Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Saiba como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego - parte 1

Saiba como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego - parte 1

Categoria: Outros
Comentários: 1
Saiba como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego - parte 1

Algumas pessoas acreditam que a parte mais difícil para conseguir um emprego é a entrevista. Realmente, a entrevista requer uma boa preparação. Uma vez que o intuito dos recrutadores, ao realizar uma entrevista, é analisar suas ações e suas ideias. Mas, se preparando adequadamente para uma entrevista, você poderá demonstrar o seu melhor para a banca de entrevistadores e deixar bem claro para eles que é você, algo muito importante. Esse tema, por ser algo extenso e importante, será dividido em 2 partes, permitindo abordar da melhor forma possível cada detalhe. Essa é a primeira parte, que contém dicas de como se preparar antes de uma entrevista.

Dica 1 - Sempre se informe sobre a empresa ou organização para qual você será entrevistado. Mesmo que o anuncio da vaga lhe informa bastante, procure informações referente as ideias e missões da empresa, seus concorrentes e o serviço que a empresa oferece. Se possível, além do site da empresa, procure por notícias ou até mesmo contato com pessoas que trabalham na empresa.

Dica 2 - Sempre revise seu currículo e leve uma cópia dele com você na entrevista. Caso, durante a entrevista você forneça alguma informação que não consta no currículo, explique o motivo disso para os entrevistadores. Tenha certeza que eles notarão se isso ocorrer, mas nem sempre te questionarão sobre isso, pois esperam a sua iniciativa.

Dica 3 - Na véspera da entrevista, procure se alimentar bem e corretamente para evitar transtornos.

Dica 4 - Procure planejar seu trajeto até o local da entrevista para evitar atrasos. Mesmo os entrevistadores que permitirem sua entrada, se tiver chegado atrasado, você correrá o risco de ter perdido “pontos” por isso. Em casos que o entrevistador é chefe de algum setor da empresa, acredite: o tempo deles é muito valioso para te esperar. Um atraso poderá arruinar todas as suas chances. Chegar adiantado pode ser interessante, pois você terá tempo para revisar alguns pontos importantes ou até conversar com outros candidatos e pessoas da empresa que já estejam no local.

Dica 5 - Seja sempre educado durante a entrevista e enquanto espera para ser entrevistado. Não fique olhando para o relógio ou mexendo no celular, e também procure não fumar ou exagerar no café.

Dica 6 - Em hipótese alguma fale mal de sua antiga ou atual empresa, chefe, companheiros de trabalho ou clientes. Seja durante a entrevista ou na sala de espera, pois isso é algo desprezível que serve tanto para sua vida profissional como pessoal.

Dica 7 - Utilize um traje adequado para a entrevista e procure separar e revisar sua roupa na véspera da entrevista. Essas atitudes demonstrarão que você se preocupou com a ocasião.

Dica 8 - Procure se preparar para responder as típicas perguntas de entrevista. Peça para alguém de sua confiança lhe ajudar nisso, praticando as perguntas várias vezes. Se possível, grave suas respostas para ouvir depois. Assim você saberá onde melhorar. O ideal é saber responder as perguntas mais simples sem precisar pensar muito, sendo natural e usando bem as palavras. Isso passará segurança e convicção para a banca. Mas tome muito cuidado para não exagerar e falar além do que deve, busque responder as perguntas de forma objetiva.

Dica 9 - Para as perguntas mais difíceis, como falar sobre seus pontos fortes e fracos, motivo pelo qual saiu de seu último emprego ou sairá do atual, planeje suas respostas. Mas tome cuidado com isso: monte uma resposta sincera e verdadeira, não invente ou minta.

Dica 10 - Tente formular boas perguntas para os entrevistadores, perguntas inteligentes. Em alguns casos, não perguntar nada pode passar a impressão de desinteresse ou desatenção.


Lucas Souza

Título: Saiba como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego - parte 1

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 13:21:32

    Olá Lucas, gostei do texto, principalmente desta parte: “Para as perguntas mais difíceis, como falar sobre seus pontos fortes e fracos, motivo pelo qual saiu de seu último emprego ou sairá do atual, planeje suas respostas. Mas tome cuidado com isso: monte uma resposta sincera e verdadeira, não invente ou minta.”. Concordo com os pontos que você expos e acho muito importante se atentar para as perguntas mais difíceis, como o exemplo que você deu.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego - parte 1

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios