Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Assinatura do Tratado de Lisboa

Assinatura do Tratado de Lisboa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Assinatura do Tratado de Lisboa

No final de 2007, o Mosteiro dos Jerónimos foi o palco escolhido para a assinatura de um acordo entre os diversos países que, à data, integravam a União Europeia. Esse acordo ficou conhecido como o Tratado de Lisboa, tendo os vários signatários chegado a Belém num elétrico da Carris, especialmente decorado para o efeito. Tal como em 1986, quando se ratificou a entrada de Portugal para a CEE, o claustro dos Jerónimos voltou a ser escolhido para um evento desta natureza e dimensão.

Alguns meses depois deste acontecimento solene (ainda se via o elétrico com a decoração alusiva à assinatura do tal tratado em circulação), num dia de forte sol e céu limpo, eu e alguns colegas do Inventário do Museu Nacional de Arqueologia assistimos a uma obra no passeio, diretamente em frente à varanda da nossa sala.

A obra decorreu ao longo de várias horas e nós íamos lançando palpites, tentando adivinhar qual o objetivo daquela intervenção. Uma vez que eram perfeitamente visíveis duas áreas individuais, ainda que contíguas, colocámos a hipótese de se tratar de duas casas de banho públicas, de carácter mais ou menos definitivo. No entanto, aquela não seria a melhor localização para uma estrutura com essas funções, mesmo em frente à entrada para o claustro e um dos acessos à igreja do mosteiro.

Além disso, também não se viam ligações nem canalizações que se conectassem, quer com o abastecimento de água, quer com o escoamento dos eventuais dejetos. Reinava o mistério!

Ainda se conjeturaram outras hipóteses, mas confesso que a que mais me ficou na memória foi mesmo a das casas de banho que, embora o local escolhido não fosse realmente o melhor, acabava por ser a uma infraestrutura com bastante utilidade, naquela zona da cidade.

Creio que foi só um ou dois dias depois do início desses trabalhos que se desvendou o mistério, revelando-se o propósito da obra. Esta destinava-se à colocação de duas lajes quadradas de mármore, as quais evocavam a assinatura desses dois acordos – a entrada de Portugal na CEE e o Tratado de Lisboa, ambos tendo como cenário o claustro do Mosteiro dos Jerónimos. Nestas duas lajes (cada uma consagrada a um dos tratados a que faziam alusão), encontram-se gravadas as assinaturas dos políticos envolvidos.

Várias foram já as ocasiões em que me vieram perguntar onde está o monumento evocativo da assinatura do Tratado de lisboa, pois trata-se de uma obra muito discreta, sem qualquer indicação para a sua presença, ali – uma sinalização vertical, por exemplo. E é, também, necessário ir com muita atenção a onde se passa, pois, sem querer (ou de propósito!) pode-se estar a pisar o nome de alguma individualidade digna de admiração e respeito.


Paulo c. Alves

Título: Assinatura do Tratado de Lisboa

Autor: Paulo c. Alves (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Comentários - Assinatura do Tratado de Lisboa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios