Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Vantagens do aleitamento materno

Vantagens do aleitamento materno

Categoria: Saúde
Vantagens do aleitamento materno

O que o bebé ingere durante o primeiro ano de vida terá repercussões no seu crescimento e na saúde futura. O leite adaptado (artificial) é muito diferente do leite materno e a sua utilização comporta riscos para o bebé. Inúmeros estudos têm sido levados a cabo nos últimos anos, no sentido da promoção do aleitamento materno, e têm evidenciado alguns dos perigos do aleitamento artificial e as suas manifestações na criança ou já na idade adulta.

Apesar de dar de mamar ser um acto natural, facilitado pelo facto de o bebé já nascer com os reflexos intrínsecos à amamentação, é vulgar, de princípio, a mãe, sobretudo se for “marinheira de primeira viagem”, sentir algumas dificuldades, pois ela tem de aprender a segurar na mama e posicionar o bebé, da mesma maneira que a própria criança terá de aprender a pegar na mama e realizar uma sucção eficaz.

É aconselhável começar a dar de mamar imediatamente após o nascimento, uma vez que isso irá estimular a produção de oxitocina, permitindo que o bebé assimile desde logo a “arte” de mamar, beneficiando, deste modo, das propriedades do colostro.

O aleitamento materno apresenta vantagens para o bebé, mas também para a mãe. No que se refere à criança, reduz a propensão para alergias ao leite de vaca (que está na origem do leite artificial); aumenta as defesas e fortalece o sistema imunitário, devido à recepção de quantidades mensuráveis de anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos, que compõem o leite materno (torna-se menos susceptível a infecções - respiratórias, gastrointestinais, urinárias, etcétera – e com menor grau de gravidade); diminui o risco de linfomas, leucemias, diabetes do tipo I e asma; mitiga a propensão para a obesidade infantil; melhora o desenvolvimento mental e emocional, assim como a formação da boca e dentição, contribuindo para o não aparecimento da cárie dentária.

No que concerne à mãe, o seu leite é muito prático, pois não é preciso preocupar-se em esterilizar e preparar biberões; acelera a recuperação física do pós-parto, tornando a perda de peso mais rápida e efectiva, já que amamentar queima calorias; reduz o risco de ocorrência de várias doenças, como osteoporose, diabetes, cancro da mama e do ovário; confere maior segurança e serenidade, propiciando incremento da auto-estima e da satisfação emocional; promove o vínculo afectivo entre mãe e filho (é importante que a mãe fale com o bebé, sorria e olhe para ele, se ele estiver de olhos abertos, para ele associar o momento ao rosto da mãe); atenua a possibilidade de anemia, pois a mulher que amamenta demora mais tempo a ter menstruações, pelo que as suas defesas de ferro não diminuem; é assaz económico, com custo zero (o que em tempos de crise e óptimo!). Em suma, ficam todos a ganhar…



Maria Bijóias

Título: Vantagens do aleitamento materno

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

803 

Comentários - Vantagens do aleitamento materno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios