Professor? Eu?
Além de fornecer entusiasmo pelo estudo, pela leitura, uma paixão pelo seu curso de graduação e pela sua profissão. Mas, infelizmente, não é bem assim que acontece na prática. Só vemos reclamações dos professores, falta de motivação, incentivo, baixos salários, desinteresse ds alunos pelos estudos e tantas outras situações que ocorrem por aí. É, estamos vivendo um caos na educação nunca jamais visto.
A melhoria depende de cada um. Claro, que boa parte da responsabilidade vem do professor. Por isso, ele precisa ser o melhor! Se aperfeiçoar com novas tecnologias, novos estudos, fazer um curso de reciclagem em sua área, nunca deixar de estudar, são ótimas ferramentes para que ele se mantenha sempre atualizado e dentro do mercado.
Veremos alguns perfis do educador, do professor. Levando em consideração que você pode ver se hoje está enquadrada nesse perfil. Tire um momento para refletir, isto será de grande utilidade para sua vida profissional.
O professor precisa estar aberto ao diálogo. Professores que se recusam a dialogar com seus alunos tendem a perder credibilidade, os alunos ficam desconfiados, não se abrem e então nunca farão perguntas quando tiverem dúvidas;
Ele precisa também conhecer a realidade de seus alunos. Em que contexto social, em que cultura, em sua linguagem, enfim, precisa olhar individualmente;
Na maioria das vezes, com as novas tecnologias, os alunos sabem mais que o professor. Por isso, além da descrição acima, é necessário procurar se atualizar, estruturar bem as suas aulas, ter domínio do assunto, dos conteúdos que ensina e saber interpretar não somente repetir a matéria, são pontos fundamentais para o perfil do professor que terá uma grande influência em sua jornada de ensino.