Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > jQuery, biblioteca de javascript

jQuery, biblioteca de javascript

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
jQuery, biblioteca de javascript

Javascript é uma linguagem de programação usada essencialmente no desenvolvimento Web. O código javascript é interpretado pelo browser do utilizador de forma a dar vida a toda a interatividade, animações e funcionalidades na maioria das páginas Web no mundo inteiro.

Porque nem todos os browsers têm as mesmas capacidades, os programadores são obrigados a testar as suas aplicações em vários browsers e em vários sistemas operativos, no sentido de encontrar alternativas para resolver dificuldades criadas pelas empresas que desenvolvem esse software.

De forma a simplificar este processo, foram desenvolvidas bibliotecas de javascript, consiste num ficheiro javascript onde estão previstas as funções mais usadas no desenvolvimento de aplicações Web. Umas das bibliotecas mais usadas em todo o mundo chama-se jQuery, foi desenvolvido pela The jQuery Foundation e tem vindo a crescer ao longo dos anos. Milhares de programadores usam esta ferramenta o que significa que existem milhares de plug-ins com as mais variadas soluções para desenvolvimento e inúmeras formas na suporte na Web.

Para além de acelerar o processo de desenvolvimento permite contornar uma série de testes a nível de compatibilidades e as respetivas resoluções. Muitas outras frameworks são baseadas em jQuery. Devemos inovar e para isso é necessário não perdermos tempo com o desenvolvimento base sempre que iniciamos um projeto de forma a garantir tempo para o desenvolvimento criativo e a procurar soluções para os negócios dos clientes.

Mais recentemente foi criado o jQuery mobile, uma biblioteca para desenvolvimento de aplicações mobile, usa como base jQuery e acrescenta uma série de funcionalidades padrão para todos os terminais móveis, muitas das quais não existem em outro tipo de dispositivos.
Com a constante evolução da tecnologia estas bibliotecas como todas as outras, estão em constante atualização, no sentido de levar até aos seus utilizadores uma melhor experiência de desenvolvimento e maior rapidez na sua execução.

Paralelamente a estes projetos existem muitos outros que funcionam de forma idêntica, dependo das necessidades de cada um a escolha poderá ser difícil. Mas de facto todos concordam que jQuery está sem duvida alguma entre as melhores ferramentas de desenvolvimento javascript e na opinião de muitos é de facto a mais eficiente e versátil em todo o mundo.


Ruben Gonçalves

Título: jQuery, biblioteca de javascript

Autor: Ruben Gonçalves (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Comentários - jQuery, biblioteca de javascript

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios