Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Brinquedos > Os benefícios dos puzzles

Os benefícios dos puzzles

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Brinquedos
Visitas: 74
Comentários: 8
Os benefícios dos puzzles

Os puzzles são desde há muito um dos brinquedos favoritos de aprendizagem das crianças, das mães e das educadoras. Ao oferecer puzzles às crianças para elas brincarem estará a contribuir para melhorar a experiência educacional dessas crianças, tanto em casa como na escola.

Listo abaixo algumas das capacidades das crianças que são melhoradas por brincarem com puzzles:

Capacidades cognitivas – Os puzzles ajudam as crianças a desenvolver e a melhorar o raciocínio. Eles ajudam a perceber relações “ do todo com a parte” e aumentam a perceção visual e espacial. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de tópicos como o alfabeto, os números, as cores, reconhecimento de formas, e ainda noções de categorias como veículos de transportes, animais de estimação, etc.

Perícia – Os puzzles são também uma forma divertida de melhorar a perícia e as capacidades motoras das crianças. Estas capacidades serão muito importantes na altura da criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O ato de pegar e agarrar nas peças do puzzle e colocá-las nos sítios certos irá ajudá-las no desenvolvimento dessas capacidades motoras.

Coordenação olho – mão – O facto de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda a reforçar os seus processos de coordenação olho - mão.

Capacidades sociais – Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças (ou mesmo pessoas adultas: pais, familiares, educadoras, etc.) são uma grande ferramenta para promover a cooperação. Por exemplo, ao pedirem para lhes ser passada uma peça ou ao discutirem onde uma determinada peça encaixa, as crianças estão a partilhar tarefas e a aprender a cooperar umas com as outras. Por outro lado, podem também ajudar as crianças a lidar com a frustração, por exemplo quando uma peça não encaixa.

O desenvolvimento de todas estas capacidades é fundamental na vida da criança, para ela poder passar todos os estágios do seu crescimento e da sua aprendizagem sem grandes problemas e assim ficar melhor preparada para os desafios futuros.



Carlos Vieira

Título: Os benefícios dos puzzles

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 74

791 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 18:01:48

    O Puzzles são os melhores brinquedos que as crianças podem ter em casa, na escola. Trabalham a mente de forma fantástica! Muito bom o texto sobre os benefícios dos puzzles.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:53:56

    Penso que activam a memória, deixando-a mais forte e fértil. É bom perder um pouco de tempo a construir puzzles, no fim quem sai a ganhar somos nós claramente. Ajudam na rapidez, pensamento, e em várias outras capacidades, é sem dúvida benéfico. E não custa nada, é um hobbie.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:07:10

    Ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico,são responsáveis por boa parte da sociabilização das crianças dentro das salas de aula.Servem tanto na hora da recreação como na hora da aprendizagem.É um ótimo exercício.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 17:53:55

    também para as pessoas idosas os puzzles são bons. para quem não sabe, exercitar o cérebro previne o alzheimer. parabéns pelo seu texto e pelo tema. é muito interessante e toca a toda a gente, para uns mais dificeis para outros mais fáceis. eu gosto de puzzles com figuras históricas. o último e único que fiz era da Rainha D. Isabel I de Inglaterra, em todo o seu esplendor, cheia de jóias.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 17:49:43

    para as crianças, os puzzles podem ser muito enriquecedoras. podem ter números, letras, palavras, paisagens, desenhos animados. toda a gente gosta de um bom puzzle de miúdos a graúdos. os puzzles não são só para crianças. eu já fiz um puzzle de 1000 palavras numa semana. o que motivava era ver os aspecto final. contudo, foi muito difícil. o puzzle em questão tem uma moldura muito homogénea, assim como o fundo.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 13:09:55

    Nossa, o seu exto realmente está muito bom, eu sabia que os puzzles eram brincadeiras divertidas para todas as crianças, mas não tinha conhecimentos sobre os vários benefícios que ele traz. Imagine, ao mesmo tempo em que uma criança está se divertindo, ela pode desenvolver e melhorar o seu raciocínio, o que poderá ajudar e muito em sua vida escolar. Além dos vários outros benefícios que você citou no texto. Meus parabéns pelo ótimo texto.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:49:30

    Concordo inteiramente consigo! As crianças devem ser impulsionadas a brincar e conhecer os mais variados tipos de brinquedos apropriados às suas idades, sendo que os puzzles fazem parte de um grupo especial: os brinquedos didáticos, que treinam o cérebro e aumentam a perspicácia. Há estudos que sugerem que o Q.I. não é totalmente inato, dependendo grandemente das circunstâncias às quais as crianças são sujeitas. Neste sentido, os puzzles ajudam a desenvolver as capacidades intelectuais.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:27:33

    Os puzzles são muito bons para desenvolver as capacidades cognitivas e motores das crianças.É aconselhável dar puzzles às crianças desde pequenas, de acordo com a idade e grau de dificuldade.Não se deve dar às crianças mais pequenas puzzles com peças muito pequenas porque correm o risco de as meter à boca.Os mais pequenos devem estar acompanhados de um dos pais para os ajudar e controlar.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios dos puzzles

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios