Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Não perca o fio...!

Não perca o fio...!

Categoria: Vestuário
Visitas: 14
Comentários: 1
Não perca o fio...!

Os trapos constituem a inquietação primordial de muita gente um pouco por todo o lado, e não apenas dos estilistas que os concebem e comercializam; aliás, estes assoberbam-se de trabalho precisamente porque outros lho consomem e encomendam. É na transição de estação que o desassossego mais se instala. A roupa que se usava no ano anterior por aquela altura revela-se, de repente, inadequada e até obsoleta. Para além de que, se uma coisa da semana passada já enjoa e está fora de moda, o que dizer de um conjunto de peças prestes a completar um ano?... Teriam idade suficiente para caminharem de per si para o lixo, certo? De facto, a noção de modernidade e actualização no campo do vestuário assemelha-se, cada vez mais, ao mesmo conceito em termos informáticos. E o mais engraçado é que ambos atravessam o domínio das energias, já que tudo tende a acontecer “à velocidade da luz”…

Todavia, nem sempre houve esta mesma disponibilidade de tempo e de recursos para dar cumprimento aos próprios gostos e exaltar a elegância do seu corpo ou, pelo contrário, tentar esconder ou disfarçar curvas menos estéticas ou a ausência delas. Antigamente, vestia-se o que se tinha, amiudadamente “herdado” de alguém ou ofertado em segunda ou terceira mão, e as pessoas contentavam-se com isso, dando graças por tê-lo, ligando mais à qualidade e à limpeza daquilo que envergavam do que a usos que nem conheciam.

Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o racionamento de tecidos que se verificou (alguns destes, como a seda, eram utilizados no fabrico de pára-quedas, máscaras de gás e outros utensílios de guerra), obrigou as mulheres, que são, geralmente, quem mais se preocupa com a imagem pessoal, a uma maior criatividade e flexibilidade no que se referia à manutenção de uma certa postura e aparência. Assim, estas modistas de ocasião recorriam às cortinas e aos lençóis lá de casa para corte de roupas que elas mesmas executavam de acordo com as suas preferências e o certo é que andavam todas janotas, exibindo orgulhosamente os padrões “emprestados” pela cozinha, casa de banho ou sala. Já para não mencionar os collants, cuja falta era colmatada com desenho, a carvão, da suposta costura (tão direita quanto possível). Não se pode aqui aplicar a avaliação directa do “produto” (a mulher nestas condições) pela “embalagem” (o melhor que ela pôde fazer com o que dispunha), porque não seria justo, dada a escassez de alternativas, mas é da mais elementar rectidão reconhecer-lhes o mérito, o moral elevado, a vontade que não deixaram morrer e o facto de, ante tamanhas dificuldades, nunca terem perdido o fio…!

Maria Bijóias

Título: Não perca o fio...!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 14

656 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    21-08-2014 às 13:19:32

    Bem interessante este texto..heheh..Não perca o fio! hahha

    ¬ Responder

Comentários - Não perca o fio...!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios