Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > A dança como vertente musical africana

A dança como vertente musical africana

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 16
Comentários: 12
A dança como vertente musical africana

À semelhança do que acontece com as canções, na cultura africana, a dança integra a música. Para o africano, a experiência musical é sobretudo uma vivência emotiva: por mais belos que sejam os sons, ficam empobrecidos de sentido se não forem complementados com a dança ou se não contribuírem para dar expressão autêntica ao espetáculo. Além disso, o movimento corporal aumenta o prazer individual da música, mediante a sensação de uma maior participação e através dos impulsos que se criam ao acompanhar o ritmo com o movimento físico.

A dança é importante, porque permite libertar as emoções, funcionando, eventualmente, como forma social e artística de comunicação. Com a dança, os indivíduos e os grupos comunitários manifestam atitudes de hostilidade, de cooperação ou de amizade. Podem demonstrar o seu respeito relativamente aos superiores, a estima e a gratidão para com quem lhes deseja ou faz bem.

Quando um membro do povo akan, do Gana, dança e levanta a mão direita ou ambas as mãos ao céu, o que pretende ele significar? Que está a olhar para Deus. Se levar o indicativo à cabeça, indica que tem um problema, uma coisa em que tem de pensar seriamente. Colocando o indicador debaixo da vista direita, mostra que nada tem a dizer, que vê como as coisas estão a decorrer. Naturalmente que se pode dançar sem a pretensão de transmitir qualquer mensagem, exprimindo apenas os próprios sentimentos.

Como a dança é um veículo de expressão, pode andar estreitamente vinculada aos acontecimentos comunitários do momento. Dançar nos funerais não significa só dor e pesar, mas pode, igualmente, ser homenagem ao defunto e um ato de solidariedade em momentos difíceis como este. As comunidades africanas possuem normas diversas quanto à dança. Tendem a especializar-se nalguns movimentos em detrimento de outros. A diversidade refere-se também à qualidade, ao tempo e à execução dos movimentos. Por exemplo, inúmeras danças do Norte do Gana são mais vigorosas do que no Sul. Em muitas zonas, há algumas diferenças entre as danças de homens e de mulheres, embora os passos fundamentais sejam idênticos.

As palmas, assim como os círculos formados pelas pessoas, são outros exemplos de comunicação não-verbal que exprimem, amiúde, uma profundidade que as palavras não conseguiriam consubstanciar ou, a verificar-se essa capacidade, tornariam mais frio o conteúdo, promovendo, eventualmente, uma distância antagónica ao calor que a música (cantada, tocada ou dançada) em África pretende instituir.


Maria Bijóias

Título: A dança como vertente musical africana

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 16

793 

Imagem por: nickdigital

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 12 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    05-10-2012 às 09:57:25

    A dança e a música para além de expressarem sentimentos e emoções liberta das pressões do dia-a- dia assim como das preocupações.Os africanos têm uma cultura riquíssima no que diz respeito a folclore,música e dança. São um modo de preencher os seus dias ao som dos tambores, da guitarra ou da lira.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:42:06

    Realmente as danças são consideradas muito importantes na cultura africana. Mas, o continente africano é gigantesco e rico em muitos outros tipos de cultura e diferenças, que apensar enriquecem ainda mais as tradições e a cultura em geral. A dança se destaca em meio a cultura africana pelos fatos que a própria autora citou. Nesta região, a dança é incorporada a varias situações da vida, o que muitas vezes não acontece em outros lugares. Parabens.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 06:48:10

    é nítida a importância da dança na cultura africana,percebe-se que para a cultura deles não há sentido se não existir a dança.A importância da dança para a cultura africana evidencia-se bastante aqui no Brasil através da cultura afro brasileira que incorporou muitas das tradições e costumes originais da África e nisso a dança ocupa um lugar de destaque

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    28-09-2012 às 11:31:19

    Olá leitora, não precisa se chatear"!. Se quer saber o nome das danças africanas ´para seu trabalho, aí vão eles.Segundo eu aprendi há uma grande variedade de danças, integradas no folclore africano. E, de entre as mais conhecidas estão o Quizomba, Tarrachinha, Batuque, Semba, Cúduno, Morna, Acarabé,Muituçu e Coladera.Chegam estas?. Sim porque eles são os reis das danças, dos batuques e sons. Valeu?

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:51:46

    Penso que para os africanos as musicas tradicionais são muito importantes e "sagradas", eles dançam-nas, emocionam-se, vivem aquele momento como um momento chave nos dias deles, é importante para eles o fazer, é assim que os vejo.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 14:09:02

    A dança em àfrica sempre existiu como uma realidade marcante.Os africanos exprimem-se ao som das suas músicas e danças muito peculiares.Isso faz com que a dança esteja aliada à musica e vice versa.Para s africanos não faz sentido uma sem a outra e são bem apetecíveis de ouvir, ver e dançar.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 22:28:33

    As danças são, de facto, uma parte importante das culturas africanas (uma vez que referir “cultura africana” não é correto, sendo África um continente tão grande e com tantas diferenças, pelo que o peso da dança não será igualmente proeminente em todas as áreas do território). Essa abertura em relação à dança seria certamente benéfica se adoptada por países europeus tradicionalmente mais rígidos, uma vez que a dança traz bem-estar e é muito benéfica.

    ¬ Responder
  • Aparecida de Lurdes Onofrecaah leeh paah

    22-05-2012 às 19:52:53

    caralho voc que escrever sobre danças mais nao tem o nome delas nunca vi isso

    ¬ Responder
  • rafael soares

    13-05-2012 às 18:39:49

    saudades do mano chico

    ¬ Responder
  • Eduardo Santos CorreiaAna Maria

    07-05-2011 às 03:42:07

    Gostei muito do que li sobre os griots,achei interessante a influência musical africana,em todos os sentidos,jazz,blues e os calls.

    ¬ Responder
  • madalena silvamadalena silva

    25-06-2010 às 21:31:51

    preciso dos nomes das danças de gana urgente pra trabalho da escola

    ¬ Responder
  • raquel

    25-06-2010 às 00:50:25

    muito bomso falto os nomes das danças pois era isso que tava precisando

    ¬ Responder

Comentários - A dança como vertente musical africana

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: nickdigital

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios