Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Quais são os documentos necessários para casar no Brasil?

Quais são os documentos necessários para casar no Brasil?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 1
Quais são os documentos necessários para casar no Brasil?

Os casais precisam saber e se organizar com relação aos documentos necessários para casar no Brasil, seja para uma cerimônia na igreja ou no casamento no civil. Alguns desses documentos necessitam ser requeridos com certa antecedência, pois o cartório pode atrasar a sua liberação, principalmente em casos em que uma pessoa não mora na cidade em que foi registrada.

O casamento civil pode ser realizado após a cerimônia religiosa, mas não muitos dias depois. Por isso, é muito importante organizar todos os documentos necessários o quanto antes a partir do momento em que se decide casar. Desta forma, nenhum dos noivos irá correr o risco de retardar o casamento devido à burocracia envolvida.

Para auxiliar no planejamento de seu casamento, confira a lista abaixo e veja quais são os documentos necessários para no casar no civil e na igreja:

Casamento no civil – O casal precisará levar duas testemunhas no dia do casamento civil e também, fazer o requerimento do processo de habilitação no cartório, esse procedimento deve ser feito entre 2 a 3 meses de antecedência.

O casal poderá escolher testemunhas diferentes para as duas situações, mas eles também precisarão estar com a Cédula de Identidade (RG) original ao comparecer no cartório juntamente com os noivos.

Documentos para o casamento civil:
- Carteira de Identidade (RG) original;
- Certidão de nascimento atual (está deve ser requerida no mesmo cartório em que a certidão foi emitida) e;
- RG das testemunhas.

Casamento religioso – Para esta ocasião serão necessários ainda mais documentos, por isso as igrejas pedem os documentos aos noivos com bastante antecedência. Cada igreja pede determinados documentos, sendo possível que alguns variem entre eles. Por isso, não deixe de consultar a secretaria de sua igreja para confirmar quais serão os documentos necessários. Logo abaixo, confira uma lista com os tipos de documentos que são comumente pedidos em várias igrejas.

Documentos para o casamento na igreja:
- Cópia do RG dos noivos e padrinhos;
- Certidão de batiza dos noivos (Este documento pode demorar para ser encontrado, por isso deve ser requerido com antecedência);
- Certidão de óbito, para o caso de noivo viúvo (a);
- Protocolo do processo civil emitido pelo cartório e;
- Diploma do curso de noivos.


Rua Direita

Título: Quais são os documentos necessários para casar no Brasil?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

636 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • talita

    22-01-2013 às 15:38:55

    vou me casar no cartorio quais os documentos necessarios

    ¬ Responder

Comentários - Quais são os documentos necessários para casar no Brasil?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios