecimentos.

Para a prática do judô, é necessiário um ambiente chamado dojô, lugar onde é efetuado o treinamento, revestidos por tatames, que são colchões
A filosofia do judô traz em seus ensinamentos conceitos de disciplina, respeito, educação e caráter. Princípios morais bem distintos para a formação de seres humanos mais justos e compreensivos. Mesmo o Judô sendo um esporte individual, visa a integração do aluno com o grupo, criando um espírito de companherismo e equipe, que objetiva envolver crianças tímidas e inibidas com asdemais; facilitar uma melhor convivência e relacionamento entre os alunos e, ainda, formar laços sólidos de família e afetividade.


Rosana Fernandes

Título: Judô na escola-disciplina e espírito de equipe

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Imagem por: parhessiastes

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sensei eduardoSensei eduardo

    30-11-2011 às 14:51:37

    Muito boa sua abordagem Rosana, obrigado por mostrar para as instituições o legado do judô infantil . estou começando a lecionar na àrea.
    Abraços e Que o judô cresça sempre positivamente.
    Hei!

    ¬ Responder

Comentários - Judô na escola-disciplina e espírito de equipe

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: parhessiastes

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios