|
Top 100 | Categorias

Email

Password


Início > Textos > Beleza > Sou adolescente e quero fazer uma plástica…

Sou adolescente e quero fazer uma plástica…

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Sou adolescente e quero fazer uma plástica…
Esta é uma questão bastante pertinente que se coloca, poderá uma adolescente submeter-se a uma cirurgia plástica? A resposta não é tão simples como se pensa. Nada é estritamente proibido, mas também não é totalmente liberado. Cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente.

No entanto, existem mesmo algumas cirurgias plásticas que devem ser feitas na juventude, de forma a evitar alguns tipos de constrangimento. A adolescência é uma fase complexa, porque se tem que enfrentar todas as transformações hormonais e corporais e ainda a aprovação social. Sabemos que os jovens são cruéis e que facilmente transformam um defeito em algo bem maior do que é. Isto leva muitos adolescentes a quererem alterar alguma coisa na sua aparência.

Normalmente as queixas mais comuns são o nariz grande, as orelhas de abano e o volume excessivo das mamas.

Apesar da cirurgia plástica ser uma ferramenta valiosa na melhoria da autoestima dos adolescentes, é preciso respeitar algumas restrições médicas. Até porque as pessoas não têm a estrutura a ser operada, desenvolvida em tempos iguais. Por exemplo, a orelha só deve ser operada após os seis anos, altura em que a cartilagem já alcançou o crescimento máximo, ou seja, o seu tamanho será o mesmo até à fase adulta. Caso o paciente faça a cirurgia antes, corre o risco de que alguma função corporal seja prejudicada ou o resultado não fique como o esperado. Mas não é só a formação incompleta que limita a realização de um plástica, a imaturidade psicológica, a expectativa irreal e a não autorização dos pais, são outros fatores que impedem um procedimento cirúrgico, durante a adolescência. Como tal, o médico deve fazer uma boa avaliação clínica e psicológica dos jovens candidatos à cirurgia, para perceber a real motivação que os conduz à intervenção.

Assim, os cirurgiões defendem que cada caso precisa de ser avaliado separadamente. Por exemplo, a lipoaspiração, muito procurada pelas meninas, não é recomendada antes dos 18 anos, porque até aqui a adolescente tem a possibilidade de procurar outras alternativas para queimar as gorduras extras, podendo fazer uma reeducação alimentar e exercício físico. Tal como a lipoaspiração, a plástica de aumento mamária, a abdominoplastia, o lifting de glúteos e coxas e a prótese glútea, são cirurgias plásticas não indicadas para adolescentes. Por outro lado, existem algumas intervenções que podem ser feitas, mediante autorização do médico e dos pais, tais como: a redução de mama, a otoplastia (orelha de abano), a ginecomastia (rapazes com a glândula mamária desenvolvida), a rinoplastia (nariz desproporcionado) e a prótese de mama (para quem tem hipomastia). Ser adolescente é complicado, será que vale a pena complicar ainda mais?

a carregar

138 

Catarina Guedes Duarte

Título:Sou adolescente e quero fazer uma plástica…

Autor:Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem:

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 15 )    recentes

  • Beatriz Santos 11-07-2013 às 13:46:07

    Oi, meu nome é Beatriz e tenho 14 anos, vou fazer 15. eu queria muito fazer uma rinoplastia porque minha giba é um pouco grande. Mas não tenho dinheiro para isso. Ninguém ainda me falou do nariz, mas não me sinto bem com ele.

    ¬ Responder
  • Gabriela 29-11-2012 às 13:35:12

    Eu não vejo problema algum em fazer plástica, independentemente da idade. Eu tinha um problema sério com as minhas orelhas e fiz uma cirurgia reparadora na Master health em São Paulo. Isso foi há 3 anos, quanto eu tinha 18 anos. Confesso que se tivesse oportunidade teria feito antes, pois sofri muito preconceito na escola e com os colegas da rua.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    09-10-2012 às 13:23:00

    Bom dia Catarina Guedes Duarte, como vai? Muito interessante e bem escrito seu texto! Espero que continue a escrever, Rua Direita só tem a ganhar com tantas pessoas promovendo o conhecimento de forma clara, direta, e correta. Realmente a adolescência é uma fase difícil, psicologicamente falando. Na verdade, acredito que seja a pior fase da vida, no sentido de instabilidade. Mas o que custa esperar a fase adulta? A maturidade vem com o tempo.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    09-10-2012 às 01:41:17

    Acho que todo adolescente deve pensar muito bem se quer ou não fazer uma plástica.Afinal,ele ainda está crescendo e muita coisa pode mudar na aparência dele naturalmente sem precisar de grandes modificações.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 22:04:37

    ... outra completamente diferente.Devemos deixar-nos crescer e descobrir que ter um nariz grande ou um peito pequeno são características nossas e que podem ser ultrapassadas. Há que trabalhar a mente em prol de um corpo são e é fundamental preparar os nossos jovens para a aceitação daquilo que são na realidade. Apesar desta minha opinião, uma cirurgia correctiva é aceitável, claro.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 22:02:21

    Existem aqui alguns aspectos que devem ser tidos em conta. A cirurgia é correctiva? O que motiva o adolescente? Que idade tem ao certo?Crescer com a ideia de que se pode a qualquer momento corrigir ou embelezar com cirurgia não é correcto. Já todos nós passámos por uma adolescência e sabemos que perfeitos, nenhum de nós o foi, mas tomar uma decisão de uma cirurgia enquanto adultos é uma coisa, mas enquanto adolescente é... (continua)

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    08-10-2012 às 20:58:08

    consigo compreender que as adolescentes de hoje em dia com o monte de cisas que têm à mão, não lhes surja coisas do género à cabeça. a verdade é que a necessidade de ser perfeita nesta sociedade, ainda mais para as adolescentes que ainda estavam a afirmar a sua personalidade perante a sociedade. se deve ou não ser permitido? isso já é muito mais complicado, pois há a questão do arrependimento, que nem sempre surge.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    08-10-2012 às 19:33:34

    sinceramente para mim, acho um absurdo, sim, sei que cada um sabe de si, mas na adolescência, com tanta coisa para fazer, para viver, para exorbitar, e pensarem já em fazer plásticas?.. Não, o Mundo quer crescer extremamente rápido, as pessoas por vezes excedem-se nos pensamentos, querem tudo rápido e já, muitos para imitar outros, porque os invejam.

    ¬ Responder
  • luciana 06-01-2012 às 19:15:03

    tenho 19 anos e vou fazer a abdominoplastia.. é contra indicado pela questao da idade?

    ¬ Responder
  • marcelo augusto 10-08-2011 às 15:41:32

    Ola meu nome é marcelo e eu tenho 17 anos eu queria fazer uma plastica no nariz porque é muito grande e uma plastica na orelha,pq uma orelha minha é diferente da outra ai eu queria corrigir,mais eu não tenho dinheiro alguem podeira me ajudar aqui esta meu msn e e-mail: marceloaugusty03@hotmail.com muito obrigado e desculpa o incomodo até

    ¬ Responder
  • deividi 07-08-2011 às 15:45:42

    @dhyego
    nao sei se na sua idade conven fazer a plastica que tanto quer pois acredito que o formato de seu rosto ainda possa mudar até completar a idade adulta mas o que vc quer se chama bioplastia se quer se parecer com mj tera de fazer nas linhas das mandibulas maças do rosto e queixo pequise por bioplastia no ggogle que vc podera ter uma noçao vc enconrara muitas fotos de antes e depois abraços

    ¬ Responder
  • leonardo 04-06-2011 às 19:59:14

    vai estudar, menina!
    tenta ser alguma coisa na vida!

    agora... concordo SOMENTE SE FOR CIRURGIA CORRETIVA

    ¬ Responder
  • Ana 17-04-2011 às 22:01:15

    Oi , meu nome é Ana , tenho 18 anos , quero fazer uma cirurgia , porque sou gordinha , pensei em uma abdominoplastia e uma Lipo , tb tenho , muita coxa , minha mãe fica muito preocupada comigo =/

    ¬ Responder
  • dhyego 03-04-2011 às 17:48:44

    eu não sei o nome,mais eu queria fazer uma cirurgia que deixa o maxilar mais quadrado sabe igual a que o michael jackson fez não tão quadrado e exagerado igual ao dele mais quero fazer tenho 16 anos posso fazer ou não ?? respondão aii ! brigado

    ¬ Responder
  • matheus 02-03-2010 às 16:00:37

    qual o nome da gata da foto

    ¬ Responder

Deixe o seu comentário

voltar ao texto
  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.