Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba Como Prevenir Um AVC

Saiba Como Prevenir Um AVC

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Saiba Como Prevenir Um AVC

Acidente vascular cerebral (avc), também conhecido como derrame cerebral, tem se tornado um grande problema para a sociedade. Um estudo constatou que apenas 10 fatores de riscos são responsáveis por 90% do risco de acidente vascular cerebral(avc), sendo que a hipertensão é o fator de risco mais potente.

A ocorrência desse grande problema são os 10 fatores associados com o risco de AVC: dieta rica em gorduras, diabetes, gordura abdominal, hipertensão, fumo, inatividade física, consumo de álcool, estresse, depressão e problemas cardíacos.

Entre estes, a pressão alta foi a mais responsável por todo o risco de AVC. Os médicos dizem que, controlar a pressão sanguínea é importante, porque ela exerce um papel primordial nas duas formas de acidente vascular cerebral: como o Isquêmico.

Ele é causado por bloqueio de algum dos vasos sanguíneos. E o Hemorrágico, em que um vaso cerebral se rompe. Já os grandes níveis de colesterol na corrente sanguínea são importantes no aumento do risco de AVC isquêmico e não hemorrágico, esclarece os especialistas.

Hipertensão, a causa mais importante do AVC, pode ser controlado. A pressão sanguínea é fácil de ser medida e hoje existem vários tratamentos para essa condição.

Mudar o estilo de vida, controlar a pressão, reduzir o consumo de sal e do açúcar, ou aumentar as atividades físicas, são formas incríveis de evitá-lo.

Sintomas do AVC:
1) Acidente vascular Isquêmico: *dificuldade de comunicação oral; *tonturas;
*perda repentina da força muscular ou da visão;
*Alterações da memória; *formigamento num dos lados do corpo.

Algumas vezes, estes sintomas podem ser transitórios (AIT). Mas, nem por isso deixam de exigir cuidados médicos.

2) Acidente vascular hemorrágico *aumento da pressão intracraniana; *Edema cerebral;
*dor de cabeça;
*náuseas e vômitos.

Muita gente pensa que os homens são vitimas frequentes, mas eles só correspondem a pouco menos de 51% dos casos, ou seja, quase um empate técnico. Nas mulheres, o risco de AVC é influenciado pela gravidez, pilulas anticoncepcionais, diabete, enxaqueca com aura, depressão e outros.

Mas isso não quer dizer que acontece mais com as mulheres. O AVC acontece,de modo geral, com pessoas de diabetes, colesterol ou pressão alta, obesos, sedentários, fumantes e quem abusa de álcool e drogas ilícitas.

Prevenção: o primeiro passo é ter uma boa dieta com alimentação balanceada, evite o consumo de guloseimas como balas, biscoitos, chocolates e refrigerantes, tente substitui-los por lanches como frutas e vegetais.

Consuma fibra, gordura em proporções adequadas e opte sempre pelo óleo de oliva e o óleo de girassol. Tente não comer muita carne vermelha, que possui gordura saturada.

Comer peixe é uma boa opção, e ainda possui ômega 3, um poderoso Antioxidante. É muito importante também você diminuir a quantidade de sal na alimentação, ele eleva a pressão sanguínea.

Também é muito importante diminuir o açúcar, e não esqueça de fazer muitos exercícios físicos e tente não se estressar! Viva uma vida mais calma e faça check-ups anuais para verificar se está tudo certo com você e seja feliz.


Gislene Santos Sousa

Título: Saiba Como Prevenir Um AVC

Autor: Gislene Santos Sousa (todos os textos)

Visitas: 6

397 

Comentários - Saiba Como Prevenir Um AVC

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios