Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos | Idioma: Português                
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Antiguidades > Renda homenagem às embaixadoras..!

Renda homenagem às embaixadoras..!

Categoria: Antiguidades
Visitas: 28
Comentários: 0
Renda homenagem às embaixadoras..!

As antiguidades, para quem gosta delas, simbolizam um legado do passado ao presente, que é como quem diz, são suas embaixadoras numa época e numa geração distintas, a relatar e a preservar histórias que muito contribuíram para o contexto da actual vivência.

As antiguidades inserem-se no mesmo âmbito do coleccionismo e distinguem-se das velharias pela sua qualidade e valor. De tal modo se foi refinando o gosto, aumentando a variedade e incutindo a consciência da importância de determinadas peças, que começaram a aparecer antiquários, que foram substituindo a presença das antiguidades nas lojas “bricabraquistas”. A harmonia da sua exposição ficaria, com certeza, comprometida pelo ajuntamento de couves, mercearias, agulhas, linhas, enchidos, roupas, tapetes, panelas, vassouras, e até pequenos electrodomésticos que estes estabelecimentos vendem.

Tudo o que seja antigo, desde objectos em vidro, a quadros, a mobílias, a elementos decorativos, a utilidades de outros tempos, quando, por exemplo, a iluminação provinha de candeeiros a petróleo, constituem passatempos de eleição para muitos coleccionadores e representam investidas de sonho.

Devido à elevada monta geralmente associada à posse de antiguidades, é aconselhável gravar em vídeo ou DVD toda a colecção, assim como tirar fotografias que exibam bem as características de cada artefacto. Diante de um eventual roubo, perca ou danificação, será de toda a conveniência, no momento da sua participação às autoridades competentes, fazer-se acompanhar destes elementos, que ajudarão na identificação do material subtraído.

Paralelamente, podem salvaguardar-se situações de contrariedade optando por colocar as antiguidades no seguro. Se não se pretender fazer um novo seguro, basta solicitar uma apólice adicional, que é adida ao seguro de recheio da casa, e protege os artigos cobertos em caso de azar. Normalmente, as companhias de seguros requerem uma avaliação de todos os itens a segurar, para aferir acerca do seu valor. Muitas vezes, é necessário contratar os serviços de profissionais, cujo resultado da apreciação será apresentado, em cópia, à Seguradora, sendo que a estimativa pode referir-se a cada preciosidade individualmente ou ao conjunto. Seja como for, convém que o avaliador detenha experiência no campo das peças a avaliar. É possível que um perito leve um pouco mais caro, mas a confiança depositada no seu trabalho é tranquilizadora e isso não tem preço.

A paixão pelas antiguidades marca a vida dos seus proprietários. Acautelar circunstâncias menos felizes é uma forma de libertar as gratas memórias e os apontamentos do passado do descuido, infortúnio ou ambição sem escrúpulos do presente! Afinal, gostar de antiguidades não é sinónimo de ser antiquado…



Maria Bijóias

Título: Renda homenagem às embaixadoras..!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 28

77 

a carregar

Comentários - Renda homenagem às embaixadoras..!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.