Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Electrodomésticos > Como limpar ventiladores

Como limpar ventiladores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Electrodomésticos
Visitas: 12
Comentários: 5
Como limpar ventiladores

É normal os aparelhos eletrodomésticos apanharem pó e sujeira. Tal como o computador, a televisão e o aquecedor, o ventilador atrai muita poeira, cabelos e pelos de animais domésticos se os tiverem em casa.

Deste modo devem ser limpos regularmente a fim de preservar a sua manutenção e eficácia. Para evitar que se estraguem, queimem o motor ou apanhem ferrugem deve fazer-se a manutenção de seis em seis meses. E limpá-los cuidadosamente para ficarem como novos, acabadinhos de comprar na loja.

Como as poeiras ficam no ar apesar de se aspirar o pó elas infiltram-se essencialmente nos aparelhos elétricos causando alguns problemas se não forem limpos eficazmente. É o caso dos ventiladores que se estiverem muito tempo com pó podem queimar o motor, gastam mais energia e desperdiçam a boa qualidade do ar que se respira causando alergias a ácaros, rinites e outras doenças de foro respiratório e de pele.

Para preservar a qualidade do ar deve em primeiro desligar-se a ficha para proceder á sua limpeza. Numa casa pode haver ventiladores de chão e de teto devendo estes ser limpos do mesmo modo, a diferença é que para os ventiladores de teto é necessário um escadote ou escada para o limpar.

A melhor maneira para executar este serviço é escovar a poeira com uma escova de cerdas de modo a passar em toda a superfície do aparelho e até ficar totalmente livre de pó ou humidade.

Em seguida deve passar-se com um pano de flanela húmido só com água ou sabão neutro. O uso de detergentes é dispensável e não muito recomendável para os aparelhos elétricos. Em vez do pano de flanela pode usar-se o algodão que não larga pelo.

Convêm que seja macio para não riscar e também não deve ter muita água. Esta é contraproducente para aparelhos elétricos sendo por isso de evitar. Os de teto limpam-se exatamente do mesmo modo e pode ainda colocar-se um produto contra a ferrugem na parte metálica para evitar que enferrujem e fiquem com uma aparência envelhecida.

É importante chamar a assistência de vez em quando antes dos aparelhos começarem a dar problemas ou estragarem. A manutenção preserva qualquer aparelho elétrico evitando consequências desagradáveis de queimar ou provocar choques se estes estiverem expostos a humidade, sol ou poeira que são causadores de degradação e mesmo estragos. Após estas consequências pode não ser possível a sua reparação ou ficar mais dispendioso o seu concerto.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como limpar ventiladores

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 12

795 

Imagem por: ToastyKen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-04-2014 às 04:51:26

    Muito bom! As dicas foram bem fáceis de como limpar os ventiladores. Limpo retirando a poeira com um pano úmido e depois, pano limpo. Adorei e a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • cecília nicoláu

    15-02-2014 às 05:41:32

    onde consertar ventilador honewell, queimado...

    ¬ Responder
  • gilmar dos Passos Gomes

    22-07-2013 às 10:42:36

    Tenho 3 ventiladore splendore ,ja fiz de tudo para limpa lo mais ele nao abre,assim fica dificil,um ventilador tao bom nao abre para limpeza,nao entendo isso.

    ¬ Responder
  • teresa

    05-01-2013 às 12:09:12

    obrigada tereza

    ¬ Responder
  • JULIANA

    25-11-2014 às 00:10:38

    O MEU VENTILADOR NÃO ABRE FICA MUITO DIFÍCIL, NÃO É?

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar ventiladores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: ToastyKen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios