Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Manutenção de Máquinas de Costura

Manutenção de Máquinas de Costura

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Visitas: 10
Comentários: 13
Manutenção de Máquinas de Costura

Quer a sua máquina de costura seja a sua principal ferramenta de trabalho quer a use apenas pontualmente para realizar pequenos trabalhos, você precisa de ter alguns cuidados de manutenção para que ela se mantenha em perfeitas condições durante mais tempo. Deixo aqui algumas dicas que irão prolongar o tempo de vida útil da sua máquina e fazer-lhe poupar muito dinheiro:

1.Mantenha-a limpa – Atente na sua máquina. Está coberta com manchas e sujeira? Bem, é provável que os interiores estejam bastante sujos. Comece por limpar toda a máquina com um pano húmido. Abra a caixa da bobine e use uma pinça para retirar qualquer fiapo (se você já não faz isso há muito tempo, haverá um monte). De seguida use ar comprimido para remover o pó das partes interiores da máquina, das fendas e dos buracos mais pequenos.

2. Lubrifique a sua máquina - Algumas máquinas são lubrificadas automaticamente, no entanto há outras que não.
Se este for o seu caso então deve lubrificá-la periodicamente. Após a lubrificação costure um tecido velho para evitar que o óleo que possa escorrer estrague o seu trabalho.

3.Verifique os cabos da sua máquina – Com o tempo os cabos desgastam-se e os fios podem ficar descobertos. Isto representa um perigo para si e quando isso se verificar deve mandar substituir esses cabos.

4.Se você costura o dia inteiro, então deve limpar a sua máquina no mínimo uma vez por mês para mantê-la em boas condições. Além disso, e como a sua máquina está sujeita a uma intensa carga de trabalho, você deve levá-la a um profissional, todos os anos, para ser calibrada e “limpa a fundo”.

5. Use as agulhas adequadas – Não use sempre a mesma agulha para todos os tipos de trabalho. Tecidos diferentes requerem agulhas diferentes. Para tecidos mais duros deve usar agulhas mais robustas e vice-versa. Informe-se sobre as agulhas adequadas para cada tipo de tecido e tenha sempre várias em casa.
Usar a agulha certa fará com que a máquina trabalhe de forma eficiente e protege o motor.

6. Mantenha a máquina coberta quando não está a trabalhar – Normalmente as máquinas trazem uma capa protetora. Se não tiver uma capa então compre uma ou faça você mesma, e cubra sempre a máquina quando não a estiver a usar.

Realizando estas tarefas de manutenção simples irá prolongar o tempo de vida da sua máquina, aumentar a eficiência e tirar maior partido dela.


Carlos Vieira

Título: Manutenção de Máquinas de Costura

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 10

767 

Imagem por: House Of Sims

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • raisa

    28-05-2014 às 17:03:51

    ola
    Preci~sava de ajuda para montar a roda de ajuste da linha superior, desmontei a rodinha mas ja não me lembro como montat , tem 2 molas e não sei a seguência das pecinhas. Alguem pode ajudar me?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    31-05-2014 às 02:22:28

    A Rua Direita orienta que veja o manual, pois cada máquina tem um jeito diferente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 03:42:55

    A máquina de costura é uma excelente ferramenta para criar roupas e que ajuda na atividade cotidiana, é sempre prazeroso costurar. Tão importante quanto comprá-la é mantê-la sempre funcionando muito bem. Então, a limpeza, o uso adequado e a manutenção é essencial.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Donizete Marcos

    24-02-2014 às 23:12:21

    Moro na região da zona sul e gostaria de saber onde posso encontrar o curso de manutenção de maquina de costura.Quero muito ingressar nesta área, mas não sei onde tem uma escola de confiança.Se você poder me ajudar eu agradeço.
    Boa noite

    ¬ Responder
  • Luci Teresa Carreiro

    19-06-2013 às 20:17:42

    Adorei a dica mas vcs pode postar as agulhas pra cada tecido como vcs falou acima Atenciosamente Luci

    ¬ Responder
  • claudia

    20-04-2013 às 18:15:30

    Boa noite eu tenho uma maquina reta industrial ynatex estou costurando malha mercerizada com agulha 11 mas esta pulando qual seria a melhor para esta tecido..?

    ¬ Responder
  • Valdezangela Leví da Silva

    16-12-2012 às 18:41:01

    gostaria que me enviasse dicas de manutenção da maquina de costura yamata overlok. desde já, obrigada!

    ¬ Responder
  • claudeteclaudete

    30-05-2012 às 14:58:49

    preciso saber como regular a correia da yamata reta, obrigada!

    ¬ Responder
  • vitor santosvitor santos

    01-03-2012 às 13:12:10

    @elisabeth santana
    sim mais quando comprar verifique se as peças sao da marca da maquina

    ¬ Responder
  • elisabeth santanaelisabeth santana

    29-09-2011 às 19:54:55

    gostaria de saber se posso comprar algumas peças para colocar na minha máquina para que eu possa bordar

    ¬ Responder
  • Sergio Neto MaungueSilmara Albino Lopes

    08-07-2011 às 00:11:17

    Ola boa noite gentileza enviar para mim apostilas sobre manutencao de maquinas ,reta manual, facilita plus , overlok industrial. desde ja agradeco....

    ¬ Responder
  • sergiosergio

    20-02-2011 às 16:00:35

    oi manda pra mim algum livro pra eu estudar manutençao de maquinas por favor obrigado deus abençoe voces

    ¬ Responder
  • flavioflavio

    15-05-2010 às 18:11:49

    boa tarde tenho uma maquina de costura pfafe que está fora do tempo (quando a agulha desce bate na peça que fica a bolbina)
    como posso regular ela.
    obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Manutenção de Máquinas de Costura

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: House Of Sims

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios