Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Beba chá gelado no verão

Beba chá gelado no verão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Beba chá gelado no verão

O chá gelado, ou ice tea ou icede tea, conforme se prefira designar, constitui uma solução refrescante que responde ao calor do verão. É consumido, maioritariamente, por jovens dos 15 aos 24 anos, mas os adultos vão-se revelando cada vez mais rendidos ao poder refrigerante desta bebida com sabor a limão, pêssego, manga e combinações suigéneres. Exceção feita aos reformados, provavelmente porque a idade avançada recusa algumas novidades…

Efetivamente, em tempos idos, o chá tomava-se quente, numa chávena a fumegar de aromas tradicionais: tília, camomila, erva-cidreira, príncipe, e por aí fora. A questão é que, segundo reza a história, nos primeiros anos do século XX, numa feira de negócios que decorria nos Estados Unidos sob um quentura tórrida, o chá a ferver que queriam servir aos visitantes não estava a ter saída nenhuma. Até que um inglês se lembrou de adicionar algumas pedras de gelo ao seu chá e o resultado foi muito apreciado por ele e pelos demais. Este homem não deve, com certeza, ter sido grandemente aplaudido pelos compatriotas mais puritanos. Na verdade, tal iniciativa pode ser tida como um atentado à integridade do chá inglês, aquele tomado com toda a pompa e circunstância, a horas rígidas, com um padrão singular de etiqueta e acompanhado unicamente com leite. O que é lá isso de servir chá gelado em latas, com sabores artificiais, cheio de corantes, emulsionantes, estabilizantes e outros “antes” mais?!...

A realidade é que este se tornou um produto industrial e, para muitos, é demarcado do comum dos refrigerantes, sendo considerado mais inofensivo para a saúde. Puro engano. Embora o chá seja uma das formas mais saudáveis de hidratar o corpo, a melhor alternativa é prepará-lo da maneira tradicional e depois gelá-lo. É possível lançar mão de uma infinidade de ervas para o fazer. O importante é que estas tenham qualidade. Para chá gelado, os paladares mais cítricos, a fruta ou o vulgar chá preto são os mais aconselhados. De salientar que este “gelado” deve traduzir uma temperatura que não “congele” o sabor, mas que, pelo contrário, permita degustá-lo.

Há quem faça misturas de chá de frutas ou chá preto com vinho espumante, aguardente com limão e xarope de chá, chá preto de Ceilão com leite, chocolate e chantilly, e muitas outras.

Os tipos de chá gelado que se bebem também variam de acordo com as horas do dia. Assim, de manhã, deve optar-se pelo chá preto ou early grey. Depois do almoço, o ideal é o chá verde com frutas ou flores. À noite, convém uma mistura de ervas, menta marroquina ou outra opção sem cafeína.

O chá gelado acompanha muito bem com as refeições e com algumas sobremesas. O bolo de chocolate, por exemplo, fica esplêndido com um chá de frutas cítricas (casca de limão, bocadinhos de maçã) e menta marroquina, que tanto pode ser bebido quente como gelado, além de ser orgânico e descafeinado.

Ferver 250 ml de um litro de água e colocar o resto no frigorífico, fazer a infusão do chá a gosto e acrescentar a água gelada é quanto basta para um delicioso chá gelado (que deve ser consumido imediatamente para conservar intactas as propriedades). Até dá vontade de ter sede…


Maria Bijóias

Título: Beba chá gelado no verão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

789 

Imagem por: naama

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJéssica Barbosa

    20-10-2009 às 18:34:06

    para que serve chá gelado?

    ¬ Responder

Comentários - Beba chá gelado no verão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: naama

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios