Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Trabalhe como uma máquina

Trabalhe como uma máquina

Categoria: Máquinas
Visitas: 2
Trabalhe como uma máquina

Não se consegue, na actualidade, conceber um dia-a-dia sem o recurso permanente a máquinas, sejam elas de que tipo forem. O próprio ritmo impresso aos afazeres, a sua cadência e, por vezes, urgência, impõem algo bastante mais sofisticado, rápido e eficaz do que a força e o trabalho de braços.
Embora criadas e fabricadas pelo Homem, as máquinas suplantam em muito a sua capacidade produtiva e, enquanto não avariam, podem mesmo sublimar ou evitar erros humanos decorrentes da falta de atenção, do cansaço exacerbado, de distracções pontuais e até de inaptidões intrínsecas.

Naturalmente que onde haja sistemas altamente mecanizados, a mão-de-obra requerida é substancialmente menor, o que pode constituir um problema social. A existência de mais aparelhos significa, em inúmeros casos, a redução dos trabalhadores contratados, ou até o acréscimo dos despedidos. Vendo pelo lado do patrão, as máquinas representam um enorme investimento inicial, mas são a garantia de uma produção redobrada, constante, uniformizada, para além de não entrarem de férias, não reclamarem aumento de salário, não se unirem em protesto, não fazerem greves nem tirarem licenças de maternidade para cuidar dos filhos. Também não consta que vão para os meios de comunicação social falar mal da entidade patronal.
Paralelamente, não há que preocupar-se em fazer-lhes descontos para a segurança social, pagar-lhes o 13.º mês, subsídio de Natal, etc.… Não são invejosas nem passam a vida a morder no parceiro (a não ser que se trate de um instrumento de corte, bem visto! E, ainda assim, trincará somente a matéria-prima que legitimamente lhe colocarem à frente.).

O manuseamento de máquinas exige a observação de alguma formação e de normas de segurança, mais ou menos apertadas, dependendo do tipo de engenho e dos materiais em causa, sendo que, em qualquer circunstância, «cuidados e caldos de galinha nunca fizeram dano a ninguém». Por exemplo, pode ser necessário o uso de vestimenta apropriada ou de protecções para os olhos e os ouvidos, no sentido de prevenir eventuais acidentes e /ou consequências para o futuro, resultantes da exposição a determinadas substâncias ou ao ruído. A verificar-se um imprevisto desta natureza, o trabalhador seria, indubitavelmente, o mais lesado, mas as sequelas atingiriam o seu núcleo familiar e o empregador seria, com certeza, chamado a responsabilidades, ou, no mínimo, julgado em praça pública.

Num tempo em que muitos se queixam que outros tantos não querem um trabalho mas um emprego, continuam a existir honrosas excepções à regra. Por “amor à camisola”, despique com algum colega, orgulho, ou simples gosto do fazer pelo fazer, há pessoas que trabalham tanto e tão bem que angariam dos que neles reparam elogios do género: «És uma máquina!»...

Maria Bijóias

Título: Trabalhe como uma máquina

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

602 

Comentários - Trabalhe como uma máquina

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Ler próximo texto...

Tema: Outros
Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?\"Rua
A ideia de sustentabilidade há muito deixou de ser apenas uma exigência da modernidade ou de estilo para ser um fator decisivo no bem viver do ser humano.

O termo é amplo, mas de modo geral, podemos dizer que sustentabilidade é a preocupação com a gestão de recursos no momento atual, de forma a garantir condições ideais de vida no futuro.

Em outras palavras, isso quer dizer que o que você fizer agora, trará reflexos no futuro. Simples assim! E como se essa ideia já não bastasse para uma tomada de posição enérgica, existem atitudes sustentáveis que afetam diretamente o seu bolso, sua saúde, sua condição de vida atual.

Muitos de nós temos o pensamento errôneo de que os recursos naturais são infinitos. Já que sabemos ser esse um pensamento equivocado, comece a repensar o seu dia a dia, pois o seu lar é o elo de uma extensa corrente que, se bem ajustada, poderá trazer resultados surpreendentes.

Veja o que podemos fazer para ter uma atitude sustentável e estar em sintonia com o que há de melhor no pensamento mundial sobre bem-estar.

Iluminação: Atualmente temos uma infinidade de opções de lâmpadas que mantêm a luminosidade sem prejudicar o meio ambiente. Nesse quesito, as lâmpadas de LED têm sido usadas com sucesso em substituição às de filamento (em franca extinção por conta de seu gasto exorbitante) e às eletrônicas. Sempre que possível, utilize a luz natural, deixando o ambiente com cores claras e leves.

Água: Recurso que muitos entendem será o X da questão mundial em futuro muito breve, o precioso líquido vem sendo maltratado há muito tempo. Hoje, são inadmissíveis certas atitudes com relação ao gasto de água. Torneiras e chuveiros gotejantes devem ser consertados rapidamente, bem como o ato de “varrer” quintais e calçadas com mangueiras não pode ser mais tolerado em tempos de crise hídrica. Carros podem ser lavados com balde e esfregão, e o resultado ainda assim ficará ótimo.

Energia: Evite o abre e fecha da geladeira. Ao cozinhar, por exemplo, tenha em mente o que vai precisar retirar do refrigerador, assim você abrirá bem menos o aparelho, evitando gasto desnecessário de energia. A lavagem de roupa deverá ser bem administrada, de forma que a máquina de lavar não seja acionada muitas vezes sem motivo. Espere o acúmulo de roupas para reduzir o número de ciclos. Limpe com frequência o filtro do aparelho de ar condicionado para evitar sobrecarga e desperdício de recursos.

Uma última dica: no mercado é possível encontrar temporizadores de iluminação (timers). Com eles você pode ajustar o tempo que uma lâmpada ficará acessa quando não tiver ninguém no recinto. Isso fará uma bela diferença em sua conta de energia e ajudará o planeta a usar menos recursos preciosos.

Pesquisar mais textos:

Lauro Damilo Dias

Título:Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Autor:Lauro Damilo Dias(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios