Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Aprenda a cultivar rosas e camélias

Aprenda a cultivar rosas e camélias

Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 142
Comentários: 16

Consideradas por muitos apreciadores de flores as mais belas que existem, as rosas e as camélias partilham algumas características comuns. Assim, saiba que ambas preferem climas amenos e que se adaptam bem a temperaturas um pouco mais baixas, pelo que a sua plantação deverá ter lugar no Outono ou no Inverno em local abrigado, para que a intensidade das chuvas não prejudique as plantas.

Mas, apesar de parecidas nestes aspectos, rosas e camélias diferem em muitos outros, possuindo peculiaridades que deverão ser conhecidas e respeitadas, sob pena de se cometerem erros muitas vezes fatais para a planta.

Assim, a rosa prefere locais um pouco mais ensolarados e bem arejados, de maneira a evitar-se a formação de fungos que poderiam comprometer a sobrevivência da planta. Uma terra argilosa, rica em húmus, com ph neutro (6,5 a 7) e bem drenada é o solo preferido das roseiras que florescerão com toda a sua força, reunidas as condições. Cerca de uma semana antes de proceder à plantação da roseira, revolva bem a terra (recomenda-se que seja revolvida até 40 cm de profundidade) e misture-lhe estrume ou composto orgânico, para que a terra fique bem fertilizada. Os pés devem ser plantados a distâncias que oscilam entre os 20cm e os 2m, dependendo do tipo de roseira (arbustiva, trepadeira, cerca-viva, sempre-floridas, miniaturas ou rasteiras). Em termos de regas, as roseiras requerem água abundante e diária até ao desabrochar da flor, altura em que se deve limitar as regas a duas por semana (no Verão) ou a uma por semana (no Inverno).

A camélia, por sua vez, é originária do Japão e, como tal, prefere climas mais amenos e temperaturas mais baixas, pelo que o seu cultivo deverá ser levado a cabo preferencialmente nas estações mais frescas. Esta flor exige um solo permanentemente húmido e bem fertilizado, caso contrário pode chegar-se ao extremo de a época da floração surgir e as flores permanecerem invisíveis, porque não tiveram acesso aos nutrientes necessários para desabrocharem. Pode, se quiser, plantá-las em vaso e o resultado será igualmente apaixonante, se puser em prática os conselhos avançados anteriormente. Evite excessos de água que poderão desencadear o aparecimento de fungos nocivos ao bem-estar da planta. Pode, ainda, cortar alguns pés e colocá-los numa jarra, em casa. As flores da camélia são extremamente duradouras e contribuirão, sem dúvida, para o embelezamento harmonioso da sua casa, que se assemelhará a um autêntico Jardim do Éden.

Isabel Rodrigues

Título: Aprenda a cultivar rosas e camélias

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 142

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Lili

    31-10-2017 às 21:24:16

    Tenho uma camelia q não me fode... o que eu faço ???

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    10-10-2014 às 20:38:13

    Ótimo esclarecimento sobre a diferença de rosa e camélia. Ainda mais quando se quer cultivar, a gente deve seguir as regras de plantio, pois caso contrário, poderão morrer!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:28:53

    As rosas e as camélias deixam qualquer ambiente bonito e harmonioso. Muito obrigada pelo texto.

    ¬ Responder
  • Lopes

    26-03-2014 às 22:57:47

    Tenho algumas orquideas e duas cameleiras numa varanda gostava de saber como cuidar delas para não morrerem

    ¬ Responder
  • mariaceciliavicente

    03-11-2013 às 20:47:49

    minha camelia ja deu flor, depois não deu mais que adubo devo por poi ja coloquei e nada de flhor ébranca

    ¬ Responder
  • cinara

    06-10-2013 às 13:35:11

    tenho uma camelia mas os botões não abrem, o que devo fazer?

    ¬ Responder
  • Irene

    29-07-2013 às 14:02:24

    Gostaria de saber também porque os botões das camélias não abrem?

    ¬ Responder
  • Andréa

    13-05-2013 às 10:55:18

    Olá Isabel, bom dia !!!
    Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão cheias de botôes sendo que naõ abrem. Moro em Petrópolis e acredito que o clima daqui seje bom para este tipo de planta.
    Obrigada

    ¬ Responder
  • andreia cristina

    29-04-2013 às 08:56:51

    olá bom dia Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão com botão e naõ abre acho que o clima onde moro é bom pois sou do sul de minas . aguardo resposta obrigada

    ¬ Responder
  • Rose CazulaRose Cazula

    11-09-2011 às 21:56:11

    minha tia fez um jardim muito bonito e plantou camelia ela da botao mas eles secam nem abre as flores oque se pode fazer

    ¬ Responder
  • elianeeliane

    31-03-2011 às 17:28:12

    @LAICE SEIXAS FERREIRA
    descobriu por que as flores da camélia não abrem? estou com o mesmo problema...

    ¬ Responder
  • ivaniraivanira

    12-07-2010 às 15:18:45

    @andreia
    gostaria de saber quando podar as camelias, k adubo usar?

    ¬ Responder
  • OdairOdair

    30-05-2010 às 02:07:01

    Eu fiz algumas estacas de camélias usando estacas dos galhos laterial do alto da planta e usei uma solução comprada em casa de plantas que informava que as mesmas deveriam ficar 12 horas nessa solução e depois plantadas.
    Repeti esses procedimentos muitas emuitas vezes e meu pé de camélia ficou só espetos e NUNCA...repito...nunca uma só muda vingou
    Onde posse ter errado tantas vezes assim
    Grande abraço
    Odair.

    ¬ Responder
  • LAICE SEIXAS FERREIRALAICE SEIXAS FERREIRA

    27-05-2010 às 02:32:28

    Minha pergunta é a mesma da Andreia, surgem muitos botões de camélia, mas não abrem. Você tem a resposta?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLainha

    03-03-2010 às 16:16:36

    @andreia
    Adoro e sou louca por camélias!
    Costumo plantar muitas vezes e utilizo adubo animal curtido de gado ou aves, cerca de 1 litro por muda de tamanho padrão, misturado com composto orgânico.

    ¬ Responder
  • Antonio Marcos da Silva Aquinoandreia

    03-03-2010 às 15:49:32

    Olá Isabel ! Muito esclarecedoras suas dicas. Gostaria de saber qual adubo coloco numa camélia branca que está cheia de botões e eles não abrem...
    Aguardo sua resposta.

    ¬ Responder

Comentários - Aprenda a cultivar rosas e camélias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios