Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Luto-como ultrapassar

Luto-como ultrapassar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
Luto-como ultrapassar

A morte é vista como uma perda, e está associada a tristeza e luto para a maioria das sociedades.

É por isso que quando morre algum familiar próximo, as pessoas ainda vestem roupas pretas, como sinal de luto. Contudo, nalgumas sociedades, como por exemplo nas indianas, vestem-se de branco quando morre alguém querido.

Na realidade o preto é uma cor que significa tristeza e depressão, contráriamente ao branco que significa pureza.Como o preto absorve as energias, não deveria ser usado por muito tempo, porque agrava a depressão e a dor.

Ao invés, o branco é uma cor neutra e que possibilita coisas melhores, tal como alegria ou felicidade.

Para se ultrapassar a dor de uma perda de alguém que se gosta, como um cõnjuge, mãe ou pai, o ideal é não relembrar constantemente, com uma cor preta ou escura.

Além de não trazer o ente querido de volta à terra, agrava profundamente as lembranças.

Com efeito, o melhor é ficar com a lembrança dos entes queridos, de uma forma alegre e feliz, pois a tristeza, aliada á morte é apenas uma questão de mentalidade.

há sociedades que sempre celebraram as mortes, com música, tambores e outros rituais, que têm a ver com alegria e libertação.

Senão, vejamos, a morte pode ser vista como uma libertação, ou um inicio para outros mundos. Os egípcios já a viam , como um prolongamento da vida na terra e acreditavam na vida depois da morte. Dese modo, enterravam, junto com o morto, os seus pertences mais valiosos, como objetos de ouro, armas e alimentos.

Aliás, os egípcios davam mais valor à própria morte do que á vida, relembrando-a constantemente através das pirãmides e grandiosos túmulos, de rituais e hinos ou cãnticos.

Assim sendo, considera-se que a morte pode ser vista como uma coisa boa, ao invés de ser muito ruim e motivo de choros e lágrimas. Pelo contrário, deve relembrar-se o falecido como estando noutra vida, bem e feliz. A imagem que se deve guardar dele, é a dos momentos felizes da terra e não da fase terminal da doença.

Alterando o modo de pensar acerca da morte, é possível reduzir a dor de perda e ausência do defunto.

Pode afirmar-se que cada religião encara a morte de maneira diferente, ou seja, ela não é encarada do mesmo modo por todos. Por isso, ela é celebrada com música e alegria , para uns e com lágrimas, para outros.

É caso para dizer, que se trata apenas de uma mudança de estado, e de mentalidade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Luto-como ultrapassar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

692 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-07-2014 às 16:24:31

    O luto é difícil! Nos primeiros dias, meses e pode durar até anos. Isso vai depender de cada que reage a uma situação como essa. Mas, é bom sempre pensar que a vida continua e que tudo passa nessa vida.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 22:14:49

    O luto é muito próprio e muito intimo. cada um tem o seu durante o tempo que necessite e da forma com que se sente bem. Seja um luto vestido ou sentido, cada um o carrega da forma que melhor entender. É uma questão de sentimento profundo de cada um e há que respeitá-lo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoana

    29-06-2012 às 14:53:57

    O luto é um processo , unico e sentido diferente por cada pessoa.

    Não existe um padrão de processar do luto Universal.

    Parabêns Teresa, gostei muito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDiogo

    28-06-2012 às 10:33:12

    O luto não deve ser tão pessado.. Temos de passar a usar o luto como forma de relembras os bons momentos que se passou com aquela pessoa, chega de usar uma cor tão pessada e deixar de sorrir só porque temos saudades de uma certa pessoa..
    A vida é feita de altos e baixos, e quando alguém perto de nos se afasta para sempre, à que o honrar e relembrar as boas memorias..
    E nunca mas nunca parar de fazer qualquer coisa, apenas porque essa pessoa já foi..
    Há que continuar a viver e principalmente a ser feliz, pois a pessoa que partiu iria querer que continuemos felizes...

    ¬ Responder

Comentários - Luto-como ultrapassar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios