Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços > Mediação Imobiliária – Um serviço Necessário

Mediação Imobiliária – Um serviço Necessário

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Serviços
Comentários: 2
Mediação Imobiliária – Um serviço Necessário

Quantos de nós, na necessidade de comprar ou vender casa já não foi contactado por um agente imobiliário. A maior parte das vezes, basta pensarmos num negócio imobiliário, e já o agente nos está a telefonar. Bruxos?, não, a maioria são bons profissionais.

A mediação imobiliária poderá ser vista de várias formas. Pode pensar-se que são os abutres que querem cobrar comissões altíssimas para mostrar uma casita, ou uma ajuda preciosa na procura e na concretização de um negócio.

Na realidade, um agente imobiliário não mostra só uma casa. A sua função vai muito para além disto.

A compra ou venda de um imóvel pode tornar-se um episódio complicado, embaraçoso e até muito dispendioso se não for seguido com atenção e sabedoria.

Primeiro que tudo, um vendedor não é um mostrador de casas, logo, se ao procurar uma casa, identificar os aspetos que quer ou não numa casa. Se quer elevador, ou jardim, informe o vendedor que só procura casas com essas características e que não vale a pena ir visitar outra coisa. Explique exatamente o que quer e se for um curioso, diga-o logo à partida. O agente está a trabalhar, tal como você o faz todos os dias. Não brinque com o trabalho dos outros.

Quando encontra a casa que gosta, cabe à imobiliária tratar de toda a documentação e elaborar o contrato promessa de compra e venda. As imobiliárias são obrigadas a fazê-lo de forma segura e responsável. Ninguém nasce ensinado, pelo que ninguém o obriga a si a saber todo o processo de compra e venda de um imóvel e toda a burocracia que isso acarreta.

A agência imobiliária deve verificar se a casa se encontra em condições de ser transacionada, e informar-se junto da Repartição de Finanças (para afastar a hipótese por exemplo de uma penhora) e Conservatória a legalidade da casa.

A documentação da casa deve ser organizada antes de assinar o contrato. Este vai ser assinado entre as duas partes – compradora e vendedora. Deverá indicar a identificação (intervenientes e imóvel) e condições do negócio, por exemplo os pagamentos.

Neste momento, e mais do que em qualquer outra parte do processo, a mediadora é fundamental. Solicite à agência de mediação que esteja em contacto com o seu banco para que o processo decorra na perfeição. Também são eles que devem marcar a escritura.

O trabalho de uma mediadora começa na procura de casa e acaba no ato da escritura. Uma mediadora é obrigada a manter a sua licença emitida pelo INCI e a expô-la á vista de todos.

São também obrigados a acompanhá-lo em todo o processo com isenção e profissionalismo. Um mediador, não pode tomar partidos, pelo que cabe a esta prestação de serviços proteger e encaminhar a parte compradora e vendedora.

Obviamente que nem todas as mediadoras são iguais. Procure aquela que lhe causa melhor impressão e siga o seu instinto. De uma coisa haverá certezas. Uma mediadora tira-nos muitas preocupações e trabalhos chatos.


Carla Horta

Título: Mediação Imobiliária – Um serviço Necessário

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

729 

Imagem por: nate steiner

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    30-05-2014 às 00:37:59

    Creio que seja bem necessário um mediador imobiliário, mas o preço que eles cobram de comissão são exorbitantes. Mas, até que a venda ou a compra de um imóvel é bem mais rápido.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoM. Gonçalves

    28-12-2010 às 16:44:54

    Boa tarde,
    Acho que devia ler a legislação que determina o que as empresas de mediação imobiliárias devem fazer, 80% do que escreve neste comentário é um absurdo, é cortesia de algumas empresas de mediação, acompanhar todo o processo de transacção de um imóvel, mas não obrigação, como se refere, porque a responsabilidade da mediadora começa na procura de casa e termina quando arranja interessado para compra da mesma, tudo o resto é tratado com solicitadores ou advogados, até á realização da escritura.

    ¬ Responder

Comentários - Mediação Imobiliária – Um serviço Necessário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: nate steiner

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios