Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que é a energia nuclear?

O que é a energia nuclear?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
O que é a energia nuclear?

A energia nuclear provém da divisão de átomos de materiais radioativos, tais como o urânio, o plutónio e o tório. Outra forma de gerar este tipo de energia é a partir da fusão nuclear do hidrogénio.

A energia nuclear corresponde à energia que é libertada pelo núcleo dos átomos quando esses átomos são levados para condições instáveis, por meio de processos artificiais. A partir da fissão nuclear é possível gerar vários tipos de energia: mecânica, térmica e radiação.

Sendo uma fonte térmica de energia primária – a energia nuclear foi amplamente estudada para ser aplicada na propulsão de navios militares e comerciais, aquecimento, produção de vapor industrial e dessalinização da água marítima. Apesar de toda a controvérsia que envolve o nuclear, este tipo de energia já satisfaz cerca de 18% das necessidades mundiais de eletricidade.

A Segunda Guerra Mundial veio acelerar o processo de estudo e investigação sobre a energia nuclear e foi neste contexto que se revelou ao mundo o seu enorme potencial para causar danos. Pese embora as diferentes opiniões sobre esta fonte de energia, o que é facto é que o nuclear apresenta benefícios devido às suas aplicações na indústria, agropecuária, medicina ou ambiente.

As grandes preocupações e desvantagens relativamente ao nuclear residem no perigo de acidentes ambientais e na eliminação do lixo atómico. De momento não existe nenhuma forma de reciclar esse lixo atómico (resíduos que ficam nos reatores onde ocorre a fissão nuclear). Estes resíduos atómicos apresentam níveis bastante elevados de radiação, sendo por isso armazenados em contentores metálicos devidamente protegidos por caixas de betão, e lançados ao mar.

Os acidentes nucleares podem acontecer, tendo mesmo já acontecido no passado, quando existe libertação de material radioativo do reator para o ambiente. Essa libertação de material radioativo leva à contaminação de todo o meio ambiente envolvente e pode ter repercussões a várias centenas de quilómetros do local da libertação.

Como consequência pode originar cancros e outras doenças graves e levar à morte de pessoas, animais e plantas. Além disso provoca a contaminação dos solos e dos lençóis de água.


Carlos Vieira

Título: O que é a energia nuclear?

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: Sakucae

Comentários - O que é a energia nuclear?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Sakucae

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios