Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Fado – O Significado

Fado – O Significado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 76
Comentários: 9
Fado – O Significado

O fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrínseco de destino, saudade. É esta última a palavra mais portuguesa de todas que, em qualquer língua para que se tente traduzir, não existe uma correspondência exata.

Se em décadas anteriores, Amália foi o grande expoente deste género musical, hoje em dia Mariza segue-lhe as pisadas. O maior guitarrista de fado português de todos os tempos foi, sem qualquer tipo de dúvida, Carlos Paredes.

O fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas: a de Lisboa, mais castiça e vadia e a escola de Coimbra, mais sentida, chorosa e saudosista.

Não se sabe ao certo qual é a origem do fado, mas o maior consenso gira à volta da teoria de que este teria nascido a partir do cântico dos Mouros. Uma outra teoria também muito aceite é a de que este género musical provém do Lundum, música dos escravos brasileiros que chegavam de barco a Lisboa. A outra teoria sobre o nascimento do fado remonta à época dos Trovadores e dos Jograis, em que se considera que o fado é uma consequência direta das cantigas de amigo.

Todas estas teorias servem o facto de que o fado tem início em Lisboa, tendo sido depois transportado para Coimbra pelos estudantes universitários, que o moldaram e fizeram com que adquirisse características bem diferentes.

Coimbra sempre foi um centro cultural e não seria de estranhar que daí surgisse um género muito particular de fado. Sendo esta cidade um ponto de passagem entre jograis, estudantes ou feirantes, o ponto de encontro era a praça pública, onde a expressão musical atingia o seu expoente máximo. De entre todos os amores e encantos cantados por Coimbra, o fado dos grupos de estudantes sempre foi o mais reconhecido. Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?

Lisboa sempre foi um ponto de confluência nacional e internacional. O fado de Lisboa sempre foi um pouco mais vadio, mais escondido.
As casas de fado são os espaços recônditos onde se pede o beijo, onde se insulta o parceiro ou onde se pede sempre um pouco mais.

Lisboa é noite, é a vida aziaga, são os beijos na esquina. Coimbra é a paixão, é a saudade. Foram estas as diferenças na evolução natural que o fado levou.

Amália retratou o espírito português ao levar o fado a todos os continentes. Hollywood, o regime comunista da União Soviética e o Brasil, entre outros locais, fizeram parte do roteiro. Foi a sua estranha forma de vida que levou o fado ao mundo inteiro...


Luís Seco Passadouro

Título: Fado – O Significado

Autor: Luís Seco Passadouro (todos os textos)

Visitas: 76

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    10-10-2012 às 01:45:23

    Fado, fado, fado, o doce encanto português, tenho orgulho em ser português, em ter o fado como representante do nosso país, é da nossa origem, simplesmente encantador e conhecido como património nacional, já demonstrado em vários países, este estilo único canta e encanta qualquer um que desfrute dele seja onde for, com quem for.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 09:14:20

    O fado encanta e eleva os sentimentos de quem o escuta.Todas as letras do fado têm um cunho sentimental muito grande e despera os sentimentos de quem não sente.Apesar de ser muito antigo, o fado é ainda hoje muito apreciado e alvo de encontros especiais, com fado especial.Ele está ligado a uma tradição antiga, com uma enorme nobreza de sentimentos e emoções.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    01-10-2012 às 22:51:25

    Não conhecia o significado e nem o que representa a palavra fado. Como é interessante descobrir outras culturas, nomes, histórias de países diferentes da nossa origem. Isso nos abre os horizontes, vemos a diversidade de coisas ao nosso redor, o que torna a vida mais dinâmica, agradável e feliz. Fado para mim será uma das atrações em que eu gostaria de ver quando visitar Portugal, pois é bem típico da região. Como adoro coisas novas!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:22:58

    Olá autor, Luis. Eu sou do Brasil e, portanto não conhecia o Fado e seu significado. Mas, gostei bastante de seu texto, muito informativo e interessante. Particularmente, eu gosto de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, é interessante saber a origem de determinadas tradições que ficam muito populares em um país, como parece ser o Fado em Portugal. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pela escolha deste tema e por abordar bem.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 17:24:47

    O que é legal nesse mundo é que cada país e cada povo tem suas características únicas e uma história e cultura próprias.Em Portugal temos o Fado,que representa toda a cultura musical de Portugal e esse genero ultrapassa fronteiras,aqui no Brasil os descendentes de portugueses ajudaram a espalhar a cultura do Fado e muitos brasileiros se renderam a essa maravilha cultural de Portugal.Viva a diversidade que faz desse mundo um lugar interessante para se viver.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    26-09-2012 às 17:04:15

    É sintomático da qualidade do fado como um estilo de música que canta o destino e a saudade a afirmação, que já ouvi a muitos apreciadores do mesmo, de que o fado “verdadeiro” é o fado triste, melancólico, que quase parece mais chorado que cantado. Pessoalmente, e porque acho que a vida em si já tem demasiadas tristezas, prefiro músicas mais alegres, ou pelo menos que apelem mais a sentimentos positivos, em detrimento do fado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:39:35

    Fado, um grandioso nome português ligado inteiramente à música, este sim, é uma maravilha de Portugal, uma História rica portuguesa, que tanta gente aprecia, nacionalmente como internacionalmente, esta beleza canta e encanta o Mundo, de geração em geração. Obrigado fadistas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 13:47:47

    O fado e diferente das demais músicas porque expressa mais os sentimentimentos de uma época, mais remota.O fado exprime a alma do fadista e tudo o que está relacionado com os sentimentos mais puros.Contudo há fados bem diferentes, desde o fado vadio, a desgarrada, o fado de Lisboa, de coimbra e outros mais ou menos populares.

    ¬ Responder
  • luisa pintoluisa pinto

    08-02-2012 às 18:59:30

    é mesmo iso galero

    ¬ Responder

Comentários - Fado – O Significado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios