Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Electrodomésticos > Como limpar ventiladores

Como limpar ventiladores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Electrodomésticos
Visitas: 12
Comentários: 5
Como limpar ventiladores

É normal os aparelhos eletrodomésticos apanharem pó e sujeira. Tal como o computador, a televisão e o aquecedor, o ventilador atrai muita poeira, cabelos e pelos de animais domésticos se os tiverem em casa.

Deste modo devem ser limpos regularmente a fim de preservar a sua manutenção e eficácia. Para evitar que se estraguem, queimem o motor ou apanhem ferrugem deve fazer-se a manutenção de seis em seis meses. E limpá-los cuidadosamente para ficarem como novos, acabadinhos de comprar na loja.

Como as poeiras ficam no ar apesar de se aspirar o pó elas infiltram-se essencialmente nos aparelhos elétricos causando alguns problemas se não forem limpos eficazmente. É o caso dos ventiladores que se estiverem muito tempo com pó podem queimar o motor, gastam mais energia e desperdiçam a boa qualidade do ar que se respira causando alergias a ácaros, rinites e outras doenças de foro respiratório e de pele.

Para preservar a qualidade do ar deve em primeiro desligar-se a ficha para proceder á sua limpeza. Numa casa pode haver ventiladores de chão e de teto devendo estes ser limpos do mesmo modo, a diferença é que para os ventiladores de teto é necessário um escadote ou escada para o limpar.

A melhor maneira para executar este serviço é escovar a poeira com uma escova de cerdas de modo a passar em toda a superfície do aparelho e até ficar totalmente livre de pó ou humidade.

Em seguida deve passar-se com um pano de flanela húmido só com água ou sabão neutro. O uso de detergentes é dispensável e não muito recomendável para os aparelhos elétricos. Em vez do pano de flanela pode usar-se o algodão que não larga pelo.

Convêm que seja macio para não riscar e também não deve ter muita água. Esta é contraproducente para aparelhos elétricos sendo por isso de evitar. Os de teto limpam-se exatamente do mesmo modo e pode ainda colocar-se um produto contra a ferrugem na parte metálica para evitar que enferrujem e fiquem com uma aparência envelhecida.

É importante chamar a assistência de vez em quando antes dos aparelhos começarem a dar problemas ou estragarem. A manutenção preserva qualquer aparelho elétrico evitando consequências desagradáveis de queimar ou provocar choques se estes estiverem expostos a humidade, sol ou poeira que são causadores de degradação e mesmo estragos. Após estas consequências pode não ser possível a sua reparação ou ficar mais dispendioso o seu concerto.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como limpar ventiladores

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 12

795 

Imagem por: ToastyKen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-04-2014 às 04:51:26

    Muito bom! As dicas foram bem fáceis de como limpar os ventiladores. Limpo retirando a poeira com um pano úmido e depois, pano limpo. Adorei e a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • cecília nicoláu

    15-02-2014 às 05:41:32

    onde consertar ventilador honewell, queimado...

    ¬ Responder
  • gilmar dos Passos Gomes

    22-07-2013 às 10:42:36

    Tenho 3 ventiladore splendore ,ja fiz de tudo para limpa lo mais ele nao abre,assim fica dificil,um ventilador tao bom nao abre para limpeza,nao entendo isso.

    ¬ Responder
  • teresa

    05-01-2013 às 12:09:12

    obrigada tereza

    ¬ Responder
  • JULIANA

    25-11-2014 às 00:10:38

    O MEU VENTILADOR NÃO ABRE FICA MUITO DIFÍCIL, NÃO É?

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar ventiladores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ToastyKen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios