Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Estilo Grunge – Musica alternativa

Estilo Grunge – Musica alternativa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 6
Comentários: 17
Estilo Grunge – Musica alternativa

Muito se sabe sobre música e os acordes característicos de determinada musica, fazem-nos identificar bandas, sons e estilos de música. Desde o Jazz ao Pop, passando pela música clássica, pelo Blues, Salsa e até a música ligeira, o número de estilos musicais é quase impossível de ser contado. Gostos não se discutem, e é certo que mesmo que se seja um intelectual uns solos de guitarra de Jimmy Page (guitarrista de Led Zepelim) fazem o gosto a qualquer um.

Guitarra Portuguesa, Cavaquinho Brasileiro, Gaita de Foles entre tantos outros instrumentos fazem e caracterizam estilos de música, mas o casamento perfeito entre vários instrumentos em comunhão com vozes inconfundíveis fazem bandas que fazem história.

Quando já muito se achava que não se podia inventar na música e que os estilos musicais estavam definitivamente definidos, eis que surge nos anos 90 um novo estilo, por muitos considerado anarca e grito de revolta. O Grunge.

O Grunge surge em Seattle nos Estados Unidos da América no inicio da década de 90 com bandas de garagem que criavam o seu próprio ritmo e história.

Com um significado muito próprio (a palavra Grunge significa traduzida à letra, sujo – sujidade), o Grunge caracteriza-se por sons arrastados e muitas vezes descoordenados de guitarra, vozes roucas, e apresentações de tipos despenteados livres de cuidados especiais com a forma com que se apresentam.

As letras mostram-nos revolta e despertam-nos para uma sociedade viciada em consumo absurdo, vestida de preconceitos dos estratos sociais. Diz-se que sentir o Grunge é sentir a anarquia e ter a capacidade de se livrar de regras e leis e viver livre.

Com uma forte influencia no hardcore, heavy metal, e música alternativa, o Grunge conseguiu associar o espírito anarquista com a revolução hippie, tratando-se não só de um feito música histórico, mas um estilo muito próprio de vida.

É impossível não associar bandas como os Nirvana (considerados os pais do Grunge), Pearl Jam, Alice in Chains ou Stone Temple Pilots. As músicas traduzem na íntegra o que sentem e a revolta está presente em tudo o que tocam e cantam.

Musicas como “Smells like teen spirit” de Nirvana retratam exatamente a revolta e o verdadeiro sentimento de quem se sente excluído. Gritos de angústia, revolta, antissocial, sarcasmo, dor e exclusão social fazem parte deste tão único som musical. Para apreciadores e não só, o Grunge trouxe-nos músicas memoráveis e um infindável conhecimento do mais íntimo sentimento de solidão.


Carla Horta

Título: Estilo Grunge – Musica alternativa

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

805 

Imagem por: Giarc80HC

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 19:04:31

    O estilo da música representa justamente isso: um pouco a falar sobre a sociedade que se vive. Assim como todos os outros estilos de música começaram, o Grunge, vieram das garagens! Sempre achei isso bem legal!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:41

    Uma das principais referências do estilo Grunge, foram sem sombra de dúvida os Nirvana. Kurt Cobain, o vocalista da banda, tornou-se rapidamente um ídolo mundial, as suas letras retratavam o que muitos jovens sentiam e de forma genuína, fugindo aos principais cânones dos vocalistas da época.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:20

    As principais bandas Grunge tiveram uma aceitação do publico imediata, tanto a nível de compras de álbuns como na presença em concertos. Rapidamente se integrou nos movimentos jovens mais interventivos e criou novas formas de estar e viver a vida.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    07-10-2012 às 03:26:09

    É importante perceber o sentido da música enquanto forma de expressão artísticas e contextualiza-la na época em que surgiu. O estilo Grunge é um dos estilos mais assentes na expressão de revolta dum mundo saturado, cheio de necessidade de fazer explodir sentimentos através da forma de expressão mais universal, a música.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 18:19:10

    Pouco já ouvi falar sobre este estilo de música, o Grunge. Porém, já escutei algumas musicas deste estilo e o que mais de destaca nas músicas Grunge é a voz rouca dos cantores. Eu desconhecia o significado da palavra Grunge e agora percebo o quão diferente é este estilo musical. Como uma das principais bandas Grunge, conheço várias músicas da famosa banda Nirvana. Achei muito interessante saber um pouco mais sobre este estilo de música.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 06:54:19

    Apesar de muita gente não gostar desse estilo de música, acho muito legal bandas como Nirvana, Pearl Jam e Stone Temple Pilots.O álbum Nevermind do Nirvana fez um sucesso tremendo alcançando em 1992 o primeiro lugar nas paradas da Bilbord americana e até hoje é considerado um clássico para os fãs desse estilo musical.Apesar do auge do grunge ter sido a década de 80 e 90, muita gente ainda é fã dessas bandas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 13:12:52

    Desde sempre houve uma variedade imensa de estilos musicais e ritmos diferentes e característicos de uma época ou povo.A atualidade não é uma excessão à regra pois a cada dia aparecem músicas diferentes e alternativas. Todas elas pretendem transmitir sentimentos e valores que se têm ou perderam.Há musicas que retratam a sociedade e sua política, problemas sociais ou tantos outros.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    26-09-2012 às 23:01:02

    A banda americana de rock Nirvana é uma das maiores bandas grunges já formadas na história da música.Na verdade,já foi.Atualmente,essa banda não existe mais.Porém entrou para a história juntamente com seu vocalista Kurt Cobain.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:54:46

    Sinceramente e sem ofensas e males alguns, não é o meu estilo de música de todo, não aprecio vivamente este tipo de som, mas sei e tenho consciência que existem muitas bandas deste género muito famosas, muito conhecidas e seguidas dos seus fãs e espectadores, boa sorte a todos eles.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 17:04:21

    Apesar de o grunge não ser um dos meus estilos de música favoritos, uma vez que prefiro a world music, há certamente bandas e músicas em particular que aprecio especialmente. É o caso dos Nirvana, que referiu no seu artigo (que, reconheço, denota a preferência do autor por este género de música), e do tema “Smells like teen spirit”. Também me atrai a mensagem por detrás da música grunge, com a crítica à sociedade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWellyton

    16-09-2012 às 04:23:34

    O GRUNGE NUNCA IRÁ MORRER

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPriscila

    28-03-2012 às 17:32:36

    nossa o grunge foi definido em poucas palavras, mas as palavras reais,verdadeiras, certas..

    ¬ Responder
  • emily grungeemily grunge

    23-09-2011 às 18:41:01

    o GRUNGE nao morreu ainda estamos aky!!!

    ¬ Responder
  • novaselicnovaselic

    11-04-2011 às 03:00:52

    ,;,GRUNGE é o que preciso ouvir todos os dias de manhã antes de levantar....

    ¬ Responder
  • loizianeloiziane

    08-03-2011 às 17:24:13

    E um enorme prazer saber q existem pessoas que entendem de estilos musicais bons e que nunca serao esquecidos por nos, que ecreditamos que mesmo com a morte de varios artistas, dentro de nos sempre estara vivo o espirito musical.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoErico

    29-05-2010 às 00:01:41

    GRUNGE IN HEAD, estilo, modos , musicas e uma filosofia que nunca pode morrer...

    ¬ Responder
  • Felipe de Oliveira SantanaKurt

    18-01-2010 às 21:09:11

    Otimo.
    O grunge nunca vai morrer,é otimo saber q ainda existem pessoas q se importam(carla Horta)
    Abraço

    ¬ Responder

Comentários - Estilo Grunge – Musica alternativa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Giarc80HC

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios