Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O efeito de estufa e as alterações climáticas

O efeito de estufa e as alterações climáticas

Categoria: Outros
O efeito de estufa e as alterações climáticas

O nosso planeta é fundamental para a existência de vida dos seres humanos. Ele está em constante interacção com os elementos que o rodeiam, tais como os oceanos, a superfície da Terra, o sol etc. A atmosfera è constituída por oxigénio e azoto. Estes dois gases representam noventa e nove por cento da sua composição, o restante é vapor de água, dióxido de carbono e outros componentes. As nuvens formam-se a partir do vapor de água. Estes são fundamentais no efeito de estufa. Estes gases funcionam como protectores ou um manto que mantêm a superfície da terra a uma temperatura amena. Deste modo o efeito de estufa é importante para o planeta. Mas se este efeito for muito forte o planeta torna-se muito quente e com temperaturas altas.

Com o avanço tecnológico as emissões de dióxido de carbono vão sendo cada vez maiores. A concentração dos gases aumenta na atmosfera e consequentemente a temperatura da superfície a Terra. As diferentes actividades económicas dos países estão ligadas à emissão dos gases com efeito de estufa, aumentando os perigos. As indústrias energéticas derivadas do petróleo, carvão e gás natural aumentam a emissão dos gases, tal como os transportes, a indústria de construção civil. Fornos das indústrias de cerâmica, azulejos, tijolos, agricultura, pecuária, serviços, resíduos e o uso de solventes. Na agricultura, as maiores emissões provêm dos fertilizantes químicos que emitem óxido de azoto tal como a lavra profunda dos campos. Por outro lado as grandes quantidades de estrumes guardadas ou espalhadas, emitem metano.

A energia das casas e escritórios bem como os banhos consomem muita energia. As indústrias queimam também muitos combustíveis. Os resíduos são muito prejudiciais porque libertam metano para a atmosfera. Os produtos usados nas lavandarias, as tintas, vernizes e solventes são ainda responsáveis por este aumento. Logo, se não se poupar nesta libertação de gases o planeta corre riscos de grandes problemas. As consequências destes efeitos são a expansão térmica das águas do oceano, a diminuição dos glaciares, e o aumento da energia na atmosfera devido ao aumento da temperatura. Por outro lado verifica-se a subida do nível do mar devido á expansão térmica e diminuição das calotes polares. Esta subida por seu lado provoca o aumento da erosão costeira, a inundação de terras baixas pela água do mar e até a sua intrusão nas salinas de água doce.

Deste modo assiste-se a um fenómeno de aumento das ondas de calor, maior risco de incêndios, perda de produtividade agrícola e maior risco de cheias e secas .

Teresa Maria Batista Gil

Título: O efeito de estufa e as alterações climáticas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Imagem por: kevindooley

Comentários - O efeito de estufa e as alterações climáticas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Imagem por: kevindooley

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios