Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Fado – O Significado

Fado – O Significado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 76
Comentários: 9
Fado – O Significado

O fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrínseco de destino, saudade. É esta última a palavra mais portuguesa de todas que, em qualquer língua para que se tente traduzir, não existe uma correspondência exata.

Se em décadas anteriores, Amália foi o grande expoente deste género musical, hoje em dia Mariza segue-lhe as pisadas. O maior guitarrista de fado português de todos os tempos foi, sem qualquer tipo de dúvida, Carlos Paredes.

O fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas: a de Lisboa, mais castiça e vadia e a escola de Coimbra, mais sentida, chorosa e saudosista.

Não se sabe ao certo qual é a origem do fado, mas o maior consenso gira à volta da teoria de que este teria nascido a partir do cântico dos Mouros. Uma outra teoria também muito aceite é a de que este género musical provém do Lundum, música dos escravos brasileiros que chegavam de barco a Lisboa. A outra teoria sobre o nascimento do fado remonta à época dos Trovadores e dos Jograis, em que se considera que o fado é uma consequência direta das cantigas de amigo.

Todas estas teorias servem o facto de que o fado tem início em Lisboa, tendo sido depois transportado para Coimbra pelos estudantes universitários, que o moldaram e fizeram com que adquirisse características bem diferentes.

Coimbra sempre foi um centro cultural e não seria de estranhar que daí surgisse um género muito particular de fado. Sendo esta cidade um ponto de passagem entre jograis, estudantes ou feirantes, o ponto de encontro era a praça pública, onde a expressão musical atingia o seu expoente máximo. De entre todos os amores e encantos cantados por Coimbra, o fado dos grupos de estudantes sempre foi o mais reconhecido. Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?

Lisboa sempre foi um ponto de confluência nacional e internacional. O fado de Lisboa sempre foi um pouco mais vadio, mais escondido.
As casas de fado são os espaços recônditos onde se pede o beijo, onde se insulta o parceiro ou onde se pede sempre um pouco mais.

Lisboa é noite, é a vida aziaga, são os beijos na esquina. Coimbra é a paixão, é a saudade. Foram estas as diferenças na evolução natural que o fado levou.

Amália retratou o espírito português ao levar o fado a todos os continentes. Hollywood, o regime comunista da União Soviética e o Brasil, entre outros locais, fizeram parte do roteiro. Foi a sua estranha forma de vida que levou o fado ao mundo inteiro...


Luís Seco Passadouro

Título: Fado – O Significado

Autor: Luís Seco Passadouro (todos os textos)

Visitas: 76

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    10-10-2012 às 01:45:23

    Fado, fado, fado, o doce encanto português, tenho orgulho em ser português, em ter o fado como representante do nosso país, é da nossa origem, simplesmente encantador e conhecido como património nacional, já demonstrado em vários países, este estilo único canta e encanta qualquer um que desfrute dele seja onde for, com quem for.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 09:14:20

    O fado encanta e eleva os sentimentos de quem o escuta.Todas as letras do fado têm um cunho sentimental muito grande e despera os sentimentos de quem não sente.Apesar de ser muito antigo, o fado é ainda hoje muito apreciado e alvo de encontros especiais, com fado especial.Ele está ligado a uma tradição antiga, com uma enorme nobreza de sentimentos e emoções.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    01-10-2012 às 22:51:25

    Não conhecia o significado e nem o que representa a palavra fado. Como é interessante descobrir outras culturas, nomes, histórias de países diferentes da nossa origem. Isso nos abre os horizontes, vemos a diversidade de coisas ao nosso redor, o que torna a vida mais dinâmica, agradável e feliz. Fado para mim será uma das atrações em que eu gostaria de ver quando visitar Portugal, pois é bem típico da região. Como adoro coisas novas!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:22:58

    Olá autor, Luis. Eu sou do Brasil e, portanto não conhecia o Fado e seu significado. Mas, gostei bastante de seu texto, muito informativo e interessante. Particularmente, eu gosto de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, é interessante saber a origem de determinadas tradições que ficam muito populares em um país, como parece ser o Fado em Portugal. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pela escolha deste tema e por abordar bem.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 17:24:47

    O que é legal nesse mundo é que cada país e cada povo tem suas características únicas e uma história e cultura próprias.Em Portugal temos o Fado,que representa toda a cultura musical de Portugal e esse genero ultrapassa fronteiras,aqui no Brasil os descendentes de portugueses ajudaram a espalhar a cultura do Fado e muitos brasileiros se renderam a essa maravilha cultural de Portugal.Viva a diversidade que faz desse mundo um lugar interessante para se viver.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    26-09-2012 às 17:04:15

    É sintomático da qualidade do fado como um estilo de música que canta o destino e a saudade a afirmação, que já ouvi a muitos apreciadores do mesmo, de que o fado “verdadeiro” é o fado triste, melancólico, que quase parece mais chorado que cantado. Pessoalmente, e porque acho que a vida em si já tem demasiadas tristezas, prefiro músicas mais alegres, ou pelo menos que apelem mais a sentimentos positivos, em detrimento do fado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:39:35

    Fado, um grandioso nome português ligado inteiramente à música, este sim, é uma maravilha de Portugal, uma História rica portuguesa, que tanta gente aprecia, nacionalmente como internacionalmente, esta beleza canta e encanta o Mundo, de geração em geração. Obrigado fadistas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 13:47:47

    O fado e diferente das demais músicas porque expressa mais os sentimentimentos de uma época, mais remota.O fado exprime a alma do fadista e tudo o que está relacionado com os sentimentos mais puros.Contudo há fados bem diferentes, desde o fado vadio, a desgarrada, o fado de Lisboa, de coimbra e outros mais ou menos populares.

    ¬ Responder
  • luisa pintoluisa pinto

    08-02-2012 às 18:59:30

    é mesmo iso galero

    ¬ Responder

Comentários - Fado – O Significado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios