O melhor alimento que a natureza preparou para os bebés
O processo de amamentação traz benefícios para a saúde física e mental, da mãe e do bebé, além de reforçar o vínculo entre mãe e filho. Isto é de uma importância extrema, pois para além de proporcionar ao bebé a parte da alimentação, ajuda-o a sentir, através do contacto físico, que é amado.
O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebé necessita, protege-o de alergias, de vírus e bactérias, contribuindo para um crescimento saudável. Este adapta-se ao apetite e à sede de cada bebé, reduzindo a probabilidade de infecções respiratórias, criando uma maior resistência a diarreias e otites, reduz também, a probabilidade de o bebé se tornar uma criança obesa, ajudando ao seu desenvolvimento mental.
É mais facilmente digerido, promovendo o bom funcionamento dos intestinos, melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
Mas há também vantagens para a mãe, uma vez que facilita a perda de peso, ajudando a que a mulher volte a alcançar mais depressa o peso que tinha antes de engravidar, ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal, diminui o risco de cancro da mama e dos ovários, da osteoporose e de doenças cardíacas, está sempre pronto, poupa tempo, aumenta a confiança da mãe e diminui o grau de ansiedade, só para não mencionar que poupa dinheiro.
O leite varia na composição e na quantidade ao longo do período de tempo em que decorre a amamentação, ao longo do dia e ao longo de cada mamada, para assim poder responder às necessidades de cada bebé: quando o bebé nasce, é produzido o Colostro, um líquido amarelado e muito concentrado, rico em gorduras, sais minerais, proteínas e vitaminas e de fácil digestão.
À medida que o bebé vai crescendo, a composição do leite também se altera, para assim poder acompanhar o desenvolvimento do bebé e irá responder às necessidades nutricionais do mesmo. Por isso se diz que o leite materno é o alimento mais perfeito que a natureza prepara para os bebés.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Briana
28-07-2014 às 18:03:09Que ótimo saber disso! Muito bom, adorei e obrigada.
¬ Responder - Carla Horta
16-09-2012 às 23:20:33Karina, não posso deixar de comentar a sua realidade. Acredito que se sinta deprimida e que esteja sujeita a um turbilhão de emoções e que o facto de não poder amamentar ainda agrave mais o seu estado de espírito. no entanto deve pensar que não está a amamentar para se tratar e para ser a mãe que quer ser. Saudável, atenta, presente e feliz. Isso vai fazer com que o seu bebé seja feliz também.
¬ Responder - KARINA
10-11-2010 às 14:03:13acaabei me emocionando, tenho um bebê que acabou de completar quatro meses, a 15 dias atras foi diagnosticada em mim depressao pós parto, por esse motivo tive que parar de amamentar, tô muito sentida e sei que meu bebezinho sentiu tbm, não posso ver fotos de mulheres amamentando que começo chorar, quero ficar bem,mas infelizmente é mais forte que eu...
¬ Responder - Vanessa
21-05-2010 às 16:04:41Muito lindo,este bêbe.
¬ Responder
Parabéns pela escolha!