Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Categoria: Outros
Visitas: 16
Comentários: 1
Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

A Sociologia já é definida atualmente como ciência. Mas em tempos passados, não muito distantes nem se ouvia falar a respeito. Até porque seus estudos são bem novos e estão em constantes transformações. Por isso, é de grande valia entendermos seus conceitos, pois ela influencia o meio em que vivemos. Então, o que será abordado mais abaixo é o seu contexto histórico, seu surgimento, bem como os principais influenciadores desta nova corrente de pensamento.

Bedone (2006, p.27) afirma que: “A Sociologia surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. O que propiciou o seu nascimento foram as transformações econômicas, políticas e culturais que ocorreram no século XVIII, como consequência das Revoluções Francesa e Industrial, que iniciaram e possibilitaram a formação de um processo de instalação definitiva da sociedade moderna.

Já para Tomazi (2010), a sociologia nasceu em resposta à necessidade de entender as mudanças ocorridas no final do século XVIII e o início do século XIX, no contexto da Revolução Industrial, decorrentes do desenvolvimento do capitalismo.

Fazendo um levantamento histórico sobre os principais pensadores de cada época, Tomazi (2010) afirma que, entre o final do século XIX e o início do século XX, os pensadores que mais influenciaram o desenvolvimento da sociologia estavam na França, Alemanha e Estados Unidos. Na França podemos destacar Émile Durkheim (1858 – 1917), na Alemanha, o mais conhecido foi Max Weber (1864 – 1920). Nos Estados Unidos da América, os estudos da sociologia desenvolveram-se principalmente nas universidades de Chicago, Colúmbia e Harvard.

Desde seu surgimento a sociologia tem se preocupado com os acontecimentos ocorridos no interior da sociedade, ou seja, os conflitos entre as classes sociais. Como veremos mais adiante, a sociedade industrial, que estava em seu início, trouxe uma necessidade de reflexão sobre as transformações, as crises e os antagonismos de classe. Mas o que são antagonismo de classe? Em uma explicação breve antagonismo de classe são as contradições existentes entre as diferentes classes sociais, como por exemplo, a acentuada desigualdade social, política e econômica entre pobres e ricos.

Foi a partir deste cenário que houve a necessidade de estudar o meio social e as transformações geradas ao longo dos anos até hoje.


Vicente Silva

Título: Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

Autor: Vicente Silva (todos os textos)

Visitas: 16

427 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoZezinho

    27-09-2014 às 23:09:31

    Isto sim é escrita, muito bom:
    Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

    ¬ Responder

Comentários - Surgimento Da Sociologia: Contexto Histórico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios