Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O maior vulcão de lama

O maior vulcão de lama

Categoria: Outros
Visitas: 16
O maior vulcão de lama

Os vulcõe são sem sombra de dúvida um fenómeno do ecossistema. Mas como é que eles expelem lama das profundezas das entranhas da terra?

Na verdade, existem vulcões de lama em terra e no fundo do mar. E, expelem a sua lama através de fendas na Terra, originando grandes espetáculos mas, aterrorizadores.
Tal como os vulcões comuns, podem efetivamente, formar montes com centenas de metros de altura, projetando a sua lama por vários quilómetros no ar.

Além desta lama projetada, podem ainda formar crateras idênticas a funis, que deixam escorregar como que um lago de lama.

Os gases que os vulcões expelem são outro fenómeno, em que espontâneamente se transformam em línguas de fogo.

Há no ecossistema, muitos vulcões de lama em terra e no fundo do mar. A maior parte localizam-se desde os Alpes até aos Himalaias, sendo cerca de 30% localizados no Azerbeijão. É aqui que se localizam os maiores vulcões em forma de cone, porque os de lama estão em zonas de placas da crusta terrestre. Aqui, a placa oceânica afunda sobre o oceano.

O maior vulcão de lama da crosta terrestre encontra-se na Indonésia, concretatamente em Lusi e é conhecido por ser o maior vulcão de lama e, de crescimento mais rápido.

A erupção deste vulcão teve o seu início já em 2006 e a sua cratera explode cerca de 180 mil toneladas de lama quente por dia.

Apesar disso, os cientistas calculam que ele pode continuar em atividade por mais vinte e seis anos, expelindo muita lama. Tanta lama que poderá ser suficiente para encher 56 mil piscinas olímpicas, tal a sua magnitude!

Apesar das tentativas dos indonésios, para conter a sua torrente, largando bolas de betão gigantes na cratera, os esforços revelaram-se infrutíferos.

É por isso que hoje, cerca de oito quilómetros quadrados, ainda jazem submersos em lama, atngindo nalgumas zonas 18 metros de profundidade.

O resultado da atividade deste vulcão gigante, foi ter matado 13 pessoas, engolir dez mil edifícios e desalojar 30 mil pessoas, engolindo as casas.

O vulcão Lusi, é realmente invulgar e, segundo se diz, obra do homem. Ele foi devido a uma fuga, numa perfuração de gás, próximo da cratera, que fraturou a rocha, fazendo esta pressão, que por sua vez fez a lama jorrar pelas suas fendas.

Apesar disso a empresa alega que se tratou de um sismo.

Atualmente , a ciência suspeita de que há também vulcões antigos de lama em Marte, que podem ajudar a encontrar vida alienígena, cheia de micróbios do interior do planeta. Contudo, isto ainda é uma interrogativa, dos mistérios de outros planetas habitáveis.

Os vulcões podem expelir fumarolas negras ou brancas que são bastante tóxicas e contribuem para a poluição.


Pedro gil Ferreira

Título: O maior vulcão de lama

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 16

695 

Comentários - O maior vulcão de lama

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios