Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Aprenda a cultivar rosas e camélias

Aprenda a cultivar rosas e camélias

Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 142
Comentários: 16

Consideradas por muitos apreciadores de flores as mais belas que existem, as rosas e as camélias partilham algumas características comuns. Assim, saiba que ambas preferem climas amenos e que se adaptam bem a temperaturas um pouco mais baixas, pelo que a sua plantação deverá ter lugar no Outono ou no Inverno em local abrigado, para que a intensidade das chuvas não prejudique as plantas.

Mas, apesar de parecidas nestes aspectos, rosas e camélias diferem em muitos outros, possuindo peculiaridades que deverão ser conhecidas e respeitadas, sob pena de se cometerem erros muitas vezes fatais para a planta.

Assim, a rosa prefere locais um pouco mais ensolarados e bem arejados, de maneira a evitar-se a formação de fungos que poderiam comprometer a sobrevivência da planta. Uma terra argilosa, rica em húmus, com ph neutro (6,5 a 7) e bem drenada é o solo preferido das roseiras que florescerão com toda a sua força, reunidas as condições. Cerca de uma semana antes de proceder à plantação da roseira, revolva bem a terra (recomenda-se que seja revolvida até 40 cm de profundidade) e misture-lhe estrume ou composto orgânico, para que a terra fique bem fertilizada. Os pés devem ser plantados a distâncias que oscilam entre os 20cm e os 2m, dependendo do tipo de roseira (arbustiva, trepadeira, cerca-viva, sempre-floridas, miniaturas ou rasteiras). Em termos de regas, as roseiras requerem água abundante e diária até ao desabrochar da flor, altura em que se deve limitar as regas a duas por semana (no Verão) ou a uma por semana (no Inverno).

A camélia, por sua vez, é originária do Japão e, como tal, prefere climas mais amenos e temperaturas mais baixas, pelo que o seu cultivo deverá ser levado a cabo preferencialmente nas estações mais frescas. Esta flor exige um solo permanentemente húmido e bem fertilizado, caso contrário pode chegar-se ao extremo de a época da floração surgir e as flores permanecerem invisíveis, porque não tiveram acesso aos nutrientes necessários para desabrocharem. Pode, se quiser, plantá-las em vaso e o resultado será igualmente apaixonante, se puser em prática os conselhos avançados anteriormente. Evite excessos de água que poderão desencadear o aparecimento de fungos nocivos ao bem-estar da planta. Pode, ainda, cortar alguns pés e colocá-los numa jarra, em casa. As flores da camélia são extremamente duradouras e contribuirão, sem dúvida, para o embelezamento harmonioso da sua casa, que se assemelhará a um autêntico Jardim do Éden.

Isabel Rodrigues

Título: Aprenda a cultivar rosas e camélias

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 142

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Lili

    31-10-2017 às 21:24:16

    Tenho uma camelia q não me fode... o que eu faço ???

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    10-10-2014 às 20:38:13

    Ótimo esclarecimento sobre a diferença de rosa e camélia. Ainda mais quando se quer cultivar, a gente deve seguir as regras de plantio, pois caso contrário, poderão morrer!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:28:53

    As rosas e as camélias deixam qualquer ambiente bonito e harmonioso. Muito obrigada pelo texto.

    ¬ Responder
  • Lopes

    26-03-2014 às 22:57:47

    Tenho algumas orquideas e duas cameleiras numa varanda gostava de saber como cuidar delas para não morrerem

    ¬ Responder
  • mariaceciliavicente

    03-11-2013 às 20:47:49

    minha camelia ja deu flor, depois não deu mais que adubo devo por poi ja coloquei e nada de flhor ébranca

    ¬ Responder
  • cinara

    06-10-2013 às 13:35:11

    tenho uma camelia mas os botões não abrem, o que devo fazer?

    ¬ Responder
  • Irene

    29-07-2013 às 14:02:24

    Gostaria de saber também porque os botões das camélias não abrem?

    ¬ Responder
  • Andréa

    13-05-2013 às 10:55:18

    Olá Isabel, bom dia !!!
    Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão cheias de botôes sendo que naõ abrem. Moro em Petrópolis e acredito que o clima daqui seje bom para este tipo de planta.
    Obrigada

    ¬ Responder
  • andreia cristina

    29-04-2013 às 08:56:51

    olá bom dia Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão com botão e naõ abre acho que o clima onde moro é bom pois sou do sul de minas . aguardo resposta obrigada

    ¬ Responder
  • Rose CazulaRose Cazula

    11-09-2011 às 21:56:11

    minha tia fez um jardim muito bonito e plantou camelia ela da botao mas eles secam nem abre as flores oque se pode fazer

    ¬ Responder
  • elianeeliane

    31-03-2011 às 17:28:12

    @LAICE SEIXAS FERREIRA
    descobriu por que as flores da camélia não abrem? estou com o mesmo problema...

    ¬ Responder
  • ivaniraivanira

    12-07-2010 às 15:18:45

    @andreia
    gostaria de saber quando podar as camelias, k adubo usar?

    ¬ Responder
  • OdairOdair

    30-05-2010 às 02:07:01

    Eu fiz algumas estacas de camélias usando estacas dos galhos laterial do alto da planta e usei uma solução comprada em casa de plantas que informava que as mesmas deveriam ficar 12 horas nessa solução e depois plantadas.
    Repeti esses procedimentos muitas emuitas vezes e meu pé de camélia ficou só espetos e NUNCA...repito...nunca uma só muda vingou
    Onde posse ter errado tantas vezes assim
    Grande abraço
    Odair.

    ¬ Responder
  • LAICE SEIXAS FERREIRALAICE SEIXAS FERREIRA

    27-05-2010 às 02:32:28

    Minha pergunta é a mesma da Andreia, surgem muitos botões de camélia, mas não abrem. Você tem a resposta?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLainha

    03-03-2010 às 16:16:36

    @andreia
    Adoro e sou louca por camélias!
    Costumo plantar muitas vezes e utilizo adubo animal curtido de gado ou aves, cerca de 1 litro por muda de tamanho padrão, misturado com composto orgânico.

    ¬ Responder
  • Antonio Marcos da Silva Aquinoandreia

    03-03-2010 às 15:49:32

    Olá Isabel ! Muito esclarecedoras suas dicas. Gostaria de saber qual adubo coloco numa camélia branca que está cheia de botões e eles não abrem...
    Aguardo sua resposta.

    ¬ Responder

Comentários - Aprenda a cultivar rosas e camélias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios