Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Comentários: 3
Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Nelson Mandela é uma personalidade incontornável do panorama mundial, não apenas no âmbito político, mas também e sobretudo em termos de valores humanos e sociais. Talvez estudando o seu percurso e personalidade os jovens angariassem elementos de condescendência e de sã convivência, ao invés de alimentar ódios idiotas e contravalores absolutamente despersonalizantes.

Jack Lang, cientista político francês que ocupou por duas vezes o cargo de ministro da Cultura e Educação do seu país, em «Nelson Mandela – Uma Lição de Vida», um livro da editorial Bizâncio, apresenta ao mundo o herói nascido em 1918 cujo exemplo continua e continuará a inspirar a resolução dos diversos problemas com base no direito e na não violência, à semelhança de Gandhi. É incrível como depois de 27 anos de cárcere, Mandela não acalentou ódio pelos seus carrascos, nem pelo sistema instituído ou pelos responsáveis por esse estado de coisas. A partir de 1944 foi obrigado a viver na ilegalidade e na clandestinidade, mas rebelde só mesmo no combate à injustiça perpetrada contra os negros.

É na prisão que decide estudar as pessoas, o seu íntimo, as suas motivações e reações, descobrindo, de igual modo, o teatro. A paciência, a tolerância e a democracia foram o seu código de conduta e evitaram o jorrar de um mar de sangue num país completamente dividido. A renúncia à vingança, numa negociação que parecia impraticável, aportou uma nação arco-íris. Foi o milagre do perdão! Dizia Mandela: «Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso.» Comentários para quê? Esta expressão denota bem as características do homem e do político, a sua génese, a sua força.

Não obstante, Lang consegue nesta obra não enveredar pelo melodrama, optando por mostrar Nelson Mandela, não como um super-homem ou alguém fora da realidade, mas sim um comum mortal que marcou a diferença pelo uso adequado e inteligente da sua incomum força de vontade, que teve a dita de reconciliar negros e brancos.

Efetivamente, Nelson Mandela recusou-se a ser mero espectador de um continente africano à beira do abismo e, sabendo tirar lições da tragédia, alterou irreversivelmente a história da África do Sul, com algumas mensuráveis contribuições a nível mundial. Sendo o fio condutor desta produção literária a paixão de Mandela pelo teatro, a sua vida daria, realmente, uma peça em vários atos: a saída da prisão, o facto de ter recebido, em 1993, o Prémio Nobel da Paz, a eleição para presidente nas primeiras eleições multirraciais do seu país… Tudo, claro, envolto em muitas lágrimas, risos, fatalidades e romance.


Maria Bijóias

Título: Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

782 

Imagem por: Hambear

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • luanaluana

    17-11-2011 às 22:13:13

    nelson mandela foi muito corajoso de ter enfrentado o racismo,pois ele é um homem muito guerreiro

    ¬ Responder
  • luizluiz

    29-01-2011 às 00:50:25

    um homem que deve ser imitado por todas as pessoas que lutam por dias melhores e justiça social. nelsom mandela é um cidadão do mundo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRaphaella Queroz

    07-05-2010 às 00:15:09

    Magnifico,adorei, muito bem colocado a história de superação de Nelson.

    ¬ Responder

Comentários - Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Imagem por: Hambear

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios