Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Multiplicação celular

Multiplicação celular

Categoria: Outros
Visitas: 375
Comentários: 1
Multiplicação celular

As nossas células sofrem dois tipos de divisão celular. Por isso ouvimos constantemente dizer:"tal mãe, tal filha", mas, cada organismo celular começou com uma unica célula.
Na verdade, todos os organismos sofrem divisão celular, ou seja, os seres humanos e todos os outros organismos multicelulares, que são mais complexos.

Consoante o tipo de células que temos, elas sofrem sempre os dois tipos de divisão celular, chamada meiose e mitose. Ambos são processos complexos e multietapas, que ocorrem muito rápido.

Para se reproduzirem sexuadamente, os corpos criam células sexuais, gâmetas, que contêm 23 cromossomas, considerados um unico conjunto. Estas durante a reprodução fundem-se para formar uma célula chamada diplóide, com 46 cromossomas.

A mitose produz duas células haplóides idênticas, processo de reprodução diferente, assexuada, que constitui um programa de manutensão.´

O corpo humano sofre mitose, constantemente, e conforme as células morrem são substituídas. Cada ser humano tem 50 a 75 biliões de células, de cerca de 200 tipos diferentes.

Os tumorespodem ser de dois tipos, malignos e benignos, e resultam do anormal crescimento das células.

O nucleo das células contêm material que diz a estas quando devem crescer,para haver um equilibrio entre ambas, mas por vezes as células recebem a mensagem para crescerem e se dividirem. Este oposto, provoca um desequlibrio, um problema na programação. Éassim que se formam as mutações genéticas, que podem ser causadas por tudo, em especial fatores ambientais ou vírus.

No caso dos tumores malignos, as células não morrem como as normais e, em vez disso multiplicam-se indefinidamente, causando quase sempre a morte.

Na mitose há um processo em que a célula passa por várias fases, interfase, anafase,
profase, metafase e telofase. esta é á fase final desde o o momento em que a célula cresce até que se divide.

O outro processo, chamado meiose, é a criação de células sexuais, necessárias à reprodução. Assim, esta começa com uma célula diplóide formando uma cadeia de ADN que se replica e devide. Os cromossomas juntam-se à sua cadeia correspondente e os enzimas removem partes de ADN de cada gene, que são trocados entre cromossomas, antes de se reemparelharem.

Passam ainda pela metafase, anafase, telofase e células- filhas. As duas células filhas passam por todo o processo novamente, acabando por formar quatro células-filhas com 23 cromossomas. è, pos um processo em cadeia.

A fim de se evitarem fatores desencadeantes da multiplicação das células, o melhor é evitar vírus, contágios e problemas desnecessários.


Pedro gil Ferreira

Título: Multiplicação celular

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 375

791 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Multiplicação celular

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios