Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Camisetas das Escolas de Samba

Camisetas das Escolas de Samba

Categoria: Vestuário
Visitas: 4
Comentários: 2
Camisetas das Escolas de Samba

Já nem temos idéia em qual época nasceu o Carnaval. Mas as escolas de samba, no Brasil, surgiram nos anos 20 do século passado. No início, as agremiações estavam distantes em número, grandeza e luxo, das atuais, sem a complexa estrutura de hoje.

A denominação “escolas de samba” emergiu como uma paródia à escola Normal, localizada em Estácio de Sá, bairro que abrigou a primeira agremiação do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”. Da Escola Normal saíam professores de ensino regular, enquanto da Escola de Samba surgiam mestres da arte de sambar, responsáveis pela formação de várias agremiações e blocos carnavalescos.

As funções existiam e se exibiam em blocos: instrumentistas, dançarinas, compositores e sambistas. Mulheres vestiam-se como baianas, originando a ala obrigatória de qualquer desfile. O traje dos homens, composto por camisas de listras e chapéu de palha, tomava de empréstimo o figurino dos jogadores de capoeira, criando o estereótipo do “malandro” da cidade carioca.

Particularmente as vestes foram se atualizando no decorrer dos anos. Há sempre um tema específico em que cores e canções são baseadas, para permear a apresentação na avenida. As camisetas do carnaval contemporâneo são pensadas e desenhadas para atender ao tema, seja no corte, no modelo, na cor, ou nos grafismos.

Considerando que nas passarelas, dentro dos desfiles e no meio da multidão, a temperatura é sempre elevada, também há a preocupação de que as camisetas sejam de tecidos leves, auxiliadoras na transpiração e no arejamento do corpo. Tecidos como malha são os mais indicados, enquanto a popeline deve ser renegada na confecção das camisetas, pois não absorve o suor, e age como uma câmara quente.

Outro aspecto importante é o corte. É saudável que a gola tenha um decote acentuado, em canoa, em V, ou em U. E as mangas devem ser inexistentes, apenas com a abertura, para garantir a circulação do ar no corpo.

A cor branca é a preferida, tanto por ser refletora de luz e dissipadora de calor, como por possibilitar a singularidade das cores, acentuando o colorido.

Os textos reportados, normalmente abordam um problema social. Palavras que são um apelo à humanidade, para que o mote não seja esquecido, e que servem como recurso de conscientização.

Embora esses detalhes sejam intrínsecos, o objetivo primeiro das camisetas é retratar a escola de samba, contribuindo para que seja única e inigualável, pela beleza ou pela marcante presença.


Hediene

Título: Camisetas das Escolas de Samba

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 4

776 

Imagem por: murilo campos

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • enrique costa pinto de andrade

    19-09-2015 às 14:50:20

    queria encomenda faixa da portela, e se posso levar sugestão com desenho para a confecção de camisetas, como devo proceder, a forma de pagamento, e preço pr cada peça, e como é festa a entrega, moro em são paulo, capital - zona leste, abraço que DEUS os abençoe.

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    20-08-2014 às 01:03:20

    Como são bem coloridas essas camisetas de escolas de samba, bem alegres e festivas.

    ¬ Responder

Comentários - Camisetas das Escolas de Samba

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Imagem por: murilo campos

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios