Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A sociedade está doente, mas podemos ajuda-la

A sociedade está doente, mas podemos ajuda-la

Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 3
A sociedade está doente, mas podemos ajuda-la

O desemprego nos centros urbanos tem sido um constante problema para a sociedade e traz graves consequências; tais como o surgimento de favelas, um crescente número de menores desamparados, fome, subnutrição, doenças, além da vadiagem, dos roubos e dos crimes.

O aumento do número de favelas nas grandes cidades deve-se ao fato da falta de emprego para as famílias que habitam estes lugares. Estas, sem dinheiro para ir a outro lugar, e sem ter como se sustentar e ter uma casa decente, acabam construindo habitações precárias em morros e lugares onde obviamente, não se concentra a população empregada. Um exemplo disso é o Rio de Janeiro, onde o número de pessoas sem emprego cresce cada vez mais, vivendo em situações ruins, não tendo como mudar isso.

Além do aumento do número de pessoas vivendo em casas precárias, há também o crescente número de menores desamparados, que, sem ter como arranjar um emprego para suprir suas necessidades, acabam vivendo nas ruas, passando fome sem ter de onde tirar dinheiro até mesmo para se vestir.

A subnutrição, a falta de higiene adequada e falta de informação acabam as fazendo contrair diversas doenças. Estes, desempregados, não conseguem pagar os estudos, nem têm de onde tirar dinheiro para suprir tais necessidades.

Para tentar terminar com tais problemas, e cansados de viver sem emprego, sempre à margem da sociedade, e não tendo como garantir o próprio sustento de forma honesta, acabam aderindo a tão mal falada vadiagem, aos roubos aos crimes, justamente por falta de opção e de oportunidades melhores. Este problema aumenta o índice de mortes e prisões, gerando cidades onde as pessoas têm medo até mesmo de sair nas ruas; e onde a própria polícia, que deveria defender e proteger a população, se vende afim de não sofrer retaliações por meio dos marginais.

Alguns programas do governo como o Bolsa família, ajudam a minimizar um pouco a situação, mas não é uma solução definitiva. Empresas e mais empresas tem se conscientizado e colocado em prática várias formas de ajudar tais seres humanos; mas acredito que cada um de nós pode fazer a sua parte, se você não tem dinheiro, com certeza tem conhecimento em alguma área que poderia vir ajudar estas pessoas a terem alguma perspectiva de vida. Pense, conscientize-se e venha para esta causa, por um mundo melhor e um futuro diferente.


Clarissa Reinoco Machado

Título: A sociedade está doente, mas podemos ajuda-la

Autor: Clarissa Reinoco Machado (todos os textos)

Visitas: 2

13 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Claudia Reinoço Machadoclaudia

    24-01-2016 às 11:01:31

    concordo com vc,a pergunta é -Oque estamos fazendo em relação a tudo isso?

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana Santos

    11-01-2016 às 15:37:05

    Excelente abordagem da sociedade que a cada dia está doente. Acredito muito que é possível transformá-la! A consciência de cada um é um dos passos!

    ¬ Responder
  • Clarissa Reinoco MachadoClarissa Reinoco Machado

    12-01-2016 às 17:38:29

    Isso mesmo Adriana, as vezes a indiferença é tanta que nem parece que fazemos parte de um todo.

    ¬ Responder

Comentários - A sociedade está doente, mas podemos ajuda-la

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios