Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Plantas que comem carne!

Plantas que comem carne!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Plantas que comem carne!

Embora a maioria das plantas se alimente extraindo a água que se encontra no solo, transportando-a da raiz através do caule até às folhas, absorvendo a luz solar com o auxílio da clorofila (coloração verde presente nas folhas), e absorção de dióxido de carbono e expelição de oxigénio para a atmosfera essencial a todos os seres vivos e responsável pela sobrevivência de grande parte dos seres vivos, existem algumas espécies específicas que têm como prato principal outro petisco.

As plantas não perseguem as suas presas mas capturam-nas sem sair do seu lugar, utilizando armadilhas habilidosas e poderosas engenhosas. As plantas carnívoras, como o próprio nome indica, alimentam-se de carne, da carne dos insetos que capturam.

Além de elas possuírem engenhosas armadilhas ainda possuem um odor atrativo e uma cor cativante. Desta forma, os animais demoram a perceber que afinal se tratava de um predador e não de uma planta comum. Assim que estas plantas carnívoras os caçam, a vida dos animais chega ao fim, pois é impossível escapar às suas armadilhas.

Os animais são refeições muito nutritivas e essenciais à sobrevivência destas plantas.

Existem várias espécies de plantas carnívoras: a Dionaca muscipula no seu centro forma uma espécie de charneira que contém pelos extremamente sensíveis nas extremidades. Qualquer inseto que passe por esta planta confunde-a com uma planta vulgar e assim que pousa no costelo, tocando em algum dos muitos pelos aí existentes, os dois lados do costelo fecham-se, capturando o inseto.

É impossível o inseto, uma vez pousado no costelo e detetado por um daqueles pelos sensíveis, ter tempo de levantar voo e escapar, pois a reação da planta, assim que o deteta, demora menos de um segundo! Os dentes que o costelo possui quando apertam formam uma cela de onde o inseto nunca poderá fugir. O animal capturado fica firmemente preso e a planta demorará sensivelmente duas semanas para o digerir.

Cada espécie utiliza a sua forma própria para capturar os insetos que lhe servirão de alimento. Existe uma espécie que não captura os insetos, mas deixa que estes pousem e não os ataca, pois estes aderem ao seu rebordo que contém um néctar viscoso e escorregadio. Principalmente as moscas, assim que pousam neste rebordo, deslizam para o interior da planta e caem no fundo onde encontrarão água que a planta deixa entrar através de uma tampa que ela abre e fecha consoante a necessidade. A água depositada no fundo da planta e as moscas que nela caem dissolvem-se numa espécie de ‘papa’ que constitui o seu alimento.


Rua Direita

Título: Plantas que comem carne!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

636 

Comentários - Plantas que comem carne!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios