Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Como usar um extintor

Como usar um extintor

Categoria: Segurança
Visitas: 24
Comentários: 4
Como usar um extintor

Quando entramos num escritório, numa fabrica, numa oficina ou em qualquer outro local é possível ver-mos extintores pendurados na paredes, o certo é que a maioria das pessoas não sabe como os usar. A correcta manipulação de um extintor pode ajudar a salvar a vida de pessoas, apagar ou controlar o incêndio até os bombeiros chegarem ao local.
É sempre útil termos termos um extintor por perto e saber como é que este funciona.

Os extintores devem ser colocados em zonas com bastante visibilidade, de pouco calor e de difícil acesso para as crianças. A manutenção destes também não deve ser descurada, a carga deve ser renovada regularmente conforme as instruções do fabricante.

Existem vários classes de incêndios no que respeita a natureza do fogo, e para cada um deles existe um extintor próprio. Nos incêndios de classe A ( madeira, papel, tecido borracha) deve ser utilizado um extintor à base de água ou espuma; nos incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) deve ser utilizando um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico; nos incêndios de classe C (equipamentos eléctricos) deve usar um extintor com carga de pó químico ou gás carbónico.)


Desta forma caso tenha alguma vez venha a ter a necessidade de usar um extintor, deve em primeiro lugar identificar a origem do fogo para poder escolher o extintor que deve utilizar.

Modo de utilização

O primeiro passo a realizar é retirar a cavilha de segurança e accionar o extintor. Não se aproxime de imediato do foco do incêndio, deve fazê-lo progressivamente e cautelosamente.

Varra toda a superfície que está a arder dirigindo o jacto para a base das chamas e nunca para o topo.

Disperse o jacto lentamente por toda a superfície.

Se o incêndio tiver sido causado por um combustível liquido, não deve fazer muita pressão ou pulverizar com muita força na superfície pois o mesmo pode alastrar.

Deve estar colocado e projectar o jacto sempre no sentido do vento de forma a reduzir a probabilidade de sofrer queimadoras e de inalar fumo.

Por último deve confirmar sempre se o incêndio não voltará a reacender.


Rua Direita

Título: Como usar um extintor

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 24

807 

Imagem por: twicepix

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 06:06:54

    Apesar de muita gente não dar importância, mas um dia precisaremos usá-lo! Quão bom é sabermos como manusear o extintor. Grata pelas informações úteis e benéficas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • EDSON JORGE LIMAEDSON JORGE LIMA

    31-03-2011 às 17:54:17

    gostaria que me enviassem umas imagens como utilizar um extintor porque começei a ter higiene e segurança no trabalho

    ¬ Responder
  • Francisco Silva

    30-07-2012 às 14:42:44

    Bom dia sou técnico em segurança do trabalho, tenho uma consultoria, precisando estamos a disposição, lembrando que não basta saber sobre o assunto, é necessário uma série de documentos que a legislação obriga, principalmente as seguradoras em caso de incêndio, fique atento pois poderá não contar com o valor do seguro em caso de incêndio.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • DÉBORA MARIA DA SILVADÉBORA MARIA DA SILVA

    19-01-2011 às 18:03:10

    boa tarde gostaria que me enviasse umns videos de treinamento com extintores será que seria possivel, estou começando agora a trabalhar como técnica de segurança, aguardo retorno.
    OBRIGADA....

    ¬ Responder

Comentários - Como usar um extintor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: twicepix

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios