Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Plantas para diminuir a febre

Plantas para diminuir a febre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Plantas para diminuir a febre

As plantas febrífugas são indicadas para diminuir a febre e o calor da pele. além disso são também utilizadas para outras doenças como o sarampo, febre escarlatina e varicela.
As mais utilizadas para o efeito são o azevinho, muito conhecido e normalmente ornamenta as decorações natalícias. É cultivado em jardins e parques, e parece sempre verdinho e com frutos vermelhos. As suas folhas com o tempo tornam-se macias e têm propriedades anti-espasmódicas, emolientes, sudorífigas, febrífugas e tónicas.

As suas folhas são fervidas para infusão que é muito bom para a febre (30 g num litro de água). Por outro lado o pó das bagas serve como purgativo (dois a cinco gramas).
A escabiosa, planta de terrenos incultos e húmidos, tem propriedades ótimas para a bronquite, congestões pulmonares, broncopneumonias, traqueia e ainda depurativas, para a pele e acne. Pode seu usado em xarope com o suco da planta fresca e em licor.

A quina, arbusto originário dos Andes da América tropical, é utilizada pela medicina devido á sua casca ter propriedades bebrífugas, tónicas, adstrigentes, fortificantes e aperitivas. O seu pó é aplicado em úlceras, dentífricos antisépticos , loções capilares, etc.
O cardo-santo, muito popular,possui uma estranha beleza e é considerado o refúgio dos doentes, o tesouro dos pobres e a panaceia dos pais de família. Diz-se que a semente do cardo santo, fortifica a memória e é calmante do coração.

Cultiva-se nos campos e outeiros e cresce em abundância em Trás- Os- Montes e Alto Alentejo. Considera-se um excelente febrífugo, antiséptico, diurético e sudorífero. É aplicado com grande êxito nas vias digestivas e estimula o apetite.
A sua infusão deve ser tomada antes das refeições (15 a 50 g por litro de água), três vezes ao dia.As folhas cozidas são boas para quem sofre de ulceras do estômago.

A cavalinha, cobre totalmente com as suas flores de cor de púrpera os montes dos velhos muros. Tem propriedades boas para a febre e em uso interno, é ideal para catarros mucosos, congestão do fígado e bronquite (30 a 40 gpor litro de água). É muito boa para a digestão, úlceras e como aperitivo, em licores.

O trevo de àgua, submerso na água,tem no seu calo ramos florais dotados de propriedades tónicas, estomáquicas e é ideal para anemias. Usa-se em infusão( 30 g de planta seca fervida em água) a tomar três vezes ao dia antes das refeições. Usa-se ainda em enjoos e falta de apetite e mensruação.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas para diminuir a febre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Comentários - Plantas para diminuir a febre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios