Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Aprenda a cultivar rosas e camélias

Aprenda a cultivar rosas e camélias

Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 142
Comentários: 16

Consideradas por muitos apreciadores de flores as mais belas que existem, as rosas e as camélias partilham algumas características comuns. Assim, saiba que ambas preferem climas amenos e que se adaptam bem a temperaturas um pouco mais baixas, pelo que a sua plantação deverá ter lugar no Outono ou no Inverno em local abrigado, para que a intensidade das chuvas não prejudique as plantas.

Mas, apesar de parecidas nestes aspectos, rosas e camélias diferem em muitos outros, possuindo peculiaridades que deverão ser conhecidas e respeitadas, sob pena de se cometerem erros muitas vezes fatais para a planta.

Assim, a rosa prefere locais um pouco mais ensolarados e bem arejados, de maneira a evitar-se a formação de fungos que poderiam comprometer a sobrevivência da planta. Uma terra argilosa, rica em húmus, com ph neutro (6,5 a 7) e bem drenada é o solo preferido das roseiras que florescerão com toda a sua força, reunidas as condições. Cerca de uma semana antes de proceder à plantação da roseira, revolva bem a terra (recomenda-se que seja revolvida até 40 cm de profundidade) e misture-lhe estrume ou composto orgânico, para que a terra fique bem fertilizada. Os pés devem ser plantados a distâncias que oscilam entre os 20cm e os 2m, dependendo do tipo de roseira (arbustiva, trepadeira, cerca-viva, sempre-floridas, miniaturas ou rasteiras). Em termos de regas, as roseiras requerem água abundante e diária até ao desabrochar da flor, altura em que se deve limitar as regas a duas por semana (no Verão) ou a uma por semana (no Inverno).

A camélia, por sua vez, é originária do Japão e, como tal, prefere climas mais amenos e temperaturas mais baixas, pelo que o seu cultivo deverá ser levado a cabo preferencialmente nas estações mais frescas. Esta flor exige um solo permanentemente húmido e bem fertilizado, caso contrário pode chegar-se ao extremo de a época da floração surgir e as flores permanecerem invisíveis, porque não tiveram acesso aos nutrientes necessários para desabrocharem. Pode, se quiser, plantá-las em vaso e o resultado será igualmente apaixonante, se puser em prática os conselhos avançados anteriormente. Evite excessos de água que poderão desencadear o aparecimento de fungos nocivos ao bem-estar da planta. Pode, ainda, cortar alguns pés e colocá-los numa jarra, em casa. As flores da camélia são extremamente duradouras e contribuirão, sem dúvida, para o embelezamento harmonioso da sua casa, que se assemelhará a um autêntico Jardim do Éden.

Isabel Rodrigues

Título: Aprenda a cultivar rosas e camélias

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 142

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Lili

    31-10-2017 às 21:24:16

    Tenho uma camelia q não me fode... o que eu faço ???

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    10-10-2014 às 20:38:13

    Ótimo esclarecimento sobre a diferença de rosa e camélia. Ainda mais quando se quer cultivar, a gente deve seguir as regras de plantio, pois caso contrário, poderão morrer!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:28:53

    As rosas e as camélias deixam qualquer ambiente bonito e harmonioso. Muito obrigada pelo texto.

    ¬ Responder
  • Lopes

    26-03-2014 às 22:57:47

    Tenho algumas orquideas e duas cameleiras numa varanda gostava de saber como cuidar delas para não morrerem

    ¬ Responder
  • mariaceciliavicente

    03-11-2013 às 20:47:49

    minha camelia ja deu flor, depois não deu mais que adubo devo por poi ja coloquei e nada de flhor ébranca

    ¬ Responder
  • cinara

    06-10-2013 às 13:35:11

    tenho uma camelia mas os botões não abrem, o que devo fazer?

    ¬ Responder
  • Irene

    29-07-2013 às 14:02:24

    Gostaria de saber também porque os botões das camélias não abrem?

    ¬ Responder
  • Andréa

    13-05-2013 às 10:55:18

    Olá Isabel, bom dia !!!
    Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão cheias de botôes sendo que naõ abrem. Moro em Petrópolis e acredito que o clima daqui seje bom para este tipo de planta.
    Obrigada

    ¬ Responder
  • andreia cristina

    29-04-2013 às 08:56:51

    olá bom dia Isabel gostaria de saber qual adubo usar nas camélias pois estão com botão e naõ abre acho que o clima onde moro é bom pois sou do sul de minas . aguardo resposta obrigada

    ¬ Responder
  • Rose CazulaRose Cazula

    11-09-2011 às 21:56:11

    minha tia fez um jardim muito bonito e plantou camelia ela da botao mas eles secam nem abre as flores oque se pode fazer

    ¬ Responder
  • elianeeliane

    31-03-2011 às 17:28:12

    @LAICE SEIXAS FERREIRA
    descobriu por que as flores da camélia não abrem? estou com o mesmo problema...

    ¬ Responder
  • ivaniraivanira

    12-07-2010 às 15:18:45

    @andreia
    gostaria de saber quando podar as camelias, k adubo usar?

    ¬ Responder
  • OdairOdair

    30-05-2010 às 02:07:01

    Eu fiz algumas estacas de camélias usando estacas dos galhos laterial do alto da planta e usei uma solução comprada em casa de plantas que informava que as mesmas deveriam ficar 12 horas nessa solução e depois plantadas.
    Repeti esses procedimentos muitas emuitas vezes e meu pé de camélia ficou só espetos e NUNCA...repito...nunca uma só muda vingou
    Onde posse ter errado tantas vezes assim
    Grande abraço
    Odair.

    ¬ Responder
  • LAICE SEIXAS FERREIRALAICE SEIXAS FERREIRA

    27-05-2010 às 02:32:28

    Minha pergunta é a mesma da Andreia, surgem muitos botões de camélia, mas não abrem. Você tem a resposta?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLainha

    03-03-2010 às 16:16:36

    @andreia
    Adoro e sou louca por camélias!
    Costumo plantar muitas vezes e utilizo adubo animal curtido de gado ou aves, cerca de 1 litro por muda de tamanho padrão, misturado com composto orgânico.

    ¬ Responder
  • Antonio Marcos da Silva Aquinoandreia

    03-03-2010 às 15:49:32

    Olá Isabel ! Muito esclarecedoras suas dicas. Gostaria de saber qual adubo coloco numa camélia branca que está cheia de botões e eles não abrem...
    Aguardo sua resposta.

    ¬ Responder

Comentários - Aprenda a cultivar rosas e camélias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios