Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 9
Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Sabia que o vinagre de vinho branco pode ser um aliado no que toca à limpeza e manutenção da sua roupa? Senão vejamos:

Uma chávena de vinagre elimina bactérias na roupa suja, além de amaciar e torná-la mais branca e brilhante.

Evite que a roupa de cores vivas desbote. Para tal, quando a comprar, e antes de a lavar, demolhe cada peça em vinagre de vinho branco puro, durante cerca de 15 minutos.

Se adicionar meia chávena de vinagre de vinho branco à água da máquina durante as lavagens, estará a fazer com que as cores fiquem mais vivas.

O vinagre de vinho branco também é excelente para desencardir toalhas e roupa branca: deixe-a de molho um dia para o outro numa solução composta por doze partes de água para uma parte de vinagre. Após este repouso, lave a roupa na máquina.

Os seus cobertores podem ficar mais fofos e macios se adicionar duas chávenas de vinagre de vinho branco à água da máquina de lavar, no ciclo de enxaguamento.

Se a sua roupa ficar com vincos depois de ter sido seca na máquina, borrife-a com uma solução de uma parte de vinagre de vinho branco para três partes de água. Pendure-a e deixe secar ao ar.

Para eliminar marcas amareladas de queimado feitas pelo ferro de engomar, esfregue-as com um pano embebido em vinagre de vinho branco. Em seguida, passe com uma toalha seca.

Para eliminar da roupa o brilho provocado pelo ferro de engomar, esfregue a área com uma escova de dentes embebida numa solução de partes iguais de vinagre de vinho branco e água. Após esta operação, seque com uma toalha.

O mesmo processo pode ser usado para retirar riscos de lápis de cera de peças de roupa. Todavia, utilize apenas vinagre de vinho branco puro.

Remova a sujidade dos colarinhos e punhos das camisas com uma pasta feita com duas partes de vinagre de vinho branco para três partes de bicarbonato de sódio. Deixe atuar por cerca de trinta minutos. Depois, lave as camisas como habitualmente.

Os vincos das saias e das calças ficarão perfeitos se os borrifar com uma solução de partes iguais de água e vinagre de vinho branco antes de passar a ferro. Outro método é humedecer a peça de roupa com uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água. Em seguida, coloque um pedaço de papel no local do vinco e engome muito bem.


Catarina Bandeira

Título: Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

812 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 03:44:54

    Já havia ouvido falar dessa poderosa ferramenta para limpeza. O vinagre realmente é um ótimo aliado.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Matilde

    06-01-2014 às 12:08:51

    Toalhas de banho

    ¬ Responder
  • Antonia Ferreira RegoAntonia Ferreira Rego

    12-02-2013 às 16:42:03

    adorei receita irei eclementar em minha casa

    ¬ Responder
  • Rebeca

    29-10-2012 às 16:24:24

    Gostei das dicas, mas fica uma perguntinha: como costumo usar o vinagre de álcool, não dá para substituí-lo pelo vinagre de vinho branco?

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 19:44:50

    Parabéns e obrigada pelas dicas. Quantas vezes nos escapam ideias de produtos e alimentos que temos em casa que podem ser a solução para outros problemas domésticos. Boas dicas, e bons truques.

    ¬ Responder
  • RosanaRosana

    14-05-2012 às 03:12:21

    Olá Catarina, amei suas sugestões com o uso de vinagre. Parabéns pela iniciativa. Abraços.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa B.

    24-08-2010 às 15:44:35

    Há muitos anos que uso o vinagre na máquina de lavar, pois um dos meus filhos era asmático e alérgico aos detergentes e amaciadores.
    Na época, comprava sabão em pó da 'Cuf'(já não existe, infelizmente), que já a minha Mãe tinha usado, com o vinagre no lugar do amaciador, para eliminar os restos de sabão e deixar as roupas com cores bonitas, como sempre vi fazer em minha casa.
    Infelizmente, o meu filho já não precisa desses cuidados, mas mantive-os com a roupa de cor do resto da família.Amaciador, só uso em roupas brancas e mesmo assim...
    O vinagre ainda faz 'bem' às tubagens da máquina, pois ajuda a eliminar os restos do detergente que por lá ficam muitas vezes.
    De vez em quando, é bom fazer um programa completo, só com uma toalha de banho (por exemplo) e, nas gavetas da máquina despeja-se meio litro de vinagre branco, para limpar as tubagens.

    ¬ Responder
  • MarcelinaMarcelina

    12-09-2009 às 23:45:14

    Eu ja sabia, ou melhor, minha mae fala que vinagre nao deixa desbotar a roupa, mas nao sabia que era tao bom assim.
    E eu tambem nao sabia que tinha que ser vinagre branco e puro.
    Eu ja uso na maquina com todas as minhas roupas coloridas junto com sabao.
    Amei as dicas.
    Marcelina Simao.

    ¬ Responder
  • andreaandrea

    25-08-2009 às 16:41:21

    amei as dicas nao podia imaginar q vinagre fosse tao util

    ¬ Responder

Comentários - Como pode o vinagre ser um aliado da minha roupa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios