Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Haverá vida em Marte?

Haverá vida em Marte?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Visitas: 2
Haverá vida em Marte?

Cada vez mais se procura encontrar ou saber se há de fato vida em Marte. Por isso, nos nossos dias verifica-se a mais exaustiva procura por vida em Marte até hoje verificada.

O principal objetivo da missão(Exos Mares) é sem dúvida, determinar se alguma vez existiu vida no chamado Planeta Vermelho. A curiosidade é tão grande que a Agência Espacial Europeia ESA e a NASA, estão a trabalhar juntas em vários robôs que irão explorar Marte como nunca até aqui, e fornecer dados sobre a história e composição do planeta. Deste grande projeto, espera-se que venha a garantir a base para a missão Mars Sample Return, na década de 2020, a fim de fornecer dados para uma missão que que será tripulada talvez em 2030!

No entanto, este é um programa que que tem sido alvo de alterações e inclusive cancelamento. Esta missão deveria ser lançada no presente ano em curso, em conjunto com uma nave espacial russa. Em face do ocorrido, a ESA e ASA aliaram-se com a finalidade de lançarem duas missões, a bordo de dois foguetões Atlas V, cem 2016 e 2018.

O seu objetivo é determinar se há vida em Marte, onde serão colocados dois rovers na sua superfície.

O seu lançamento está já previsto para o ano de 2018, ficando lá cerca de nove meses.
o que se pretende com esta missão extraordinária é aterrar numa área com um alto potencial habitável e procurar indícios de vida sob a sua superfície. O modo de o explorar é efetuar perfurações subterrâneas e recolher amostras.

Haverá nesta missão um controlo terrestree , com base em imagens das câmaras a bordo, que irão instruí-los como percorrer cerca de 100 metros por dia marciano.

O rover tem 6 rodas para se mover e estarão munidos de giroscópios e inclinómetros , para os ajudar a atravessar o terreno mole de Marte.

A perfuração do terreno será até dois metros, par
a se recolherem amostras e estudar a composição química e física, antes de os dados serem enviados para a Terra.

Esta missão, apesar de ainda estar numa fase apenas conceptual, tem o firme propósito de recolher amostras do solo marciano e determinar as hipóteses de Marte poder suportar vida.
A primeira máquina a procurar vida nele foi a sonda viking, da NASA, já em 1976. As tentativas prosseguem cada vez mais sofisticadas e com uma tecnologia mais avançada.


Pedro gil Ferreira

Título: Haverá vida em Marte?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Comentários - Haverá vida em Marte?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios