Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Vestidos de noiva têm de ser brancos?

Vestidos de noiva têm de ser brancos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Vestuário
Visitas: 7
Comentários: 24
Vestidos de noiva têm de ser brancos?

“Claro que não!” Respondem a maioria das mulheres que conheço, mas seriam realmente capazes de vestir um de outra cor?

Na tradição moderna, a cor mais comum do vestido de noiva é o branco, o que também inclui o marfim, o champanhe, o bege e outras tonalidades afins. Mas de onde vem essa tradição? Na realidade, começou a ser vulgarizado após a publicação de uma fotografia do casamento da Rainha Vitoria de Inglaterra com o Príncipe Albert. A rainha vestiu-se desta cor, o que fez com que as noivas da época optassem por vestidos brancos como forma de devoção à monarca.

Antes da era vitoriana, as noivas utilizavam vestidos de qualquer cor, excepto de cor preta que era utilizada em funerais, e o vermelho, por ser uma cor muito associada a mulheres de má fama. Já na Grécia ou na Roma antiga, a cor escolhi era já o branco. Representando pureza, era também escolhido para os baptizados.

Mas apesar deste passado, hoje em dia há já mulheres que ousam escolher vestidos de noiva com cores diferentes do branco. A escolha do vestido é dos momentos mais marcantes da preparação de todo o casamento, devendo ser escolhido pela noiva, que não se deve deixar influenciar pelos gostos de amigas ou familiares. É só seu, escolhido por si, para o seu dia! Opte, acima de tudo, por um no qual se sinta bem e a torne ainda mais bonita. Visite diferentes lojas, vista vários e mesmo que ache que certas cores, formas ou design nada têm a ver consigo, arrisque experimentá-los para ver como lhe assentam. E se chegar à conclusão que a cor que mais a favorece não é, definitivamente, o branco nem os seus derivados, porque não usá-la? Se aquele é o tal vestido que estava a procura, vá em frente e não ligue aos comentários que vai ouvir de todos os que estão habituados a criticar tudo o que vai contra o esperado e convencional.

Pode ainda informar-se acerca do significado de cada cor, mas faça-o apenas por curiosidade, até porque as definições vão variando de fonte para fonte. Por exemplo: vermelho é associado a paixão ou morte; o preto a arrependimento; o amarelo a felicidade ou falta de auto-estima da noiva; o lilás à espiritualidade; o cinza/chumbo indica que os noivos vão viver distantes ou no campo; o rosa prevê perda económica; o bege antevê uma vida turbulenta; o verde indica timidez e o azul sinceridade por parte da esposa.



Cláudia Bandeira

Título: Vestidos de noiva têm de ser brancos?

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 7

777 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 24 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    17-09-2014 às 03:21:41

    O vestido de noiva de cor branca realça demais a mulher. Não vejo outra cor tão perfeita para esse momento. Mesmo que seja tão antigo, até hoje ele é o mais preferido entre elas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    08-06-2014 às 03:57:13

    Mesmo haver se passado tantos e tantos anos, a cor branca ainda é bem usado. Creio que a noiva fica muito linda de branco, há um significado e outra cor ficaria esquisito...sei lá!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoligiane

    18-03-2014 às 15:45:04

    irei me casar de branco mas estou totalmente seduzida pela cor branco( marfim) ! acho que quebra um pouco aquela cor branco demais sabe!
    oq vcs acham?

    ¬ Responder
  • Natália

    26-01-2013 às 07:34:52

    Bom dia vou ser madrinha de casamento a noiva vai usar lilás ela disse que posso usar branco tem problema se eu for de branco o vestido nao tem babados e nem é volumoso é bem basico

    ¬ Responder
  • Mariulde Irayulde naya serafim

    19-01-2013 às 08:40:06

    bem por me gosto de casar com a cor branca porque significa a pureza de uma mulher mas o cor de rosa e de uma mulher sonhadora e o vermelho e de uma mulher que e muinto sensual eo castanho e para uma mulher que casa com dor de cutovelo ela casa com um outr mais no funda gosta de outro so nao casa porque o mesmolhe fez sofrer por muintas mulheres como por Ex:as prostitutas .mas na verdade o que eu mais gosto e de cor branca e o rosa e para uma mulher com muina esperança de se este casamento acabar ou se o marido morrer ela terá esperança de que vai encomtrar um outro que lhe ama ou ela ama do mesmo jeito que o outro que morreu.bjsss

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 15:31:15

    Acredito que os melhores e ideais para a noiva em um casamento sejam os vestidos de noiva de cor branca. Representam a pureza de ter se guardado para esse momento unico. O casamento foi idealizado por Deus e feito para que se desfrutasse o sexo ali e somente ali. Esse e o motivo pelo qual deve-se usar o branco, porem hoje nao se ve mais isso.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 14:38:54

    Como refere com o seu exemplo da era vitoriana, os vestidos brancos nem sempre foram regra, não sendo mesmo utilizados. A brancura dos vestidos, tenho surgido associada ao ideal de pureza feminino, significando a virgindade da noiva, não encontra razão de ser no ocidente atual, tendo-se consagrado como tradição alheia ao significado. Considero que seria uma interessante afirmação do poder da mulher e do feminismo se as noivas começassem a variar nas cores do vestido.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 15:19:07

    eu acho que os vestidos de noiva não têm de ser brancos, mas não acho que se deva variar muito do bege, pérola, entre outros. branco sem dúvida que não. as noivas devem fugir do branco. vermelho e preto sem dúvida que não até porque tem as conotações que escreveu. contudo, eu estou e acordo que cada noiva deve escolher o que mais gosta. é o dia dela, logo deve usar o que bem quiser.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    07-09-2012 às 22:25:55

    Uma vez fui a um casamento em que a noiva ia de vermelho vivo. Apesar de muitas criticas, nós as amigas demos a maior força e foi unânime entre nós que ela estava lindíssima. Se a noiva é uma pessoa diferente todos os dias porque deixar de sê-lo no dia do casamento. Nada como fazer a vontade aos noivos, afinal, o dia é mesmo deles.

    ¬ Responder
  • alexandra camiloalexandra camilo

    09-07-2011 às 21:28:12

    @gabriela
    Oi Gabriela, as mulheres da época medieval faziam os vestidos de noiva delas assim e olha que na época todas tinham que se casar virgens, porque na época o costume era esse.

    ¬ Responder
  • Inova Telas Indústria e ComércioDaris

    14-02-2011 às 14:46:38

    Pois eu vou me casar de prata chumbo, falta um mês, adoro, eu não uso roupas brancas no meu dia a dia pq não gosto, então, no dia mais importante, com certeza, não vou usar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogabriela

    20-10-2010 às 14:01:50

    Vou casar de vestido branco com detalhes generosos em vermelho, minha mãe achou um barato miha tia disse:Que não cai bem para uma virgem.Disse a ela: Q não cai bem é quem ñ é + nada casar de branco.Quem é tem direito de usar e abusar de tudo branco,verde,azul,vermelho ou misturado.O q vale é se sentir bem i chamar muita atenção.

    ¬ Responder
  • alexandra camiloalexandra camilo

    24-08-2010 às 22:56:21

    As cigans Rom usam vermelho para se casar no civil e o branco para o religioso, as chinesas se casam de branco ou bege no civil, mas no religioso elas usam é o vermelho, porque para elas esta cor é a cor da sorte e eu prefiro um vestido da cor bwege com detalhes em vermelho. Casar de branco é querer copiar oso outros, pois se uma amiga sua se casa de branco, será que você é obrigada a se casar de branco só porque ela se casou?

    ¬ Responder
  • renatarenata

    03-03-2010 às 01:09:13

    eu sou renata de guarulhos eu quero casa de oreto fica otimo o branco fica na tradição de que ainda é virgem,fica muito cafona ver á pessoa de branco e vendo que já se foi tudo.

    ¬ Responder
  • ninamninam

    02-01-2010 às 19:49:56

    eu concerteza me casarei de vermelho

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTina

    04-11-2009 às 02:33:21

    Quem é rico e segue a tradição usa o branco que é bem mais discreto, o detalhe que importa, gosto de vestidos todos trabalhados e com um decote ousado nas costas.

    ¬ Responder
  • Alexandra CamiloAlexandra Camilo

    14-10-2009 às 00:44:21

    Bom, eu também adoro a cor vermelha, mas prefiro usa-la só no civil, como fazem as ciganas no casamento consultudinario que é a cerimônia civil delas, o branco só é usado no casamento religioso..

    ¬ Responder
  • camila maiacamila maia

    27-09-2009 às 23:12:41

    gostaria de saber qual o tipo de vestido de noiva eu devo usar pois sou gordinha tenho 1,65 metros e 95 kilos .nao sei qual modelo poderia usar ...

    ¬ Responder
  • LíviaLívia

    27-08-2009 às 22:38:11

    Bem,eu sou novinha tenho só 14 anos mas eu nunca tive sonho de me casar de branco ou pelo msnos td o vestido branco eu quero é me casr ou de azul ou de vestido branco com generozos detalhes em azul !!!!

    ¬ Responder
  • denisedenise

    05-06-2009 às 18:53:26

    por que a marioria das munhere se casar de branco

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCamila

    02-06-2009 às 21:05:33

    Meu sonho é me casar vertida num estonteante vestido vermelho,tomara-que-caia,bordado e com luvas longas,umm veradeira roupa de rainha.sei que vou chocar muita gente,mas e daí?o casamento é meu!tô pagando...bjos!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosania

    02-06-2009 às 05:47:39

    Estou na peleja pra arrumar um vestido colorido,,, quer dizer que nao seja branco, palha, salmon,,,, quero outras cores mais ta dificilll se souberem de algum site por favor me informem... fui

    ¬ Responder
  • Alfredo Realistadenise

    09-04-2009 às 23:21:34

    meu maior sonho e me casar de vermelho

    ¬ Responder
  • laura cristinalaura cristina

    23-03-2009 às 01:29:00

    por eu gostar muito de vermelho,eu acho q um vestido de casamento vermelho é lindo.não só,por eu gostar do vermelho,mas sim por que é diferente por que quase nao se vê uma noiva casando de vermelho.

    ¬ Responder

Comentários - Vestidos de noiva têm de ser brancos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O altíssimo preço da Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
O altíssimo preço da Vida\"Rua
Altíssimo preço da Vida
Numa certa manhã de sol, a menina olhos clara chamada Clarisse acorda e antes que os seus familiares acordassem, ela sai para ir ao mercado até que seguindo pela calçada um rapaz desembalando uma droga em meio a um plástico logo a sua frente senta-se logo a sua frente tendo o efeito da cocaína sendo ali realizado e ajoelhado aos seus pés clama pela ajuda dela, mas um de seus melhores amigos pelo qual esconde a sete chaves um sentimento bom à vista alvejada pelo moço, olha para os dois lados da rua para atravessar, empurrá-la e chutar o rapaz que somente queria alimentar-se e uma blusa de frio.


- Por que fez isso? Ele não iria me fazer nada.
- E o que ele queria com você?
- Não sei. Você não o deixou falar!
- Com essas coisas você sabe que não pode brincar! Sabe lá que esse rapaz poderia fazer com você.
- Está certo. Só que olha lá! Ele está passando mal [...] Não vamos continuar sendo insensíveis e cegos igual ao mundo inteiro! Pelo menos vamos ali comprar um pão para ele comer, tira essa camiseta e dá a ele!
- Quem não garante que ali na esquina ele não troque o pão e a camiseta ali na esquina com um vendedor [...].
- Não pode pensar assim toda vez [...]. As pessoas são diferentes umas das outras pelo pensamento olha pra gente agora! E quem garante que ele vai comer aqui mesmo o pão e por a camiseta ou ali na esquina mesmo!
- Ok. Faça o quiser! Depois não diga que eu não avisei. – Começou a andar em direção à sua casa.
- Vai pra onde?
- Pra onde você acha? A minha mãe está me esperando para tomar café.
- Vai com Deus.


- Amém. – Saiu em direção à sua casa.
Ela estendeu o braço para o moço levantar.
- Me acompanharia até o supermercado?
- Sim. Se não for nenhum incômodo!
- Sem drama! – Respondeu ela.
- Obrigado por ter me ajudado! Aquele menino é alguma coisa sua?
- Só um amigo e nada mais.
- Entendi. Prefere comer o quê?
- Qualquer coisa! Não importa o que seja.
- Ok.
- Só você vive essa vida nas drogas da sua família?
- A minha história o que ela tem de grande, complexa e um pouco engraçado é bem capaz de que não entenda, mas, respondendo a sua pergunta. Sou o único da família!
- Por que engraçado?
- Por conta do vício perdi um diamante raro [...].
- É poeta?
- Não! Quem me dera ser poeta. – Sorriu.
- Quando disse no diamante raro, em quem estava se referindo?
- Minha mãe [...]. Uma divina com o fornecedor foi bastante para que ela morresse!
- Nossa! Que triste. Isso explicaria o porquê de estar morando na rua?
- Sim.


- Nunca pensou em esclarecer esse desentendido?
- Não adiantaria, pois não me aceitaria da forma de como sou.
- Será que não?
- Queria pedir a eles perdão pelo meu jeito mesmo que isso não traga a minha família de volta!
- Por que você não tenta?
- Não tenho mais coragem de olhá-los no fundo dos olhos [...].
- Por que não?
- Por conta desse vício maldito!
- E se propor a eles de que irá se tratar [...]. Vocês podem promover uma campanha em todo canto para a arrecadação da verba para o tratamento!
- Como e por onde eu começo?
- Aí meu Deus! – Espantada ao olhar o relógio.
- O que foi?
- Preciso ir! O meu pai vai acordar para tomar café e ir trabalhar. Encontra-me aqui mais tarde?
- Que horas?
- Ao anoitecer.
- Tudo bem.
- Tchau. – Deu um beijo na bochecha do rapaz entrou correndo no mercado. Comprou o pão e foi correndo para casa.
- Que demora menina! – Falou a mãe.
- A fila para pegar o pão estava muito grande.
- Ok. Vai acordar o seu pai! – Desligando a boca do fogão que esquentava o café.
- Tá.


Depois do café da manhã ela arrumou a sua cama, arrumou a mesa do café, disse à sua mãe que iria à casa de sua colega da faculdade para terminar um trabalho quando na verdade ela ia tomar conhecimento do altíssimo preço que às vezes é cobrado por ser bonzinho, ela é pego por trás e pelos braços, o rapaz empurrou ela para dentro de um depósito de lixo e lá ela viveu o pior momento de sua vida. Ela foi abusada por doze rapazes das quais ela não viu o rosto até que o tal viciado chegou e a salvou.
- Nossa! Obrigado. Se não houvesse chegado não sei o que seria de mim.
- Que isso faria de novo se fosse preciso.
- Eu tenho um amigo que é locutor de rádio que pode te ajudar a pedir perdão à sua família!
- Ah é! E em qual rádio ele trabalha?
- É aqui perto!
- Mas tem aquelas rádios de transmissão nacional e municipal.
- Entendi. Aí eu já não sei, mas nós podemos perguntar!
- Boa!
Eles foram até a central da rádio que ficava a duas quadras dali. Ela conversou com o seu amigo que permitiu que o moço fizesse a mensagem e que fosse transmitida pela rádio. No entanto, quando sua irmã ouviu a mensagem do outro lado, as lágrimas rolaram e ela acabou deixando cair no chão uma travessa de vidro que estava secando cair no chão e o irmão dela pergunta.
- O que foi? Está tudo bem aí?
- O nosso irmão está no rádio!
- O que foi? – Saltou da cama o rapaz impressionado. – Ele disse aonde e como está? – Perguntou.
- Zona sul de São Paulo.
- Mas deixou o endereço?
- Não.


- Que rádio é?
- Metropolitana.
- Pega o número telefônico no site!
- Isso que estou fazendo agora.
Depois de pegar o número na internet a menina pegou e discou no telefone, mas somente caía na caixa postal.
- E aí?
- Caiu já na caixa postal novamente!
- O que acha de nós irmos pra lá de novo?
- Uma boa, mas você tem dinheiro?
- Sim. Só falta saber qual é o preço da passagem na rodoviária!
- Vou dar uma pesquisada aqui!
- O que você quebrou?
- A travessa de vidro. O que vamos dizer ao papai?
- Que nós vamos fazer uma visita a um amigo seu.
- Tá. Ok!
Ao fim da tarde ela chegou a na cidade de São Paulo e foram logo a radio. Disseram que o rapaz pelo qual foi cedido o espaço na programação é irmão deles. Com isso o radialista ligou para a sua amiga dele e combinou um local para fazer o encontro surpresa da família toda reunida no dia seguinte.
No amanhecer do dia seguindo o rapaz, morador de rua foi acordado por sua nova amiga e ela pediu que ele a acompanhasse sem que soubesse de nada. Quando chegou a uma praça ele logo reconheceu os seus irmãos de costas para ele que não conseguiu a partir de então segurar as lágrimas e eles enfim, se perdoaram e disseram um ao outro que nada e ninguém viriam a separá-los novamente.
O amigo radialista da garota percebeu de que estava com umas marcas estranhas e perguntou descontraído.
- O que te aconteceu?
- Passei por um episódio triste ontem.
- O que aconteceu?


- Quase fui estuprada ontem [...] Só não fui graças a este meu amigo.
- Já foi à delegacia fazer o boletim de ocorrência? Contou aos seus pais?
- Ainda não.
- Está esperando o quê? Quer que eu ajude você estando contigo quando contar?
- Estou com medo! Sim.
- Não é pra menos!
Deixaram-nos lá no momento angelical e familiar e ela foi lá com o radialista contar e não foi pra menos, sua família deu parte na delegacia além de promover uma campanha contra esses absurdos na vida de uma mulher.

Pesquisar mais textos:

Kaique Barros

Título:O altíssimo preço da Vida

Autor:Kaique Barros(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios