Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > Brinque com o seu filho

Brinque com o seu filho

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Comentários: 1
Brinque com o seu filho

Quem acha que não tem crianças por perto, ou vive noutro mundo ou está muito distraído. Crianças há, e em grande escala e número. De todas as idades, etnias, religiões, estratos sociais, as crianças existem para nos fazer sorrir. Quem não se enternece quando vê passar um corredor desengonçado de crianças de bata aos quadradinhos, e de mãos sujas, vindos do jardim, com ar cansado e franja suada. Quem não se apaixona por um sorriso meio desdentado a perguntar permanentemente porquê?

Criar não é fácil, educar, ensinar, transmitir valores e dar o exemplo são investimentos permanentes e sucessivos que deixamos na vida dos nossos filhos. A sociedade que nos exige tanta coisa e no final de cada dia, quando damos tanto de nós, falta-nos a coragem de sermos o mais importante. Pais. Ralhamos e repreendemos e á noite, bem á noitinha, o cansaço deixa-nos muitas vezes sem vontade de ler a história para dormir. – A mãe já vai – e quando espreitamos, passou mais uma noite em que a história ficou por ler.

Mesmo que muitas vezes os nossos filhos sejam mimados, isso não é sinónimo de que os estejamos a acompanhar da forma correta. Falta sempre mais qualquer coisa, mesmo que a criança já tenha as bochechas vermelhas de tantos beijinhos.

Ora se se acha pouco participativo, ou se puro e simplesmente quer fazer qualquer coisa diferente, deixo-lhe uma ideia que vai curar muita da ansiedade que sentimos. Uma brincadeira diferente. Não se trata de comprar um jogo novo para o computador, nem de uma boneca especialista em fazer qualquer coisa de adulto. Nada disso, isto é bem mais divertido.

Comece por arranjar uma caixa de cartão grande. Pode aproveitar as caixas das lojas, ou compre uma numa superfície comercial de bricolage. Em seguida, compre tintas laváveis baratas. Existem inúmeras no mercado. Prepare uma tesoura e uns quantos retalhos de tecidos velhos e folhas autocolantes que tenha lá por casa.

Agora, junte-se num local mais ou menos espaçoso com o seu filho e decida o que vão fazer com tantos materiais. Uma casinha, um avião, uma nave espacial, um barco. Existem dezenas de opções. No final de preparar e terem a obra construída, insista com o seu filho que cabe lá dentro. Vai vê-lo a sorrir como nunca quando ele olhar para si com as pernas encolhidas e a navegar com uma pala de pirata. Deixe-se levar e solte a criança que há em si.

“Grande é a poesia, a bondade e as danças… mas o melhor de tudo, são as crianças!” – Fernando Pessoa


Carla Horta

Título: Brinque com o seu filho

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

616 

Imagem por: Sukanto Debnath

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:42:17

    Que texto sensacional! Os pais precisam brincar com seu filho, é essencial. Isso cria afinidades, ligações, cria muito mais intimidade mesmo na brincadeira. Muito bom seu texto e adorei a citação de Fernando Pessoa, genial!!!

    ¬ Responder

Comentários - Brinque com o seu filho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Sukanto Debnath

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios