Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Roseiras em ordem

Roseiras em ordem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 8
Comentários: 3
Roseiras em ordem

As rosas correspondem às flores preferidas de muitas pessoas, até porque têm uma conotação associada ao amor e aos amores, sendo que as suas diferentes cores equivalem a mensagens e sentimentos distintos. Porém, para se manterem saudáveis e viçosas necessitam de alguns cuidados.

À semelhança da maioria das flores, as rosas precisam de muito sol (no mínimo seis horas por dia), boa terra (capaz de reter a humidade e enriquecida com composto orgânico), regas em dias secos (para as manter hidratadas) e fertilizantes específicos a cada dois meses.

Antes de plantar as rosas, estas devem ser colocadas em água morna durante cerca de uma hora. De qualquer forma, as raízes têm de ser mantidas húmidas antes do plantio. O buraco que se faz para as enterrar terá de ter fundura suficiente para albergar toda a extensão das raízes, sendo que o nódulo (uma zona mais grossa do caule localizada entre a raiz e os bastões) deve ser colocado, pelo menos, duas polegadas abaixo da linha do solo. Resta preencher o buraco com terra humedecida e enriquecida.

De salientar que as roseiras não gostam muito de água. Fazer uma cobertura com relva cortada, por exemplo, à volta delas ajuda a manter a terra solta, húmida e livre de ervas. É fundamental aplicar fungicida assim que aparecerem as primeiras folhas, dado que é nesse período que as doenças atacam em força.

As pragas e moléstias costumam aparecer mais em grandes plantações, mas os jardins não estão imunes a infestações. Os inseticidas e fungicidas controlam-nas, mantendo a saúde das roseiras. Ambos devem ser utilizados de forma preventiva: os primeiros mensalmente e os segundos com uma periodicidade semanal; prevenir é sempre mais fácil do que remediar. De facto, os fungos e os insetos são os dois inimigos mais certos das roseiras. As inspeções periódicas permitem identificar qualquer problema logo que ele apareça e combatê-lo de imediato.

Por outro lado, uma nutrição adequada é um fator essencial para o bom desenvolvimento das roseiras. Um fertilizante orgânico fornece quantidade suficiente de macro e micronutrientes, o que favorece a resistência aos ataques dos antagonistas. Em acréscimo, há que preservar espécies “protetoras” das roseiras, como sejam as joaninhas (predadoras dos pulgões), os pássaros (que dizimam as lagartas) e a hortelã (que espanta as formigas), entre outras.

Os métodos naturais são os preferíveis para cultivar as rosas. Recorrendo a eles, defende-se o equilíbrio natural e evitam-se problemas decorrentes do manuseio de químicos.


Maria Bijóias

Título: Roseiras em ordem

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

767 

Imagem por: elbfoto

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    13-10-2014 às 03:56:34

    Percebi que existem cuidados diferenciados acerca das flores. Por isso, é fundamental saber informação da que se deseja cultivar! As roseiras são lindas e possuem um cuidado muito especial!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:46:42

    Que detalhe importante das roseiras não gostarem de água. A Rua Direita adorou seu texto, muito esclarecedor, agora já sei.

    ¬ Responder
  • Tiago PinheiroElaine Guimarães de Souza

    05-10-2011 às 14:20:55

    Bom dia!
    Gostaria que me informassem qual o nome e a variedade desta roseira que aparece a foto em "Roseiras em Ordem" e onde conseguir mudas?
    Aguardo sua resposta!
    Grata,
    Elaine

    ¬ Responder

Comentários - Roseiras em ordem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: elbfoto

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios