Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

A igreja do Santíssimo Sacramento é constituída por três naves, foi mandada edificar segundo a tradição, pela Rainha Dona Leonor, sofreu várias alterações ao longo dos séculos, mas oferece interesse com o seu revestimento de azulejos tipo tapete datados do século XVII, duas esculturas, uma de pedra, do século XVI, representando Santo André e outra de madeira do século XVII representando Nossa Senhora da Piedade, e duas pinturas, uma um painel situado na nave lateral esquerda da igreja e outra, o primitivo retábulo mor constituído por cinco painéis e que se encontra atualmente na sacristia e está atribuído ao pintor maneirista António da Costa, a talha dourada do altar-mor é também de um trabalho extraordinário.
Na sacristia encontram-se ainda duas pinturas sobre madeira, quinhentistas, com a representação de S. Francisco de Assis e S. Bernardo.

A construção desta igreja é atribuída à Rainha Dona Leonor, contudo sofreu várias alterações ao longo dos tempos, e no seu portal é possível ver gravada a data 1700, esta remodelação do século XVIII terá sido a ultima grande remodelação e foi durante a mesma que procederam à construção da torre sineira.

É uma igreja de três naves, coberta por tetos de madeira de três planos e separadas por tramos de arcos sobre colunas de ordem toscana. O altar-mor de talha dourada tem colunas salomónicas de mármore e está ornamentado por várias imagens, das quais se destaca a escultura de pedra do século XVI representando S. Sebastião.

A nível da azulejaria, esta igreja tem as suas paredes revestidas de azulejos azuis e amarelos, do tipo tapete do século XVII. Nas empenas e no vão dos arcos encontram-se alguns embutidos cerâmicos com o símbolo do Santíssimo Sacramento, duas virgens e o menino.
O altar do Evangelho, localizado na nave lateral esquerda da igreja, ostenta um retábulo de pedraria do século XVII, com uma pintura sobre tábua da mesma época, onde é possível observar uma cena do Juízo Final, onde S. Miguel intercede pelas almas.

Na sacristia sobre o arcaz, está o retábulo que se encontrava no altar-mor antes da reforma barroca, datado dos fins do século XVI (segundo o livro Tesouros de Portugal). O Retábulo é constituído por cinco painéis que estão enquadrados por colunas clássicas com capitéis. A pintura é feita sobre madeira, a temática trabalhada pelo autor é claramente cristã, onde se encontra a representação dos passos da vida de Cristo, assim da esquerda para a direita encontramos no primeiro painel O Pentecostes, no segundo O anjo S. Gabriel, no terceiro A Última Ceia, no quarto A Ressureição e no último a Virgem e a Anunciação. Esta pintura foi atribuída ao pintor maneirista António da Costa e tem afinidades com as obras tardias da oficina de Diogo Teixeira.


Sónia Henriques

Título: Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 4

621 

Comentários - Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios