Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Wagner e o antissemitismo

Wagner e o antissemitismo

Categoria: Música
Visitas: 8
Wagner e o antissemitismo

O tão propalado antissemitismo do compositor Richard Wagner, serviu de base para Hitler, começar uma revolução na cultura alemã. Se Wagner fosse vivo por essa época, creio que não concordaria com os métodos de extermínio de Hitler. Wagner podia ser antissemita, mas apenas no sentido cultural da coisa. Ele não gostava das óperas, nem das obras de outros autores, era muito focado em si mesmo e em sua terra natal. Não sabia viver em outro lugar..

detestava Paris, Londres.. ele queria estar para sempre na Alemanha.
Wagner nasceu em um quarteirão judeu em Leipzig, em 22 de maio de 1813 e lá viveu ao menos por 13 anos. As críticas de Wagner em relação ao judeus e que acabou descambando em antissemitismo, dizia respeito a não inclusão pelos judeus dos costumes alemães em sua vida ordinária. Ele era realmente cruel em seus ataques aos judeus e suas influências sobre a cultura alemã.

Nacionalista exacerbado, Wagner, destilava críticas venenosas a eles, escrevendo ensaios onde falava coisas do tipo "ex-canibais, agora treinados para ser agentes de negócios da sociedade". Ainda na visão de Wagner, os judeus haviam corrompido a língua do país onde viviam há centenas de gerações. Segundo Wagner, a sua natureza, tornava-os incapazes de penetrar a essência das coisas.

Mas, críticas ácidas assim, eram dirigidas particularmente aos compositores judeus Giacomo Meyerbeer e Felix Mendelssohn, que, antes de tudo, eram seus rivais. Wagner, achava que os judeus que viviam na Alemanha deveriam abandonar a prática do Judaísmo e incorporar o modo de vida alemão. Por toda a vida, Wagner teve amigos e colaboradores judeus. Uma pena que sua obra tenha sido redirecionada pelos nazistas, como prelúdio musical, trilha sonora fatal do extermínio de raças e povos inteiros, com a desculpa de serem eles, os arianos, os senhores do Ragnarock.

A nora de Wagner, Winifred, casada com Sigfried, filho de Wagner, o responsável pelo seu legado, é que era nazista de carteirinha, surgindo até alguns rumores de que ela mantinha um conluio romântico com Hitler. Infelizmente, após a morte de Sigfried, todo o legado de Wagner foi parar nas mãos de Winifred e por causa dela, a casa dos Wagner, em Bareyuth, tornou-se o centro de peregrinação de Hitler, recebendo por isso, apoio do governo e isenção de impostos.

Winifred, apesar de sua ligação estreita com Hitler, negou qualquer relação com o partido nazista, coisa que não acredito, ela professava as mesmas crenças do líder Nazista e facilitou suas entrevistas com a Inglaterra, servindo como tradutora.

Richard Wagner (1813-1883)


Sayonara Melo

Título: Wagner e o antissemitismo

Autor: Sayonara Melo (todos os textos)

Visitas: 8

0 

Comentários - Wagner e o antissemitismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Ler próximo texto...

Tema: Outros
Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?\"Rua
A ideia de sustentabilidade há muito deixou de ser apenas uma exigência da modernidade ou de estilo para ser um fator decisivo no bem viver do ser humano.

O termo é amplo, mas de modo geral, podemos dizer que sustentabilidade é a preocupação com a gestão de recursos no momento atual, de forma a garantir condições ideais de vida no futuro.

Em outras palavras, isso quer dizer que o que você fizer agora, trará reflexos no futuro. Simples assim! E como se essa ideia já não bastasse para uma tomada de posição enérgica, existem atitudes sustentáveis que afetam diretamente o seu bolso, sua saúde, sua condição de vida atual.

Muitos de nós temos o pensamento errôneo de que os recursos naturais são infinitos. Já que sabemos ser esse um pensamento equivocado, comece a repensar o seu dia a dia, pois o seu lar é o elo de uma extensa corrente que, se bem ajustada, poderá trazer resultados surpreendentes.

Veja o que podemos fazer para ter uma atitude sustentável e estar em sintonia com o que há de melhor no pensamento mundial sobre bem-estar.

Iluminação: Atualmente temos uma infinidade de opções de lâmpadas que mantêm a luminosidade sem prejudicar o meio ambiente. Nesse quesito, as lâmpadas de LED têm sido usadas com sucesso em substituição às de filamento (em franca extinção por conta de seu gasto exorbitante) e às eletrônicas. Sempre que possível, utilize a luz natural, deixando o ambiente com cores claras e leves.

Água: Recurso que muitos entendem será o X da questão mundial em futuro muito breve, o precioso líquido vem sendo maltratado há muito tempo. Hoje, são inadmissíveis certas atitudes com relação ao gasto de água. Torneiras e chuveiros gotejantes devem ser consertados rapidamente, bem como o ato de “varrer” quintais e calçadas com mangueiras não pode ser mais tolerado em tempos de crise hídrica. Carros podem ser lavados com balde e esfregão, e o resultado ainda assim ficará ótimo.

Energia: Evite o abre e fecha da geladeira. Ao cozinhar, por exemplo, tenha em mente o que vai precisar retirar do refrigerador, assim você abrirá bem menos o aparelho, evitando gasto desnecessário de energia. A lavagem de roupa deverá ser bem administrada, de forma que a máquina de lavar não seja acionada muitas vezes sem motivo. Espere o acúmulo de roupas para reduzir o número de ciclos. Limpe com frequência o filtro do aparelho de ar condicionado para evitar sobrecarga e desperdício de recursos.

Uma última dica: no mercado é possível encontrar temporizadores de iluminação (timers). Com eles você pode ajustar o tempo que uma lâmpada ficará acessa quando não tiver ninguém no recinto. Isso fará uma bela diferença em sua conta de energia e ajudará o planeta a usar menos recursos preciosos.

Pesquisar mais textos:

Lauro Damilo Dias

Título:Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Autor:Lauro Damilo Dias(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios