Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > O brinquedo dos grandes

O brinquedo dos grandes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Visitas: 14
Comentários: 2
O brinquedo dos grandes

No meu quotidiano tenho muitas vezes ouvido chamar “brinquedo dos grandes” por exemplo ao automóvel, brinquedo caro que todos queremos ter, nem que seja em segunda mão, nem que seja velhinho, mas que nos leve onde precisamos… depois, claro está, há aqueles que se contentam com um brinquedinho velho, pequeno, usado, mas também há os outros que querem um carrão, novinho em folha e de preferência ultimo modelo…

Outros grandes, preferem outros brinquedos como consolas, sim, isso mesmo, consolas, que não são só para as crianças, ou computadores, ou ainda telemóveis, tablets, e tantos outros “gadgets”, porém aconteceu recentemente algo que me surpreendeu verdadeiramente… vejam então:

Um dia destes fui para um piquenique preparada com uma porção de brinquedos para as crianças. As crianças quase sempre são o centro das nossas atenções, tanto pelos cuidados de que necessitam como pela atenção e carinho que nos merecem, por isso, brinquedos para elas.

Levei três cordas de saltar que embora não soubessem brincar com elas logo lhes deram muito que fazer… os maiorzinhos conseguiram brincar a ver quem era mais forte puxando um para cada lado (na verdade fazem isso com qualquer brinquedo, mas isso é outra história) o mais pequenino pegou no punho da corda e fez dele um microfone e cantou que se fartou e nos deliciou… é lindo ver a alegria das crianças que ignoram por completo tudo o que é problemas neste mundo…
Também levei um disco para atirar e lá brincaram até que um se magoou… está sempre a acontecer… mas levei também uns piões que no princípio os entusiasmaram muito, e eu fiquei entretida a enrolar as cordinas para eles tentarem lançar os ditos… mas enfim, ao fim ao fim de algum tempo cansaram-se de não conseguir, coisa que eu fui mais célere em desistir… e fui dar uma volta ao mesmo tempo que estes pequenotes se precipitaram sobre os balouços que afinal estavam lá à espera deles…

Acabei a minha passeata e no regresso os meus olhos regalaram-se… três grandes com idades compreendidas entre os vinte e os oitenta anos estavam entretidos a brincar com os peões… lindo… ficaram lá tempos sem fim, e jubilavam cada vez que os faziam rolar… sim, porque eles conseguiam fazê-los rodopiar no pavimento lindamente… e sabem que mais? Estavam felizes, contentes, riam, vibravam e faziam sorrir quem estava à volta… Ao contrário daqueles brinquedos dos grandes que custam uma fortuna e os isolam do mundo… uma meia dúzia de Euros consegue por bem disposta uma multidão!!!

Eleito o novo brinquedo dos grandes: O pião!


Ana Sebastião

Título: O brinquedo dos grandes

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 14

616 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:16:14

    Brincar não tem idade, devemos sempre ter um coração de criança! A Rua Direita agradece sua colaboração nesse excelente texto.

    ¬ Responder
  • Eunice RibeiroEunice Ribeiro

    15-10-2012 às 09:04:50

    Gostei!!!

    ¬ Responder

Comentários - O brinquedo dos grandes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios