Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Antiguidades > Candeeiros de azeite

Candeeiros de azeite

Categoria: Antiguidades
Visitas: 48
Comentários: 1
Candeeiros de azeite

O candeeiro de azeite é utilizado há muitos séculos, desde a idade antiga se fala em candeias. Nas antigas escrituras constam citações em que falam no candeeiro de azeite .

O candeeiro de azeite, foi usado como luminária, numa época em que não havia iluminação elétrica e as pessoas faziam dos candeeiros lanternas, era muito usado nas casas, inclusive, hoje ainda são usados, só que agora, na maioria das vezes, por questões de escolha.

A iluminação pública foi feita por um bom tempo pelo candeeiro de azeite, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, por volta do século XIX, é que na iluminação pública começou-se a introduzir o candeeiro de azeite.

O candeeiro de azeite, além da sua utilidade como utensílio doméstico, é assunto em peças de teatro, citado por poetas e peça importante para muitos colecionadores, alguns são feitos de latão, bronze, barro. O que conta para um colecionador é o tempo de existência, que é quando foi feito e para quem, quem usou, o lugar de origem. Há outros colecionadores que apenas querem ter a peça em casa bela beleza, pela funcionalidade.

O candeeiro de azeite é uma peça clássica e, dependendo da visão e do momento, romântica. Um jantar à dois em um ambiente rústico, a iluminação do ambiente pode ser com candeeiros, a idéia é criar um ambiente que proporcione bem estar ao momento e afastar qualquer relação com o quotidiano, sem falar que jantar com uma luz direta de 100w em cima quebra o clima, parece que se está almoçando de dia no restaurante próximo ao trabalho. Mesmo contando com tantos recursos de iluminação que temos hoje, ainda há espaço para os candeeiros.

Na zona rural, nas fazendas e sítios mais afastados, é possível encontrar iluminação a base de candeeiro, onde a energia elétrica tem dificuldade em chegar. Algumas outras situações são de opção, como no caso daqueles que dizem não a luz elétrica e também na falta de luz.

Já para quem coleciona, ou quer se tornar um colecionador de candeeiros de azeite, tudo isso é relevante, encontrar uma peça para sua coleção, que não quer dizer que o colecionador esteja em busca apenas de candeiros, pelo contrário, ele busca peças e o candeeiro é uma delas.

Os produtores de filmes, tem muito interesse nos candeeiros para compor os cenários quando o roteiro pede.

A idéia é dar uma pequena contribuição para enterdermos que o candeeiro de azeite ainda tem seu lugar nos tempos modernos.


Sílvia Baptista

Título: Candeeiros de azeite

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 48

767 

Imagem por: ralphunden

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Ewerton Baptistasamuel

    21-11-2011 às 12:38:26

    fique muito admirado pois nao sabia que antigamente se usava candeeiros de azeite

    ¬ Responder

Comentários - Candeeiros de azeite

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: ralphunden

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios