Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Cuidado com a chuva

Cuidado com a chuva

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 16
Comentários: 1
Cuidado com a chuva

As bicicletas costumam ser uma companhia habitual no fim de semana ou ao fim do dia, quando necessitamos de repor energias (mentais) com uma certa urgência. Pedalar sem destino traçado e durante tempo indefinido constitui um imenso prazer para muitas pessoas. Contudo, a chuva é uma realidade aparentemente incompatível com o ato de pedalar. Andar de bicicleta pressupõe liberdade e fruição do meio que nos rodeia e, evidentemente, bem-estar. Mas, para muitas pessoas, chuva também tem todos estes significados e caminhar sob a mesma pode resultar também num momento muito agradável. Portanto, por que não aproveitar para pedalar um pouco num dia chuvoso?

Ao fazê-lo, todavia, deverá observar algumas regras e cuidados específicos. Desta forma, deverá, sempre que possível, evitar aguaceiros fortes e esperar alguns minutos, pois estes costumam prolongar-se por pouco tempo. Acaba por ser mais habitual (e seguro) pedalar com o piso molhado e chuva miudinha do que sob fortes temporais. Depois, quando se sentir preparado para iniciar a marcha, saiba que, com o piso molhado, existem determinadas zonas do pavimento mais escorregadias e, consequentemente, mais perigosas. São elas as zonas pintadas do alcatrão (passadeiras, por exemplo), os troços da estrada pavimentados com paralelos e os carris dos elétricos. Ao passear sob a chuva, deverá também evitar travar com o travão dianteiro, já que uma queda estará quase certamente assegurada se o fizer – o travão da roda traseira é a melhor opção, nomeadamente nas curvas. As travagens também deverão ser feitas do modo mais suave possível, para evitar perigosas e súbitas derrapagens.

Por outro lado, pense nos guarda-lamas da sua bicicleta. Deverão acompanhar a roda na maior extensão possível, para acautelar possíveis salpicos para o rosto e costas do ciclista. Se os não possuir (como acontece com as bicicletas de montanha), procure instalá-los, pois a condução ser-lhe-á muito mais facilitada. Finalmente, tenha em atenção o seu vestuário, que se deverá adequar à ocasião. Pode optar por uma capa ou por um casaco impermeável (que proteja os braços, o tronco e as coxas) e por umas calças impermeáveis justas (para não impedir o normal pedalar). Em relação à cabeça, acautele-se, pois muitos capuzes prejudicam a visão lateral e podem mesmo provocar acidentes. O melhor será optar por um chapéu impermeável (panamá). Os sapatos podem também ser impermeáveis ou cobertos com um plástico (neste caso tenha em atenção a boa aderência aos pedais). De qualquer modo, os impermeáveis provocam sempre a subida da temperatura corporal, pelo que também deve ter cuidado com este pormenor e manter um ritmo moderado de pedalada.

Equipe-se a rigor e… bons passeios à chuva!

Isabel Rodrigues

Título: Cuidado com a chuva

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

610 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • paulopaulo

    12-02-2011 às 22:55:32

    Boas dicas obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Cuidado com a chuva

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios