Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Categoria: Outros
Comentários: 6
Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Não tão fácil e nem tão difícil! Assim, elaborar um texto dissertativo requer muito de você e pouco do que sabe. Na verdade é preciso mais que um prévio conhecimento do assunto a ser dissertado, precisa de alguns segredinhos especiais para deixa-lo esteticamente e gramaticalmente perfeito! E provavelmente haverá muitas e centenas de rabiscos, antes da obra completa. Então, sente-se e aproveite para aprender juntos!

Ao dissertar sobre determinado assunto você terá que ter segurança do mesmo. Nada mais inconveniente numa leitura que deparar-se com um texto que a pessoa não sabe, nem entende do que está escrevendo. Nossa, muito ruim para você e péssimo para quem está lendo. Veja agora, alguns roteiros que devem ser inseridos ao elaborar um texto dissertativo.

1 – Escolha Seu Assunto
Mesmo aquele que você não tem muito conhecimento e aquele que você já tem um certo domínio. Mas, sempre deverá procurar por mais. Não limite-se ao que já sabe, pesquise e procure por coisas novas. O público já está saturado com informações duplicadas! Inove no assunto e dê o seu melhor nele.

2 – Delimite Seu Assunto
Temos uma gama de informações, então, delimite-o. Delimitar é ser específico. É ir no âmago da questão de maneira mais profunda possível, deixando seu texto o mais original e perfeito.

3 – Fixe Seu Objetivo
Isso quer dizer que você deve perguntar-se: “ Qual o meu objetivo em escrever sobre este assunto? Desejo convencer meu leitor? O que pretendo com ele?”. Sempre lembrando que você deverá responder com o verbo infinitivo. Ex: Apontar..., Caracterizar..., Desenvolver..., Apresentar..., Analisar..., Relatar..., Elogiar... dentre outros.

4 – Escreva Todas As Suas Ideias Em Mente
Até aquelas mais insignificantes que você supõe, elas podem servir! Escreva todas as palavras, ideias e liste-os, mesmo sendo boas ou não. Coloque no papel todas que vem à sua mente.

5 – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
Etapa final e mais difícil, ou não? Sim e não. Sim, porque agora é que você irá desenvolver seu texto dissertativo, usar as melhores palavras e atentar-se para a coerência. Não, porque com todas essas ideias em mente e com o roteiro de 1 a 4 ficará mais fácil de desenvolvê-la. Então, introduza seu texto de forma a prender o leitor (no máximo 4 linhas). Já o desenvolvimento atente-se para as ligações das orações, lembre-se dos elementos de coesão, aqueles conectivos que deixa o texto excelente. E, por último, faça a conclusão. Depois, revise, e revise, e revise, e revise e revise!

Sucesso para você!


Adriana Santos

Título: Como Elaborar Um Texto Dissertativo

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:44:26

    Escrever um texto dissertativo é uma arte mesmo! Parabéns pelo seu texto, bem fácil de entender!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-04-2014 às 19:29:44

    Obrigada!! Temos que aprender com os erros né? *** bjos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita

    02-04-2014 às 00:51:58

    Muito metódica e objetiva , tal como eu.
    Adorei texto, obrigado

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    11-04-2014 às 14:17:39

    É isso mesmo! ahhah
    Eu que agradeço sua visita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCamila

    03-03-2014 às 12:48:00

    Adorei o texto , ajudou me muito no meu trabalho na escola...obrigado

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-03-2014 às 14:27:29

    Fico agradecida e feliz por ter contribuído para seu trabalho. Espero que seja um sucesso!!
    Volte sempre...

    ¬ Responder

Comentários - Como Elaborar Um Texto Dissertativo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios