Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Cavaquinho de Portugal

Cavaquinho de Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 10
Comentários: 11
Cavaquinho de Portugal

O cavaquinho é sem dúvida um instrumento tipicamente Português. No Minho, este instrumento é tocado em arraiais e festarolas, produzindo um som corrido.

Em conjunto com a viola, o violão e o acordeão, o cavaquinho é indispensável em qualquer festa ou romaria nortenha.

Dono de uma caixa de duplo bojo, são quatro as cordas presas a cravelhas de madeira dorsais. Com 52cm de comprimentos, este elemento musical, também conhecido por braguinha, colou moda também em Lisboa.

Diz-se que em Portugal existem dois tipos de cavaquinho. O do Minho e o de Lisboa.

Se no Minho o toque (e a forma como o cavaquinho é tocado) é feito de forma arrastada e faz lembrar arraial, em Lisboa, as coisas pouco diferem.

Associa-se aqui o cavaquinho às tunas universitárias, e à forma galanteia com que estes nos habituaram. Deferem aqui os cavaquinhos devido á altura do tampo até às cordas. Também o número destas é maior e o braço é mais largo.

Apesar de se identificarem muitas vezes só dois cavaquinhos, eles são utilizados, obviamente em outras localidades.

No Algarve também o cavaquinho é associado a serenatas e o seu uso é tão similar como em Lisboa e no Minho – para festins e bastante popular.

Na madeira, o seu molde é como o de Lisboa e do Algarve, mas muitas vezes a 1ª corda é trocada por fio de aço. Como instrumento rural, é considerado pobre (de aparência e nunca de som), mas o burguês, considera-o luxuoso devido ás madeiras com que é feito e aos adornos e trabalhados.

Há quem diga que a forma diferente com que o cavaquinho é utilizado na Madeira, influenciou a inclusão do instrumento no Brasil.

Quem nunca reparou no toque do cavaquinho num desfile de samba. Utilizado por estratos populares urbanos, o cavaquinho está presente na música brasileira como os ranchos, cateretês, choros, samba e outros. As Terras de Vera Cruz rendem-se ao cavaquinho, e transformam o seu som estridente, em perfeitos choros corridos e sentidos, num fado tão brasileiro, mas também ao ritmo do samba, este instrumento, faz sapatear a um ritmo tão verde e amarelo.

O cavaquinho chega entretanto ao Hawai. Diz-se que em 1879, quando João Fernandes desembarca em Honolulu, trazia na mão a braguinha (cavaquinho).

Apaixonados pelo som do cavaquinho, os havaianos batizaram o instrumento de “hukulele”, que significa “pulga saltadora”.

Pelo mundo, o cavaquinho tem vindo a ser cada vez mais utilizado. O seu som característico e único (como qualquer bom instrumento musical), tem apaixonado povos e sido incluído em muitos géneros de músicas.

Cada vez mais difundido e contagiante, qualquer dia ainda conseguimos ver um chinês a tocar braguinha.


Carla Horta

Título: Cavaquinho de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

791 

Imagem por: midnightcomm

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 19:19:09

    O som do cavaquinho é encantador mesmo. Sempre ouço as pessoas tocarem e acho bem alegre e divertido.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Bertoldo

    12-02-2013 às 06:40:18

    quero saber onde compro um cavaquinho de braco largo

    ¬ Responder
  • Bertoldo

    18-11-2012 às 00:07:47

    Como faco para comprar um cavaquinho de braco largo?

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    02-10-2012 às 07:14:51

    Meu avô recenteente em seu aniversário ganhou um cavaquinho. Acho muito legal o som que transmite e são lindos seus tamanhos. O cavaquinho de Portugal é extremamente alegre, pelo menos é o que vejo falarem, mas cada lugar possui sua própria individualidade e o legal são essas misturas. Como é bom saber tocar, isso distrai e dá uma sensação maravilhosa quando estamos tocando para alguém ou para si mesmo. Relaxa demais! Gostei do seu texto.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:37:12

    O cavaquinho é um instrumento musical que faz um som agradável. Apesar de ser originalmente de Portugal, no Brasil ele é um instrumento muito popular e utilizado por várias pessoas, seja no samba, em chorinhos ou no pagode, dando um toque especial a todas as músicas. Realmente, Portugal é um país que teve e tem grande participação no cenário musical, tendo criado o cavaquinho e a tradição da música no estilo Fado. Ótimo texto, parabéns.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 06:37:30

    Adoro som de cavaquinhos e apesar de ter surgido em Portugal, aqui no Brasil o cavaquinho se tornou um instrumento musical bem popular, sendo utilizada em chorinhos e também em sambas, dando um toque genuinamente tupiniquim nas melodias.Como se vê Portugal teve uma grande contribuição no cenário musical, apresentando o fado ao mundo e o cavaquinho também.E gostei muito da menção do chinês um dia tocar cavaquinho rs

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    26-09-2012 às 13:32:01

    O cavaquinho é muito apreciado em Portugal e em todo o mundo.Ele faz parte da cultura popular portuguesa que prima pela variedade e qualidade dos seus instrumentos.O cavaquinho é um exemplo, bem conhecido de todos e apreciado pelas melodias que transmite, associado a um sentimentalismo nobre e belo.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 23:50:19

    Se nos até momentos prósperos é necessário preservar o nosso património único, tanto material como imaterial, conservando-o e até reinventando-o, nos momentos de crise a nível nacional como a que vivemos, a manutenção ou recuperação dessas tradições é ainda mais importante, levando-nos a não esquecer de admirar o nosso país. E o cavaquinho é um instrumento tipicamente português (como refere no início do seu texto), devendo como tal ser conservado e tocado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    24-09-2012 às 18:30:14

    Um instrumento muito, muito popular em Portugal, e na música tradicional portuguesa, bem conhecido dos portugueses e também por outros países adversos. Um instrumento lindíssimo e com uma história fenomenal.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarta Caseiro

    14-03-2011 às 18:07:55

    Este site não tem a informação que eu desejava...
    Não Presta....
    Por favor corrijam a informação...
    è um pouco mentira..

    ¬ Responder
  • DECIO B ARLINDODECIO B ARLINDO

    16-06-2010 às 16:59:14

    ola Carla
    esse tipo de cavaquinho o braço dele é mais largo do que costumamos usar aqui no Brasil.
    A afinação é a mesma que usamos

    Obrigado pela atenção

    ¬ Responder

Comentários - Cavaquinho de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: midnightcomm

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios