Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Como retirar nódoas nas malhas

Como retirar nódoas nas malhas

Categoria: Vestuário
Visitas: 42
Comentários: 5
Como retirar nódoas nas malhas

As manchas nas roupas são um incômodo enorme e trazem uma impressão de desleixo e descuido pessoal. Para a retirada delas são necessárias algumas providências no sentido de eliminá-las e tornar a peça o mais próximo do natural possível. Para isso, cada material precisa de um tratamento diferente na hora de acabar com essas manchas indesejáveis que seguidamente se fixam em nosso vestuário.

As dicas para retirar nódoas de malhas são muitas, dependendo do tipo de tecido e especialmente do produto que gerou a nódoa. Também para cada tipo de mancha há um tipo diferenciado de procedimento para eliminá-la. As receitas são bastante antigas e igualmente variadas. Nas manchas de sangue, por exemplo, a recomendação para sua eliminação é que se passe água oxigenada dez volumes diretamente sobre a mancha. Já nódoas de frutas podem ser retiradas utilizando uma mistura de perborato de sódio, elemento usado em desinfetantes e branqueadores, e água, aplicando essa mistura diretamente na nódoa. Após basta passar na água e deixar secando a sombra. Já em caso de mancha de banana é possível eliminá-la passando um pouco de querosene no local e esfregando um pouco a nódoa.

As manchas de mofo em tecidos saem com uma solução de um litro de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. A peça deve ser fervida dentro dessa solução aquosa. É preciso ter cuidado com o tipo de tecido, pois alguns sofrem modificações em altas temperaturas. Em manchas de tinta esferográfica o aconselhado é aplicar aguarrás, deixando agir por minutos, lavando após, normalmente.

Em manchas de álcool pode-se acabar com elas lavando-as rapidamente com água fria. Nas nódoas de graxa é necessário usar margarina vegetal, passando um pouco do produto sobre a sujeira e deixando agir por alguns minutos. Depois basta lavar  normalmente com água e sabão.  Manchas de batom podem ser eliminadas com benzina. Já as de ferrugem podem ser retiradas com suco de limão e água morna. Nas manchas de mel pode-se misturar água quente e bicarbonato de sódio, acrescentar essa mistura sobre a mancha, lavando e enxaguando com água fria. As manchas de café em malhas de algodão podem ser eliminadas com água morna e glicerina, passando depois  gelo sobre a nódoa. Da mesma forma as manchas de chocolate podem ser retiradas.

As manchas de cerveja podem ser retiradas com gotas de amoníaco ou água oxigenada. Nas manchas de outras bebidas doces é indicado lavar com água morna e álcool. Nas nódoas maiscomuns: manchas amareladas em função do tempo, se forem em tecido de algodão, o indicado é deixar a roupa ferver em uma solução de bicarbonato de sódio e sal por uma hora. Por fim, as manchas em golas e punhos de camisetas podem ser retiradas com sabão de pedra. Basta esfregar o sabão na gola e nos punhos, deixar agir alguns minutos, passar lixa de unha, enxaguar e lavar toda a peça.


Rosana Fernandes

Título: Como retirar nódoas nas malhas

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 42

796 

Imagem por: ninette_luz

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    08-06-2014 às 05:12:08

    Isso sempre acontece, mas agora já sei como retirar nódoas nas malhas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    07-09-2012 às 22:59:37

    Achei este texto fantástico e bastante útil. Conhecia algumas dicas, mas outras forma de ouro. Quantas vezes julgamos as nossas roupas perdidas por causa das nódoas, quando afinal existem soluções bastante fáceis.

    ¬ Responder
  • Marcos Ivo

    02-09-2012 às 17:12:20

    Gostei muito das dicas, contudo, é possível reformular o texto e colocar as dosagens, por exemplo nas roupas amareladas, tanto de bicarbonato com tanto de sal. Obg!

    ¬ Responder
  • carmen luizacarmen luiza

    22-02-2012 às 09:29:18

    socorro amigas! meu marido manchou a camiseta do uniforme do serviço de nodia de bananeira como tira essa mancha mandem soluções por favos !

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNide

    17-04-2011 às 13:57:28

    Amei suas dicas! Achei dez! Vou agora mesmo tirar algumas manchas das roupas dos meus filhos.

    ¬ Responder

Comentários - Como retirar nódoas nas malhas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: ninette_luz

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios