Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como usar um extintor

Como usar um extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 24
Comentários: 4
Como usar um extintor

Quando entramos num escritório, numa fabrica, numa oficina ou em qualquer outro local é possível ver-mos extintores pendurados na paredes, o certo é que a maioria das pessoas não sabe como os usar. A correcta manipulação de um extintor pode ajudar a salvar a vida de pessoas, apagar ou controlar o incêndio até os bombeiros chegarem ao local.
É sempre útil termos termos um extintor por perto e saber como é que este funciona.

Os extintores devem ser colocados em zonas com bastante visibilidade, de pouco calor e de difícil acesso para as crianças. A manutenção destes também não deve ser descurada, a carga deve ser renovada regularmente conforme as instruções do fabricante.

Existem vários classes de incêndios no que respeita a natureza do fogo, e para cada um deles existe um extintor próprio. Nos incêndios de classe A ( madeira, papel, tecido borracha) deve ser utilizado um extintor à base de água ou espuma; nos incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) deve ser utilizando um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico; nos incêndios de classe C (equipamentos eléctricos) deve usar um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico.)


Desta forma caso tenha alguma vez venha a ter a necessidade de usar um extintor, deve em primeiro lugar identificar a origem do fogo para poder escolher o extintor que deve utilizar.

Modo de utilização

O primeiro passo a realizar é retirar a cavilha de segurança e accionar o extintor. Não se aproxime de imediato do foco do incêndio, deve fazê-lo progressivamente e cautelosamente.

Varra toda a superfície que está a arder dirigindo o jacto para a base das chamas e nunca para o topo.

Disperse o jacto lentamente por toda a superfície.

Se o incêndio tiver sido causado por um combustível liquido, não deve fazer muita pressão ou pulverizar com muita força na superfície pois o mesmo pode alastrar.

Deve estar colocado e projectar o jacto sempre no sentido do vento de forma a reduzir a probabilidade de sofrer queimadoras e de inalar fumo.

Por último deve confirmar sempre se o incêndio não voltará a reacender.


Rua Direita

Título: Como usar um extintor

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 24

807 

Imagem por: twicepix

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:06:54

    Apesar de muita gente não dar importância, mas um dia precisaremos usá-lo! Quão bom é sabermos como manusear o extintor. Grata pelas informações úteis e benéficas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • EDSON JORGE LIMAEDSON JORGE LIMA

    31-03-2011 às 17:54:17

    gostaria que me enviassem umas imagens como utilizar um extintor porque começei a ter higiene e segurança no trabalho

    ¬ Responder
  • Francisco Silva

    30-07-2012 às 14:42:44

    Bom dia sou técnico em segurança do trabalho, tenho uma consultoria, precisando estamos a disposição, lembrando que não basta saber sobre o assunto, é necessário uma série de documentos que a legislação obriga, principalmente as seguradoras em caso de incêndio, fique atento pois poderá não contar com o valor do seguro em caso de incêndio.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • DÉBORA MARIA DA SILVADÉBORA MARIA DA SILVA

    19-01-2011 às 18:03:10

    boa tarde gostaria que me enviasse umns videos de treinamento com extintores será que seria possivel, estou começando agora a trabalhar como técnica de segurança, aguardo retorno.
    OBRIGADA....

    ¬ Responder

Comentários - Como usar um extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: twicepix

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios