Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > Os benefícios dos puzzles

Os benefícios dos puzzles

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Visitas: 74
Comentários: 8
Os benefícios dos puzzles

Os puzzles são desde há muito um dos brinquedos favoritos de aprendizagem das crianças, das mães e das educadoras. Ao oferecer puzzles às crianças para elas brincarem estará a contribuir para melhorar a experiência educacional dessas crianças, tanto em casa como na escola.

Listo abaixo algumas das capacidades das crianças que são melhoradas por brincarem com puzzles:

Capacidades cognitivas – Os puzzles ajudam as crianças a desenvolver e a melhorar o raciocínio. Eles ajudam a perceber relações “ do todo com a parte” e aumentam a perceção visual e espacial. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os números, as cores, reconhecimento de formas, e ainda noções de categorias como veículos de transportes, animais de estimação, etc.

Perícia – Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças. Estas capacidades serão muito importantes na altura da criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O ato de pegar e agarrar nas peças do puzzle e colocá-las nos sítios certos irá ajudá-las no desenvolvimento dessas capacidades motoras.

Coordenação olho – mão – O facto de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda a reforçar os seus processos de coordenação olho - mão.

Capacidades sociais – Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças (ou mesmo pessoas adultas: pais, familiares, educadoras, etc.) são uma grande ferramenta para promover a cooperação. Por exemplo, ao pedirem para lhes ser passada uma peça ou ao discutirem onde uma determinada peça encaixa, as crianças estão a partilhar tarefas e a aprender a cooperar umas com as outras. Por outro lado, podem também ajudar as crianças a lidar com a frustração, por exemplo quando uma peça não encaixa.

O desenvolvimento de todas estas capacidades é fundamental na vida da criança, para ela poder passar todos os estágios do seu crescimento e da sua aprendizagem sem grandes problemas e assim ficar melhor preparada para os desafios futuros.



Carlos Vieira

Título: Os benefícios dos puzzles

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 74

791 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:01:48

    O Puzzles são os melhores brinquedos que as crianças podem ter em casa, na escola. Trabalham a mente de forma fantástica! Muito bom o texto sobre os benefícios dos puzzles.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:53:56

    Penso que activam a memória, deixando-a mais forte e fértil. É bom perder um pouco de tempo a construir puzzles, no fim quem sai a ganhar somos nós claramente. Ajudam na rapidez, pensamento, e em várias outras capacidades, é sem dúvida benéfico. E não custa nada, é um hobbie.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:07:10

    Ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico,são responsáveis por boa parte da sociabilização das crianças dentro das salas de aula.Servem tanto na hora da recreação como na hora da aprendizagem.É um ótimo exercício.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 17:53:55

    também para as pessoas idosas os puzzles são bons. para quem não sabe, exercitar o cérebro previne o alzheimer. parabéns pelo seu texto e pelo tema. é muito interessante e toca a toda a gente, para uns mais dificeis para outros mais fáceis. eu gosto de puzzles com figuras históricas. o último e único que fiz era da Rainha D. Isabel I de Inglaterra, em todo o seu esplendor, cheia de jóias.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 17:49:43

    para as crianças, os puzzles podem ser muito enriquecedoras. podem ter números, letras, palavras, paisagens, desenhos animados. toda a gente gosta de um bom puzzle de miúdos a graúdos. os puzzles não são só para crianças. eu já fiz um puzzle de 1000 palavras numa semana. o que motivava era ver os aspecto final. contudo, foi muito difícil. o puzzle em questão tem uma moldura muito homogénea, assim como o fundo.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 13:09:55

    Nossa, o seu exto realmente está muito bom, eu sabia que os puzzles eram brincadeiras divertidas para todas as crianças, mas não tinha conhecimentos sobre os vários benefícios que ele traz. Imagine, ao mesmo tempo em que uma criança está se divertindo, ela pode desenvolver e melhorar o seu raciocínio, o que poderá ajudar e muito em sua vida escolar. Além dos vários outros benefícios que você citou no texto. Meus parabéns pelo ótimo texto.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:49:30

    Concordo inteiramente consigo! As crianças devem ser impulsionadas a brincar e conhecer os mais variados tipos de brinquedos apropriados às suas idades, sendo que os puzzles fazem parte de um grupo especial: os brinquedos didáticos, que treinam o cérebro e aumentam a perspicácia. Há estudos que sugerem que o Q.I. não é totalmente inato, dependendo grandemente das circunstâncias às quais as crianças são sujeitas. Neste sentido, os puzzles ajudam a desenvolver as capacidades intelectuais.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:27:33

    Os puzzles são muito bons para desenvolver as capacidades cognitivas e motores das crianças.É aconselhável dar puzzles às crianças desde pequenas, de acordo com a idade e grau de dificuldade.Não se deve dar às crianças mais pequenas puzzles com peças muito pequenas porque correm o risco de as meter à boca.Os mais pequenos devem estar acompanhados de um dos pais para os ajudar e controlar.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios dos puzzles

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios