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Fado: uma herança portuguesa…

Categoria: Música
Visitas: 12
Comentários: 4
Fado: uma herança portuguesa…

A música é uma forma de caracterizar os povos e os costumes. Pensar em Portugal é pensar em Fado. Imortalizado por Amália Rodrigues, este estilo de música é uma das heranças mais ricas e marcantes da cultura portuguesa. Mesmo com a morte da diva portuguesa, cada vez mais o fado ganha fãs e é reconhecido além fronteiras. Quando se fala em fado, associa-se de imediato às tascas que existem pelos diferentes bairros lisboetas e à palavra Saudade, um termo que apenas os portugueses compreendem na totalidade. Cantar o fado não é para todos, é preciso ter alma e aprender a gostar deste estilo de música, também não é fácil.

Confesso que nunca fui muito fã de fado, mas ultimamente tenho ouvido mais e com a proliferação de novas vozes, parece que o fado começa a ganhar nova vida. Mariza é a fadista de nova geração que se tem destacado e que tem levado o bom nome de Portugal a percorrer o mundo. Tal tem sido o êxito, que já passa mais tempo fora do país a cantar do que por terras lusas. O mundo está rendido aos seus encantos! Sinceramente nunca pensei que o fado fosse tão apreciado, mas a verdade é que sempre que alguém visita o pais, uma das paragens obrigatórias é uma casa de fados. Já frequentei algumas e se antes era coisa que não me entusiasmava, hoje vibro e também cantaroleio. Se olharmos à mensagem que as letras tentam passar é sempre de situações com que nos identificamos.

Mais irónico ainda, são cada vez mais as pessoas de nacionalidade estrangeira que cantam fado na perfeição. Akané, como é tratada no meio artístico, é uma japonesa oriunda de Osaka, de 29 anos, que hoje arranca fortes aplausos sempre que actua nas casas de fado. Não sabia o que era fado, até que um amigo amante da guitarra portuguesa a desafiou a cantar fado no Japão. Desde ai que este estilo lhe entrou pela vida e já não se imagina sem o típico xaile preto que usa nas actuações.

Marcela Ortiz Aznar vive na Cidade do México e apaixonou-se pelo fado, graças aos Madredeus. O desejo de saber mais sobre a música e sobre a cultura portuguesa, levou-a a visitar o pais por diversas vezes, tanto que hoje faz do fado uma forma de vida. Confessa que os mexicanas estranham esta paixão, mas Marcela vai conseguindo passar a palavra e até criou o projecto “Fado by Foreigners”, onde juntou uma espécie de irmandade fadista não portuguesa, só falta mesmo é conseguir apoios.

Estas são apenas duas histórias, mas tal como Akané e Marcela, são cada vez mais as pessoas que seguem o fado, seja qual for a categoria (existem três: Menor, Corrido e Mouraria). Apesar de ser um estilo de música portuguesa, o Fado desperta paixões nos quatro cantos do mundo, gerando um amor sem fronteiras. Eu começo a aprender a partilhar desta paixão e você?



Catarina Guedes Duarte

Título: Fado: uma herança portuguesa…

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

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Comentários     ( 4 )    recentes

  • Nuno CabeleiraNuno Cabeleira

    30-04-2011 às 09:28:17

    E o Carlos do Carmo que é um dos melhores fadistas de sempre, onde se situa? nem sequer falam dele. Para mim é tâo bom como a Amalia Rodrigues.

    ¬ Responder
  • Robertson FrizeroRobertson Frizero

    09-08-2009 às 22:41:11

    O fado, independente da língua portuguesa (se é que isso é possível...), emociona aos que compartilham sua alma de saudade, de melancolia contente... Conheco o trabalho de Marcela Ortiz Aznar e só posso dizer que é fabuloso e digno de apoio - é uma embaixadora da cultura portuguesa, mesmo sem suporte oficial qualquer para isso.

    ¬ Responder
  • Fátima FerreiraClaudina (Dina)

    09-08-2009 às 14:25:37

    Li o que a Catarina escreveu e sensibilizou-me pelo facto da Marcela tentar levar a outras partes do mundo o prazer de se ouvir um fado bem cantado.O fado que nos identifica e que nos toca a todos duma maneira ou de outra duma maneira muito profunda....Eu vivo nos E.U.A. e devo dizer que so aqui bem longe de Portugal foi que eu comecei a gostar do fado e porque? porque com ele eu embarco para esse Pais de alma e coracao e vivo tudo aquilo que nos vai na alma na alma de um portugues..Parabens amiga porque canta muito bem!
    Um grande abraco desta amiga Claudina

    ¬ Responder
  • Marcela Ortiz AMarcela Ortiz A

    08-08-2009 às 22:16:19

    Querida Catarina ,

    Obrigada por fazer mencao ao meu trabalho. É mesmo assim que se faz difusao de nosso esforco. Mais uma vez, obrigada.

    Um abraco desde México

    ¬ Responder

Comentários - Fado: uma herança portuguesa…

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Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

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Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

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Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

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