Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Primeira Gravidez

A Primeira Gravidez

Categoria: Outros
A Primeira Gravidez

A gravidez corresponde, regra geral, ao cumprimento de um sonho, à concretização do apelo da maternidade que a maioria das mulheres sente. Normalmente, decorre sem complicações mensuráveis, mas dado que a primeira vez de qualquer coisa é uma incógnita, por vezes torna-se difícil reconhecer a normalidade, ou não, de certas alterações. No caso de haver hemorragias, dores abdominais, vista turva, entre outros sintomas, não se espera que passe, vai-se imediatamente ao médico! Sobretudo nos três primeiros meses, podem ocorrer complicações que, se tratadas atempadamente, não acarretam consequências para a gestação nem para o bebé.

As perdas de sangue podem não constituir motivo de alarme, mas na impossibilidade de saber as causas sem observação clínica, e portanto, de aferir se se trata ou não de razão de alerta, as mulheres devem dirigir-se ao Centro de Saúde, nomeadamente se a perda for significativa (do tamanho de uma moeda).

Dores de cabeça fortes e visão turva podem sinalizar uma subida brusca da tensão arterial, tal como ver pontinhos luminosos. A grávida deve recorrer sem demora a um serviço de saúde, pois a tensão alta é susceptível de desencadear um episódio de pré-eclampsia (em que é possível que surjam edemas no rosto ou nas mãos), caso não seja tratada de imediato. Habitualmente, um regime alimentar adequado e a supressão de sal são suficientes para controlar essa vicissitude.

No decorrer dos primeiros meses da gravidez é natural que a temperatura aumente à volta de meio grau, relativamente à comum. Contudo, se por uma constipação ou outra doença, a gestante constatar uma temperatura superior a 39º, não hesite em procurar ajuda médica, pois a ascensão da temperatura é passível de provocar malformações no feto ou, inclusive, a sua morte.

Apesar de as infecções urinárias serem usuais durante a gravidez, dado que os altos níveis de progesterona dificultam o completo esvaziamento da bexiga nas idas à casa de banho, sempre que tal situação se verifique e que a urina patentear cor turva e odor forte, há que encaminhar-se para uma entidade de saúde.

Perante a ocorrência de quedas, com consequente aparecimento de dores abdominais, é indispensável uma ida ao hospital para confirmar que o feto se encontra bem. O mesmo se aplica a qualquer dor repentina que se sinta. Na verdade, esta pode advir de algum hematoma retroplacentário (acumulação de sangue entre a parede do útero e a placenta).

As náuseas e os vómitos costumam acometer as grávidas no primeiro trimestre. Acontecem pela manhã e controlam-se, usualmente, tomando algum alimento antes de levantar. Todavia, se os vómitos forem exagerados, a mulher tem de consultar o seu médico. A hiperemese gravídica, caracterizada por vómitos persistentes, pode ocasionar lesões no fígado, com a laceração e sangramento deste, para além de conduzir, eventualmente, a um quadro de desidratação grave. Mais vale prevenir do que remediar.



Maria Bijóias

Título: A Primeira Gravidez

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

794 

Comentários - A Primeira Gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios